Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=010942 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
Cartaz
O HOMEM DO PAU BRASIL
Categorias
Longa-metragem / Sonoro / Ficção

Material original
35mm, COR, 112min, 2.876m, 24q, Eastmancolor

Data e local de produção
Ano: 1981
País: BR
Cidade: São Paulo; Rio de Janeiro
Estado: SP; RJ


Certificados
Certificado de Produto Brasileiro 533 de 20.11.1981.Certificado de Censura Federal de 21.12.1981, censurado para menores de 18 anos.Número de registro da Embrafilme 62/81.Número do processo de entrada no Concine 6805/81.Certificado de Produto Brasileiro: B0500263400000 de 13.05.2005.
Data e local de lançamento
Data: 1982.02.22; 1982.05.03
Local: São Paulo; Rio de Janeiro
Circuito: Cinema 1
Sala(s): Copan
Pré-lançamento: 1982.02.07
Local de pré-lançamento: Areia - PB


Sinopse
"Representado simultaneamente por um ator e uma atriz, Oswald de Andrade lança-se ao percurso de mulheres e idéias, que o assaltam sempre juntas. Intelectual polêmico e impetuoso amante, o revolucionário escritor modernista, ao mesmo tempo em que admira a arte de Isadora Duncan, pede que ela interceda por Dorotéia, uma bailarina principiante por quem ele é apaixonado. Tem um filho com Lalá e com ela partilha também excitações provocadas pela leitura da obra de Freud. Fascinado pela sofisticação da rica herdeira do café e pintora Branca Clara, Oswald parte com ela a bordo do 'Rompenuve' em direção a Paris. Lá eles tomam contato com as vanguardas artísticas e embarcam de volta para o Brasil, trazendo o poeta Blaise Sans Bras. No navio, Oswald, degustando rãs à província do Brasil, elabora a teoria da antropofagia. Em meio à confusão da chegada, apaixona-se pela repórter Rosa Lituana, que entrevistava Blaise Sans Bras. Dá-se, aí, sua migração para o engajamento marxista, que dura pouco, pois Oswald, irreverente e anárquico, suporta mal a disciplina partidária. Amarras rompidas, nosso herói (macho e fêmea), junto com guerrilheiros armados e nus seqüestram o iate do gangster Capone e desembarcam numa praia para a instauração da revolução Caraíba: instituí-se na prática a teoria - Oswald-macho é devorado pelo Oswald-fêmea e instala-se o regime político antropofágico." (Concine/Ficha Técnica)
Gênero
Biografia; Aventura
Termos descritores
Literatura; Artes Plásticas; Política
Descritores secundários
Pintura; Modernismo; Antropofagia; Marxismo
Termos geográficos
SP
Prêmios
Melhor filme; Melhor cenografia para Eichbauer, Hélio e Pinheiro, Adão e Melhor atriz coadjuvante para Sfat, Dina no Festival de Brasília, 14, 1981, Brasília - DF..
Prêmio São Saruê - Federação de Cineclubes do Estado do Rio de Janeiro, 1982.
Menção Especial do Júri - Festival de Cinema Ibero-americano, 1982 - Huelva - Espanha.
Produção
Companhia(s) produtora(s): Lynxfilm S.A.
Companhia(s) co-produtora(s): Filmes do Serro Ltda.; Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.
Direção de produção: Araujo, Wilson Marques de; Teixeira, Regina Helena; Loureiro, Gilberto
Produção executiva: Memolo Jr., César
Assistência de produção: Gonçalves, Jorge Sabino; Silva, Rogério Correia da; Costa, Elizabeth G.; Silva, Sebastião L. Monteiro da; Alves, Vera Lúcia; Cardoso, Sheila; Souza, Cida de

Produção - Dados adicionais
Motorista: Paulino Sobrinho, Francisco; Marra, Ozanan F.

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.

