|
O BEIJO DA MULHER ARANHA Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, COR, 120min, 3.205m, 24q, 1:1'37
Data e local de produção Ano: 1985 País: BR Cidade: São Paulo Estado: SP
CertificadosNúmero do Processo de Entrada no Concine LM-893/86.Certificado de Produto Brasileiro 893, de 31.01.1986. Data e local de lançamento Data: 1986. 04.13; 1986. 04.10 Local: São Paulo; Rio de Janeiro
SinopseNo presídio de um país latino-americano não especificado, dois prisioneiros ensaiam uma difícil convivência. Um deles, Molina, é um homossexual condenado por corrupção de menores. O outro, Valentin, é um militante político, torturado quase que diariamente pelas autoridades que desejam obter informações sobre suas atividades subversivas - são duas personalidades diferentes entre si, cujo único ponto em comum é o de representarem, cada um a seu modo, uma ameaça ao Estado. Molina, politicamente desinformado, vive num mundo delirante, onde a realidade mistura-se aos filmes que viu e que conta a cada noite. Histórias de heróis e heroínas trágicas, em que os sentimentos predominam sobre qualquer outro valor. Valentin é o militante devotado à sua causa, que denuncia como fraqueza qualquer manifestação de sentimento que não esteja diretamente ligada aos seus ideais políticos. Noite após noite, Molina reconstitui as lembranças de dois filmes. Um filme Nazi onde a heroína Leni Lamaison, uma cantora francesa apaixonada por um general alemão, é aprisionada pela Resistência. E um outro, no qual Uma Mulher Aranha recolhe e cuida de um náufrago numa ilha deserta. Os delírios cinematográficos de um e os sofrimentos físicos do outro vão, pouco a pouco, aproximá-los. Neste processo de transferência e de identificação, vão progressivamente eliminando as diferenças, os preconceitos e o medo recíproco, para descobrirem a solidariedade, o respeito mútuo, a dignidade e a amizade. Valentin descobrirá além de suas limitadas convicções políticas o verdadeiro sentido da vida através da emoção, da capacidade de sonhar e de chorar. E Molina, pressionado continuamente pelo diretor do presídio e por um agente de polícia para que obtenha informação sobre as atividades políticas de Valentin, será capaz de renegar um passado indignamente manipulado e coloca em risco sua própria vida em nome dessa amizade.
Termos descritoresLiteratura Descritores secundáriosAdaptação para cinema PrêmiosOscar de Melhor ator para Hurt, William. Prêmio de Melhor ator para Hurt, William no Festival de Cannes, 38, 1985 - FR.. Prêmio de Melhor filme no Festival de Oslo, 1985 - NO.. Prêmio Especial do Júri no Festival de Tóquio, 1985 - JP.. Prêmio da Crítica para o Filme e Prêmio Especial do Júri para Hurt, William no Festival de Huelva, 11, 1985 - ES.. Prêmio de Melhor ator para Hurt, Willian e Júlia, Raul da Associação de Críticos de Los Angeles - US.
Produção Companhia(s) produtora(s): HB Filmes Produção: Babenco, Hector; Weisman, David Direção de produção: Monteiro, Liza; Monteiro, Liza Produção executiva: Ramalho Jr., Francisco Produtor associado: Ramalho Jr., Francisco; Holzer, Jane; Maiello, Michael; Studio Artes Visuais; Sverner, Jaime; Cena Filmes; Halbreich, Gustavo; Boscoli, Altamiro; Francini, Paulo Assistência de produção: Silber, René; Carvalho, Murilo; Schertzel, Carla; Veliz, Oscar; Souza, Marçal de
Produção - Dados adicionais Motorista: Gomes, Hélio; Santos, Manasses dos; Barbosa, Gilmar
Argumento/roteiro Roteiro: Schrader, Leonard
Estória: Baseada na novela homônima de <Puig, Manuel>
Direção Direção: Babenco, Hector Assistência de direção: Claro, Amilcar Monteiro; Tambellini, Flávio R. Continuidade: Gieco, Alberto
Fotografia Direção de fotografia: Sanchez, Rodolfo Assistência de câmera: Daviña, Felipe; Guarani, Odair Fotografia de cena: Magalhães, Ayrton
