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TERRA VIOLENTA Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, BP, 110min, 3040m, 24q
Data e local de produção Ano: 1948-1949 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: DF
Data e local de lançamento Pré-lançamento: 1948.12.22; 1949.05.08 Local de pré-lançamento: Rio de Janeiro, DF; Rio de Janeiro, DF Sala(s): São Luiz; São Luiz
Circuito exibidorExibido no Rio de Janeiro de 17 a 22.05.1949, no São Luiz, no Rian e no Floriano; de 17 a 26.05.1949, no Carioca; de 17 a 28.05.1949, no Vitoria e no Ideal; de 18 a 22.05.1949, no Monte Castelo; de 24 a 28.05.1949, no Pirajá; de 26 a 28.05.1949, no Avenida; de 01 a 03.07.1949, no Jovial; de 08 a 10.07.1949, no Vila Isabel; de 16 a 17.05.1949, no Bandeira; de 23 a 24.07.1949, no Guanabara; de 29 a 31.07.1949, no Madureira e no Modelo; de 06 a 07.08.1949, no Velo; a 12 e 14.08.1949, no Mem de Sá; de 19 a 21.08.1949, no Eldorado e no Piedade; de 06 a 07.09.1949, no Quintino; a 07.09.1949, no Moderno; a 13.09.1949, no Politeama; de 16 a 17.09.1949, no Americano; de 23 a 25.09.1949, no Grajaú e no São Cristóvão; de 25 a 27.11.1949, no Roulien. Exibido em Niterói de 17 a 22.05.1949, no Palace e no Icaraí; de 19 a 21.08.1949, no Odeon; de 30.09.1949 a 01.10.1949, no Eden. Exibido em Petrópolis a 18, 20, 22, 24, 25 e 26.05.1949, no Petrópolis; a 19.05.1949, no Gloria. Exibido em São Paulo de 16 a 21.08.1949, no Art-Palácio; de 17 a 21.08.1949, no Esmeralda; de 17 a 21.08.1949 e 23.08.1949, no Sabará; de 24 a 26.02.1950, no Sammarone; de 20 a 22.06.1950, no Paulistano. Exibido em Recife de 01 a 05.08.1949, no Parque; a 18.08.1949, no Roial; de 25 a 26.10.1949, no São José; a 04.11.1949, no Popular; a 05 e 07.11.1949, no Espinheirense; a 10.11.1949, no Real; a 16.11.1949, no Encruzilhada. Exibido em Curitiba a 15.09.1949, no Ritz. Exibido em Natal a 17.09.1949 e 24 a 27.09.1949, no Rex; de 30.09.1949 a 02.10.1949, no São Pedro; de 17 a 19.08.1950, no Cine Alecrim.
SinopseDiante dos problemas sociais que envolvem as áreas produtoras de cacau no estado da Bahia, uma série de acontecimentos figura uma rivalidade entre pessoas que disputam para si a posse dessas terras. São apresentadas confrontações de dois grandes latifundiários, envolvendo crimes, romances proibidos, vinganças e luta. (Baseado em Jornal da Jornada e Diario de Noticias)
GêneroDrama; Aventura
Termos descritoresLiteratura; Teatro; Fazenda; Alimentação; Agricultura; Crime; Violência; Sexo Descritores secundáriosAdaptação para cinema; Amado, Jorge; Latifúndio; Cacau; Agressão física; Prostituição Termos geográficosBA Produção Companhia(s) produtora(s): Atlântida Empresa Cinematográfica do Brasil S. A. Produção: Campos, Plínio; Ribeiro Jr., Luís Severiano
Produção - Dados adicionais Gerente de produção: Bernoudy, Edmond Francis
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): U.C.B. - União Cinematográfica Brasileira S.A.
Argumento/roteiro Argumento: Azevedo, Alinor; Bernoudy, Edmond Francis Roteiro: Azevedo, Alinor; Bernoudy, Edmond Francis Diálogos: Azevedo, Alinor; Valde, Theodore Adaptação: Valde, Theodore
Estória: Baseada no romance <Terras do sem fim> de <Amado, Jorge>
Direção Direção: Bernoudy, Edmond Francis; Machado, Paulo Assistência de direção: Machado, Paulo
Fotografia Direção de fotografia: Brasil, Edgar Câmera: Dusek, George Cinegrafista: Dusek, George
Dados adicionais de fotografia Fotografia adicional: Machado, Paulo
Som Direção de som: Rabelo, Silvio Sonografia: Coutinho, Jorge
Montagem Montagem: Noya, Waldemar; Machado, Paulo
Direção de arte Cenografia: Adamo
Dados adicionais de direção de arte Decoração: Lopes, Murilo Produção de cenografia: Valde, Theodore Maquiagem: Rzepecki, Erik
Música Música: Panicalli, Lírio Direção musical: Panicalli, Lírio
Canção Título: ABC dos marajós; Autor da canção: Caymmi, Dorival;
Título: Légua tirana; Autor da canção: Gonzaga, Luiz e Teixeira, H.;
Título: Odeon; Autor da canção: Nazareth, Ernesto;
Título: Velentine; Autor da canção: Christine, H. e Willemetz, A.