Argumento/roteiro
Argumento: Andrade, Joaquim Pedro de
Roteiro: Andrade, Joaquim Pedro de
Co-roteirista: Eulálio, Alexandre
Pesquisa: Escorel, Ana Luiza; Ferman, Evelyn; Viegas, Heloisa

Estória: Baseada na obra de <Andrade, Oswald de>

Direção
Direção: Andrade, Joaquim Pedro de
Assistência de direção: Moraes, Suzana de; Cury, Marco Antônio
Continuidade: Wainer, Bruno; Amaral, Isabel

Fotografia
Direção de fotografia: Kato, Kimihiko
Câmera: Kato, Kimihiko
Assistência de câmera: Lopes, Joel Alves; Santos Filho, Roberto
Fotografia de cena: Amaral, José; Franco, Eduardo Mello
Trucagens: Ilimitada Ltda.

Dados adicionais de fotografia
Eletricista: Segatio, João; Almeida, Rubens Francisco
Maquinista: Fidelis, José Alcides; Reis, João Carlos Ferreira

Som
Técnico de som: Vaz, Jorge Antônio; Pereira, Carlos Alberto; Fogtman, William O'Dwer

Dados adicionais de som
Operador de microfone: Chagas, Dorival; Mion, Rogério Mathias

Montagem
Montagem: Cury, Marco Antonio
Assistente de montagem: Branco, Sonia
Montagem de som: Fontoura, Denise

Direção de arte
Direção de arte: Eichbauer, Helio; Pinheiro, Adão
Figurinos: Eichbauer, Diana
Cenografia: Eichbauer, Helio; Pinheiro, Adão

Dados adicionais de direção de arte
Assistencia de cenografia: Dorighello, Regina
Responsável por construções: Garcia, Roberto Santiago
Contra-regra/acessórios de cenografia: Azarias, Antonio
Montagem de cenário: Garcia, Roberto Santiago
Cabelereiro: Avisati, João
Maquiagem: Torres, Flávio
Costureira: Nunes, Margarida do Nascimento; Pinto, Eunice Oliveira
Guarda-roupeira: Santiago, Carmen
Adereços: Ribeiro, Laila; Boren, Hilda

Música
Direção musical: Rossini, Rogério

Dados adicionais de música
Título da música: Tango na vitrola;
Música de: Rossini, Rogério;

Título da música: Versos para flauta e violão;
Música de: Rossini, Rogério;

Título da música: Browning e a rosa, A;
Música de: Rossini, Rogério;

Título da música: Estação da Luz;
Música de: Rossini, Rogério;

Título da música: Baile a bordo;
Música de: Rossini, Rogério;

Título da música: Comida a Bordo;
Música de: Rossini, Rogério;

Título da música: Baile podre;
Música de: Rossini, Rogério;

Título da música: Jantar das rãs;
Música de: Rossini, Rogério;

Título da música: Pau Brasil;
Música de: Rossini, Rogério;

Título da música: Choro n. 1;
Música de: Villa-Lobos, Heitor;

Título da música: Choro n. 3;
Música de: Villa-Lobos, Heitor;

Título da música: Dá nela;
Música de: Barroso, Ary;

Título da música: Terra seca;
Música de: Barroso, Ary;

Título da música: Opus 4;
Música de: Faulhaber, M.;

Título da música: Valsa;
Música de: Faulhaber, M.;

Título da música: Ária (suite antiga);
Música de: Nepomuceno, Alberto;

Título da música: História do Brasil;
Música de: Babo, Lamartine

Título da música: É a ti, flor do céu
Intérprete(s): Cancioneiro popular da região de Diamantina

