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EM NOME DA SEGURANÇA NACIONAL Categorias Curta-metragem / Sonoro / Não ficção
Material original 16mm, COReBP, 48min, 535m, 24q
Data e local de produção Ano: 1984 País: BR Cidade: São Paulo Estado: SP
Sinopse"(...) o Tribunal Tiradentes, ocorrido em São Paulo, sob a presidência de Teotônio Villela, em que se discutiram as origens, a legislação e a filosofia da segurança nacional, o arbítrio que ela impunha à sociedade, suas implicações etc. etc., com imagens de repressão, desfiles militares e depoimentos de pessoas que sofreram seus rigores." (IS/RI)
GêneroDocumentário
Termos descritoresRevolução de 64; História; Constituição; Comunismo Descritores secundáriosLei de Segurança Nacional PrêmiosMelhor filme no Festival de Oberhausen, 30, 1984 DE.
Produção Companhia(s) produtora(s): Tapiri Cinematográfica Produção: Ganymedes, Beth Direção de produção: Villas Bôas, Suzana Assistência de produção: Sipahi, Camila; Moreira, Lúcia; Sakata, Renato
Produção - Dados adicionais Financimento/patrocínio: Prefeitura Municipal de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura
Argumento/roteiro Roteiro: Tapajós, Renato; Gervitz, Roberto
Direção Direção: Tapajós, Renato
Fotografia Direção de fotografia: Herera, César; Cooper, Adrian; Eliezer, José Roberto Assistência de fotografia: Sanches, Fernando; Coelho, Kátia; Santos Filho, Roberto Câmera: Gervitz, Roberto; Cooper, Adrian; Eliezer, José Roberto Efeitos especiais de fotografia: Costa, Boby
Dados adicionais de fotografia Eletricista: Duprat, Anselmo; Perez, Daniel; Oliveira, Sidney
Som Técnico de som: Santos, Carlos dos Som direto: Gervitz, Roberto Mixagem: Santos, Carlos dos Som adicional: Rogério, Walter
Dados adicionais de som Transcrição óptica: Galão, João
Montagem Montagem: Gervitz, Roberto Assistente de montagem: Ganymedes, Beth
Dados adicionais de montagem Montador de negativo: Sincronização: Ganymedes, Beth
Direção de arte Letreiros: Castro, Marcia de; Pini, Mari Consultoria de cor: Monteiro, Benedito da Costa
Música Trilha musical: Gervitz, Roberto
Dados adicionais de música Título da música: Paris Belfort; Música de: Farigoul, Antônio;
Título da música: Oceanus;
Título da música: Visitation;
Título da música: Drifiting Petals;
Título da música: Sand; Música de: Towner, Ralph;
Título da música: Selva Amazônica;
Título da música: Baião malandro;
Título da música: Assum; Música de: Gismonti, Egberto;
Título da música: Saucerful of secrets, A;
Título da música: Grand vizier's garden party, The; Música de: Pink Floyd; Intérprete(s): Pink Floyd
Título da música: Carmina Burana - Fortuna Imperatrix Mundi Música de: Off, Carl
Identidades/elenco: Hercules, Adherbal Alvarez, Amauri Freire, Alípio Cambraia, Carlos Seidl, Carlos Vecchio, Denise Del Gonçalves, Ênio Carvalho, Eudes Lisboa, Henrique Calasso, Júlio Kaloy, Marcos Sodré, Maria do Carmo Magini, Milton Maria, Nágela Sanches, Pacco Rizzitano, Paulo Moulin, Pedro Lopes, Regina Sapão, Roberto Poppovic, Sílvia Zé Jornaleiro [Cachoeira; Dersu e Odara, Jorge] [dublado(a) por Grupo Tetra] Villela, Teotônio Narração: Barros, Adilson Fagundes, Antonio
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros-Cat MSP/8 IS/RI Fontes consultadas: Jornada/13 ECA-FFLCH-USP/Revista da semana de curtas Observações: Os letreiros finais acrescentam: "No Brasil de 1983 é decretada nova Lei de Segurança Nacional que modifica apenas superficialmente a antiga lei, mas sem alterar em nada a Doutrina da Segurança Nacional." O filme foi realizado para a <Comissão de Justiça e Paz>. Foram utilizados trechos do programa <Síntese dos acontecimentos de 1964> - <Rádio Jornal do Brasil>. Assim como cenas dos filmes: <JÂNIO A 24 QUADROS> de <Pereira, Luiz Alberto>; <LINHA DE MONTAGEM> e <UNIVERSIDADE EM CRISE> de <Tapajós, Renato>; <ANOS PASSARAM, OS> de <Overbeck, Peter>. Segundo a fonte IS/RI o filme foi censurado integralmente por ser considerado um "(...) libelo contra os atos do governo, classificados como arbitrários e injustos." (p.241) Mas no ano seguinte, com a abertura política, o filme foi liberado para quatorze anos apenas e com corte na parte final, em que aparecem tomadas de tortura entremeadas com desfiles militares. Produção de Beth Ganymedes no <Tribunal Aurea Gil> com fotografia e câmera de José Roberto Eliezer e Adrian Cooper. A equipe de produção do "Tribunal Tiradentes" foi: direção, roteiro e cenografia de <Lopes, Joana>; iluminação de <Hillel, Iacov>; som de <Calabi, Flávia> e contra-regra <Fernandes, Cleuza Rodriguez>.
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