Título: Macumba Orquestra: Orquestra Afro-Brasileira
Locação: BA Identidades/elenco: Duarte, Anselmo (Dr. Carlos) Guimarães, Celso Mello, Graça (Cel. Raimundo) Helena, Heloísa (Nancy) Fernanda, Maria (Irene) Cabral, Sadi Camargo, Aguinaldo (Bastião) Conde, David Murad, Jorge Labanca, Ângelo (Médico) Leite, Luiza Barreto Lago, Mário Souza, Modesto de Vaz, Nelson Souza, Ruth de (Empregada) Oliveira, Sérgio de Otelo, Grande Gonzaga, Luiz Maguini, Kito Maguini, Isolda Maia, Edmundo (Comandante do navio) Mezzomo, Dinah Ziembinski, Zibgniev Mariaw Ladeira, César (Zeca Marajó) Fróes, Helmício Souza, Jackson Moura, Teresa Nobre, Antônio Campos, Plínio Grijó Sobrinho Gonçalves, Marina Carvalho, Heitor Veiga, Pedro Gonçalves, Marina Labanca, João
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros-Cat Correio da Manhã, 11.05.1949, p. 13, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/089842_05/47175, acesso em: 04.09.2023. Diario de Noticias, 22.12.1948, p. 6, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/093718_02/42769, acesso em: 04.09.2023. Diario Carioca, 07.05.1949, p. 7, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/093092_03/36645, acesso em: 04.09.2023. Diario de Noticias, 21.05.1949, p. 8, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/093718_02/45410, acesso em: 04.09.2023. O Jornal, 06.02.1949, p. 30, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/110523_04/47533, acesso em: 04.09.2023. O Jornal, 06.03.1949, p. 32, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/110523_04/47925, acesso em: 04.09.2023. Pequeno Jornal, 12.07.1949, p. 1, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/800643/80654, acesso em: 04.09.2023. A Scena Muda, 23.11.1948, p. 3, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/084859/49805, acesso em: 04.09.2023. Correio da Manhã, 18.05.1949, p. 13, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/089842_05/47297, acesso em: 04.09.2023. Correio Paulistano, 17.08.1949, p. 6, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/090972_09/43656, acesso em: 04.09.2023. Pequeno Jornal, 01.08.1949, p. 4, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/800643/80783, acesso em: 04.09.2023. Diario de Natal, 24.09.1949, p. 4, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/028711_01/31129, acesso em: 04.09.2023. Diario da Tarde (PR), 13.09.1949, p. 4, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/800074/77032, acesso em: 04.09.2023. Hollywood, n. 33, 11.04.1949, p. 1.167, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/106453/307, acesso em: 04.09.2023. Jornal da Jornada, 12 a 18.09.2001, p.04-05. ACPJ/I CS/FF SA/EMP FR-LFM/ECB SCP/HICB JIMS/OESP ALSN/DFB-LM CENS/I RAFP/AUPN-ERS/2002 Fontes consultadas: JN/Imigrantes - Americanos II FSN/MCB AV/ICB FCB/FF Observações: Correio da Manhã, a 11.05.1949, conta que "ao ser apresentado ao público carioca em tumultuosa 'avant-première', no fim do ano passado, 'TERRA VIOLENTA' recebeu uma tremenda vaia. Os poucos críticos convidados para o 'sensacional acontecimento' não se manifestaram. Para isto tinham sido convidados. Mas como todos os interessados observaram, o público se manifestou. 'TERRA VIOLENTA' foi submetido então a um novo processo de 'montage'. Dos 40.000 metros de celuloide utilizados pelo americano E. Bernoudy num trabalho que durou muitos meses e durante o qual ele sofreu ofensas pessoais e até, segundo se diz, agressões físicas por parte dos zeladores pelo 'bom nome' da Atlântida, alguma coisa devia ser aproveitável". No Pequeno Jornal de 12.07.1949, <Damata, Gasparino> resume: "Quando estreou em 'première', foi um verdadeiro fracasso. Acontece que o 'corte' foi mal feito, houve briga no estúdio, birra contra o diretor americano, etc. Voltando ao laboratório, sofrendo uma pequena refilmagem, um novo corte conseguiu agradar". Em suma, o filme teve duas estreias, ambas no São Luiz: na primeira, quando já se falava sobre as polêmicas envolvendo a produção da película, descobriu-se que o resultado final não agradaria ao público - que vaiou e até mesmo se enfureceu, segundo os periódicos da época - e que não adiantaria prosseguir com o circuito exibidor; para entregar uma segunda - que é a versão que conhecemos hoje -, foi preciso uma nova montagem e gravações de cenas adicionais por <Machado, Paulo>, que era o assistente de direção de <Bernoudy> (embora as fontes CS/FF e SCP/HICB tenham informações diferentes do letreiro, indicando cenas adicionais de <Azevedo, Alinor>) - sem a presença do diretor que tocara o início do projeto - para evitar o grande prejuízo. Embora <TERRA VIOLENTA> seja considerado um filme de 1948, vale ressaltar que a datação não condiz com a obra que foi assistida pelo público - exceto os presentes na primeira "avant-première". Sua produção foi retomada e este foi relançado em 1949. O Jornal, a 06.02.1949, conta que a <Atlântida> investiu quase Cr$ 2.000.000,00 para o filme, que tornou-se um "verdadeiro fracasso". Um mês depois, a 06.03.1949, o jornal publica que a obra se encontrava em processo de refilmagem, "em parte sob a direção de Paulino, o assistente de Bernoudy, o diretor da fita" - provavelmente se referindo a <Machado, Paulo>. No mesmo periódico, a 27.05.1949, <Lima, Pedro> escreve que a primeira avant-première foi um desastre, fazendo que com a <Atlântida> recolhesse sua produção para dar novo tratamento radical. Será exibido com o mesmo título, parecendo refilmagens, cenas novas outras cortadas. Além disso, afirma que melhorou com o novo tratamento. Diário Carioca traz um texto a 19.12.1948 escrito por <Mello, Graça> sobre a polêmica em torno da obra. O ator cita o rumor sobre o diretor estadunidense ter sido imposto por <Ribeiro, Luiz Severiano> e a agressão física sofrida por <Bernoudy, Edmond> devido à dificuldade de ser aceito como relizador deste trabalho. Como consequência disso, teve quatro meses para corte e acabamentos técnicos no laboratório. Ao esgotar o tempo, pediu a construção de mais onze cenários para filmar novas cenas. <Burle, José> finalizou a obra sem ceder tais filmagens e o lançamento foi anunciado para o dia 22 do mesmo mês. A Scena Muda, a 23.11.1948, traz um texto de <Barros, Luiz Alipio de> que apoiado no que <Mello, Graça> contou, diz que <Bernoudy> foi sabotado pela equipe da <Atlântida>. Confirma também que <Ribeiro, Luiz Severiano> o apadrinhou e supõe que <Burle> alimentou a rivalidade entre os brasileiros e o realizador estadunidense como tática de marketing. SCP/HICB afirma que o filme sofreu sabotagem. FR-LFM/ECB informa que foi a "(...) primeira superprodução da companhia (...)". Afirma ainda que o diretor <Bernoudy, Edmond Francis> foi assistente de direção de <Hitchcock, Alfred> em 1940 no filme <CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO>. SCP/HICB, ALSN/DFB-LM e ACPJ/I informam que o filme tinha cenografia de <Meitner, Lazlo>; canções de <Caymmi, Dorival> e <Burle, José Carlos>; produção de <Ribeiro Jr., Luiz Severiano> e o encarregado de produção foi <Campos, Plínio>. Não foi possível atestar a veracidade desses dados através do cotejamento com outras fontes. ACPJ/I inclui no elenco: <Vaz, Nelson>, <Ladeira, Ceasr>, <Moura, Teresa>, <Froes, Helmicio>, <Campos, Plinio>, <Carvalho, Heitor>, <Souza, Jackson> e <Veiga, Pedro>. Um trailer de 45m foi censurado em 03.12.1953. O nome de George Dusek também aparece como <Dusek, Jiri>. Esta obra foi processada no âmbito do Projeto <Nitratos da Cinemateca Brasileira - Preservação e Acesso> - <Pronac 212939>, 2021, patrocinado pelo <Instituto Cultural Vale> e <Shell do Brasil>.
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