Locação: São Paulo - SP; Teatro Municipal de São Paulo, São Paulo - SP
Identidades/elenco:
Cunha, Juliana Carneiro da (Diva)
Nandi, Ítala (Oswald de Andrade)
Galvão, Flávio (Oswald de Andrade)
Duarte, Regina (Lalá)
Aché, Cristina (Dorotéia)
Machiaveli, Lucelia
Hesse, Paulo (Mário de Andrade)
Rodrigues, Guaracy
Gregório, Carlos (Menotti del Picchia)
Sodré, Maria do Carmo Abreu (Anita Malfatti)
Correia, Luiz Antonio Martinez (Luiz Aranha)
Peixoto, Fernando (Coelho Avô)
Nimitz, Riva
Muniz, Miriam (Juiza)
Linhares, Luís (Paulo Prado)
Chamie, Mário (Guilherme de Almeida)
Moraes, Susana de (Villa-Lobos)
Sfat, Dina (Branca Clara)
Otelo, Grande (Príncipe Tourvalou de Blesi)
Frazer, Etty (Dona Azeitona)
Bastos, Othon
José, Paulo
Bisso, Patrício (Sônia Delaunay)
Fayad, Marcos (Blaise Sans Bras)
Dantas, Nelson
Grey, Wilson
Rossini, Rogério (Jean Cotó)
Eulálio, Alexandre (Livreiro Chardenar)
Pellegrino, Dora (Rosa Lituana)
Mamberti, Sérgio (Pedroso)
Augusto, Marco Antonio (Bueno)
Plonka, Marcos (Governador)
José, David
Pitanga, Antonio (César)
Borghi, Renato
Kopelman, Isa
Batista, Xandó
Sabag, Fábio
Pedro, Antonio
Dias, Sonia
Colassanti, Arduino
Pitanga, Marcia
Prestes, Analu
Davis, Billy
Solviatti, Sandro
Santos, Ademilson J. dos
Ruiz, Adilson
Moreira, Alcira
Mello, Carlos
Rex, Cristiane
Leroy, David
Gouvea, Deoclides J.
Kemps, Diana
Souza, Eduardo de
Souza, Elecy de
Identidades/elenco:
Noronha, Elismar
Guimarães, Helcio J. P.
Barreto, Homero
Secchin, Isabela
Furtado, João Camilo
Coimbra Jr., Jarbas
Fernandes, José Gomes
Franca, José Luís
Souza, José Ordonez S. de
Maria, Kelly
Casado, Luiz
Nunes, Margarida do Nascimento
Alves, Maria Angélica
Batista, Mery
Campozana, Oswaldo
Sanchez, Paco
Vinicius, Paulo
Rafaela
Souza, Raimundo de
Barreto, Rosely
Brito, Rubens J.
Oliveira, Sidney de
Levingstein, Tati
Maya, Thais
Zakias, Vandi
Elias, Youssef Salim
Marcondes, Ursula Grozca
Scheider, Aline

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/Ficha Filmográfica
Concine/Ficha Técnica
Embrafilme/Catálogo 1986
Fontes consultadas:
Concine/81
MSP/5
FBR/14
FBR/16
O Estado de S. Paulo, 06.01.1980, p. 28; 22.03.1980; 27.06.1980; 01.07.1980, p. 27; 04.07.1980, p. 29
O Globo, 07.02.1982, p. 9; 06.12.1981
Jornal do Brasil, 18.07.1981, p. 6; 16.08.1981, p. 8, Revista de Domingo; 17.11.1981, p. 6; 23.11.1981, p. 7 e 4
Folha de S. Paulo, 13.02.1981, p. 32; 02.11.1981, p. 19
Jornal da Tarde, 23.03.1980, p. 3; 27.06.1980, p. 15; 01.07.1980, p. 6; 08.08.1980, p. 16; 16.02.1982, p. 15; 20.02.1982, p. 5
Folha da Tarde, 05.03.1980, p. 22; 06.05.1980, p. 20; 20.05.1980, p. 20
Jornal da Tela, n. 1
Visão, 24.05.1982 p.64
Isto É, 24.05.1982 p.5
Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 29.01.18.
Observações:
<Ribeiro, Laila> foi a responsável pelos adereços paus brasil.
Com exceção do São José, as pinturas de Branca Clara são reproduções de quadros de <Amaral, Tarsila>. Na sequência do Jantar das Rãs foi utilizado um quadro de <Andrade Filho, Oswald de>.
Exibido na <Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 5, 1981>, no MASP.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS