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EM NOME DA SEGURANÇA NACIONAL
Categorias
Curta-metragem / Sonoro / Não ficção

Material original
16mm, COReBP, 48min, 535m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1984
País: BR
Cidade: São Paulo
Estado: SP


Sinopse
"(...) o Tribunal Tiradentes, ocorrido em São Paulo, sob a presidência de Teotônio Villela, em que se discutiram as origens, a legislação e a filosofia da segurança nacional, o arbítrio que ela impunha à sociedade, suas implicações etc. etc., com imagens de repressão, desfiles militares e depoimentos de pessoas que sofreram seus rigores." (IS/RI)
Gênero
Documentário
Termos descritores
Revolução de 64; História; Constituição; Comunismo
Descritores secundários
Lei de Segurança Nacional
Prêmios
Melhor filme no Festival de Oberhausen, 30, 1984 DE.
Produção
Companhia(s) produtora(s): Tapiri Cinematográfica
Produção: Ganymedes, Beth
Direção de produção: Villas Bôas, Suzana
Assistência de produção: Sipahi, Camila; Moreira, Lúcia; Sakata, Renato

Produção - Dados adicionais
Financimento/patrocínio: Prefeitura Municipal de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura

Argumento/roteiro
Roteiro: Tapajós, Renato; Gervitz, Roberto


Direção
Direção: Tapajós, Renato

Fotografia
Direção de fotografia: Herera, César; Cooper, Adrian; Eliezer, José Roberto
Assistência de fotografia: Sanches, Fernando; Coelho, Kátia; Santos Filho, Roberto
Câmera: Gervitz, Roberto; Cooper, Adrian; Eliezer, José Roberto
Efeitos especiais de fotografia: Costa, Boby

Dados adicionais de fotografia
Eletricista: Duprat, Anselmo; Perez, Daniel; Oliveira, Sidney

Som
Técnico de som: Santos, Carlos dos
Som direto: Gervitz, Roberto
Mixagem: Santos, Carlos dos
Som adicional: Rogério, Walter

Dados adicionais de som
Transcrição óptica: Galão, João

Montagem
Montagem: Gervitz, Roberto
Assistente de montagem: Ganymedes, Beth

Dados adicionais de montagem
Montador de negativo:
Sincronização: Ganymedes, Beth

Direção de arte
Letreiros: Castro, Marcia de; Pini, Mari
Consultoria de cor: Monteiro, Benedito da Costa

Música
Trilha musical: Gervitz, Roberto

Dados adicionais de música
Título da música: Paris Belfort;
Música de: Farigoul, Antônio;

Título da música: Oceanus;

Título da música: Visitation;

Título da música: Drifiting Petals;

Título da música: Sand;
Música de: Towner, Ralph;

Título da música: Selva Amazônica;

Título da música: Baião malandro;

Título da música: Assum;
Música de: Gismonti, Egberto;

Título da música: Saucerful of secrets, A;

Título da música: Grand vizier's garden party, The;
Música de: Pink Floyd;
Intérprete(s): Pink Floyd

Título da música: Carmina Burana - Fortuna Imperatrix Mundi
Música de: Off, Carl

Identidades/elenco:
Hercules, Adherbal
Alvarez, Amauri
Freire, Alípio
Cambraia, Carlos
Seidl, Carlos
Vecchio, Denise Del
Gonçalves, Ênio
Carvalho, Eudes
Lisboa, Henrique
Calasso, Júlio
Kaloy, Marcos
Sodré, Maria do Carmo
Magini, Milton
Maria, Nágela
Sanches, Pacco
Rizzitano, Paulo
Moulin, Pedro
Lopes, Regina
Sapão, Roberto
Poppovic, Sílvia
Zé Jornaleiro
[Cachoeira; Dersu e Odara, Jorge] [dublado(a) por Grupo Tetra]
Villela, Teotônio
Narração:
Barros, Adilson
Fagundes, Antonio

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
MSP/8
IS/RI
Fontes consultadas:
Jornada/13
ECA-FFLCH-USP/Revista da semana de curtas
Observações:
Os letreiros finais acrescentam: "No Brasil de 1983 é decretada nova Lei de Segurança Nacional que modifica apenas superficialmente a antiga lei, mas sem alterar em nada a Doutrina da Segurança Nacional."
O filme foi realizado para a <Comissão de Justiça e Paz>.
Foram utilizados trechos do programa <Síntese dos acontecimentos de 1964> - <Rádio Jornal do Brasil>. Assim como cenas dos filmes: <JÂNIO A 24 QUADROS> de <Pereira, Luiz Alberto>; <LINHA DE MONTAGEM> e <UNIVERSIDADE EM CRISE> de <Tapajós, Renato>; <ANOS PASSARAM, OS> de <Overbeck, Peter>.
Segundo a fonte IS/RI o filme foi censurado integralmente por ser considerado um "(...) libelo contra os atos do governo, classificados como arbitrários e injustos." (p.241) Mas no ano seguinte, com a abertura política, o filme foi liberado para quatorze anos apenas e com corte na parte final, em que aparecem tomadas de tortura entremeadas com desfiles militares.
Produção de Beth Ganymedes no <Tribunal Aurea Gil> com fotografia e câmera de José Roberto Eliezer e Adrian Cooper. A equipe de produção do "Tribunal Tiradentes" foi: direção, roteiro e cenografia de <Lopes, Joana>; iluminação de <Hillel, Iacov>; som de <Calabi, Flávia> e contra-regra <Fernandes, Cleuza Rodriguez>.




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