Dados adicionais de fotografia Fotografia da 2. unidade: Kodato, Lucio Operador de VT: Leone, Cláudio Chefe eletricista: Medeiros, Jamelão Eletricista: Ghirardello, Vespa; Padquim, Adalberto; Lampa, José Carlos; Manir, José; Nascimento, José Alves; Moreira Jr., Oswaldo; Gama, Mário Souza; Souza, Antônio Alves; Duarte, João Antônio; Moreira, Wilmar; Carvalho Maquinista: Padquim, Adalberto; Lampa, José Carlos; Manir, José; Nascimento, José Alves; Moreira Jr., Oswaldo; Gama, Mário Souza; Souza, Antônio Alves; Duarte, João Antônio; Moreira, Wilmar; Carvalho; Rodrigues, Lélio Auxiliar de maquinista: Esquadrão; Paraná; Nene; Bessa, Durval di; Vavá
Som Direção de som: Monteiro, Ismael Engenharia de som: Sasso, José Luiz
Dados adicionais de som Assistente de som: Baptista, Plinio; Jacovani, Márcio
Montagem Montagem: Alice, Mauro Assistente de montagem: Garcia Jr., Galileu; Amaral, Cristina; Dias, Regina; Marin, Sergio Montagem de som: Gervitz, Roberto
Dados adicionais de montagem Pré-montagem: Garcia Jr., Galileu; Amaral, Cristina; Dias, Regina; Marin, Sérgio
Direção de arte Direção de arte: Bueno, Clóvis Assistência de direção de arte: Stédile, Miqui; Magerowski, Solange Figurinos: Bisso, Patricio Cenografia: Crescenti, Felipe Letreiros: Dawson, Robert Consultoria de cor: Velecico, Nadia
Dados adicionais de direção de arte Contra-regra/acessórios de cenografia: Audi, Nanci Cabelereiro: Moura, Nilda de; Simon, Marco Maquiagem: Oliveira, Nena de; Pereira, Guilherme Costureira: Ferreira, Therezinha; Marciano, Jacira Guarda-roupeira: Kawamura, Marico
Música Música: Neschling, John
Dados adicionais de música Título da música: Je me moque de l'amor Música de: Puig, Manuel e Weisman, David
Identidades/elenco: Hurt, William (Luis Molina) Julia, Raul (Valentim Arregui) Braga, Sônia (Marta/Leni Lamaison/Mulher Aranha) Lewgoy, José (Diretor do presídio) Maia, Nuno Leal (Gabriel, o garçon) Pires, Miriam (Mãe de Molina) Gonçalves, Milton (Pedro, inspetor de Polícia) Bisso, Patrício (Greta, amigo de Molina) Torres, Fernando (Américo, prisioneiro político) Capri, Herson (Werner) Dummont, Denise (Michele) Petrin, Antônio (Capenga) Parente, Nildo (Mordomo, chefe da resistência) Grey, Wilson (Surdo) Falabella, Miguel (Tenente Naz) Breda, Walter (Agente 1) Guilherme, Luis (Agente 2) Barros, Whalmir (Agente 3) Serra, Luis (Médico do presídio) Braga, Ana Maria (Lidia, terrorista) Galizia, Luis Roberto (Enfermeiro) Cattan, Benjamin (Amigo de Molina) Barreto, Oswaldo (Amigo de Molina) Bright, Sérgio (Amigo de Molina) Curi, Cláudio (Amigo de Molina) L'Abbate, Andrea (AmigoValentim) Dias, Lineu (Caixa do banco) Kantor, Joe (Juiz) Campos, Pericles (Guarda) Santos, Edmilson (Guarda) Vicca, Walter (Guarda) Kaneko, Kenichi (Guarda) Schlesinger, Georgers (Contrabandista judeu) Band, Sylvio (Contrabandista judeu) Ludmer, Paulo (Contrabandista judeu) Fariello, Carlos (Contrabandista judeu) Botelho, Frederico (Contrabandista judeu) Bisso, Elvira (Mucama)
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros-Cat Embrafilme/Lista 86 Concine/86* CB/Documentação Diversa, D512/3-4 - Press-release e folheto do filme Fontes consultadas: Monthly Film Bulletin, v. 53, n. 624, p. 9-10, jan. 1986 Cinemin, n. 22, p. 35-7, mar.-abr. 1986 Roteiro do filme, R839/1-2, 198- MSP/9 CA/AF Observações: CB/Documentação Diversa grafa o nome de Ismael Monteiro (diretor de som ) como <Cordeiro, Ismael>; Marçal de Souza (assistente de produção) como <Souza, Márcia de>. Inclui na equipe adcional do Filme Nazi os assistentes de maquiagem <Tania>; <Irene>; <Francis>; <Renato> e <Paulo>. Indicado para o <Oscar, 1986> - US, nas seguintes categorias: <Melhor filme>; <Melhor ator> para <Hurt, William> e <Melhor roteiro adaptado> para <Schrader, Leonard>. Indicado para o <Globo de Ouro> da <Associação de Imprensa de Hollywood, 1986> - US, nas categorias: <Melhor ator> para <Hurt, William> e <Julia, Raul>; <Melhor atriz coadjuvante> para <Braga, Sônia> e de <Melhor filme dramático>.
|