|
O HOMEM DO PAU BRASIL Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, COR, 112min, 2.876m, 24q, Eastmancolor
Data e local de produção Ano: 1981 País: BR Cidade: São Paulo; Rio de Janeiro Estado: SP; RJ
CertificadosCertificado de Produto Brasileiro 533 de 20.11.1981.Certificado de Censura Federal de 21.12.1981, censurado para menores de 18 anos.Número de registro da Embrafilme 62/81.Número do processo de entrada no Concine 6805/81.Certificado de Produto Brasileiro: B0500263400000 de 13.05.2005. Data e local de lançamento Data: 1982.02.22; 1982.05.03 Local: São Paulo; Rio de Janeiro Circuito: Cinema 1 Sala(s): Copan Pré-lançamento: 1982.02.07 Local de pré-lançamento: Areia - PB
Sinopse"Representado simultaneamente por um ator e uma atriz, Oswald de Andrade lança-se ao percurso de mulheres e idéias, que o assaltam sempre juntas. Intelectual polêmico e impetuoso amante, o revolucionário escritor modernista, ao mesmo tempo em que admira a arte de Isadora Duncan, pede que ela interceda por Dorotéia, uma bailarina principiante por quem ele é apaixonado. Tem um filho com Lalá e com ela partilha também excitações provocadas pela leitura da obra de Freud. Fascinado pela sofisticação da rica herdeira do café e pintora Branca Clara, Oswald parte com ela a bordo do 'Rompenuve' em direção a Paris. Lá eles tomam contato com as vanguardas artísticas e embarcam de volta para o Brasil, trazendo o poeta Blaise Sans Bras. No navio, Oswald, degustando rãs à província do Brasil, elabora a teoria da antropofagia. Em meio à confusão da chegada, apaixona-se pela repórter Rosa Lituana, que entrevistava Blaise Sans Bras. Dá-se, aí, sua migração para o engajamento marxista, que dura pouco, pois Oswald, irreverente e anárquico, suporta mal a disciplina partidária. Amarras rompidas, nosso herói (macho e fêmea), junto com guerrilheiros armados e nus seqüestram o iate do gangster Capone e desembarcam numa praia para a instauração da revolução Caraíba: instituí-se na prática a teoria - Oswald-macho é devorado pelo Oswald-fêmea e instala-se o regime político antropofágico." (Concine/Ficha Técnica)
GêneroBiografia; Aventura
Termos descritoresLiteratura; Artes Plásticas; Política Descritores secundáriosPintura; Modernismo; Antropofagia; Marxismo Termos geográficosSP PrêmiosMelhor filme; Melhor cenografia para Eichbauer, Hélio e Pinheiro, Adão e Melhor atriz coadjuvante para Sfat, Dina no Festival de Brasília, 14, 1981, Brasília - DF.. Prêmio São Saruê - Federação de Cineclubes do Estado do Rio de Janeiro, 1982. Menção Especial do Júri - Festival de Cinema Ibero-americano, 1982 - Huelva - Espanha.
Produção Companhia(s) produtora(s): Lynxfilm S.A. Companhia(s) co-produtora(s): Filmes do Serro Ltda.; Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A. Direção de produção: Araujo, Wilson Marques de; Teixeira, Regina Helena; Loureiro, Gilberto Produção executiva: Memolo Jr., César Assistência de produção: Gonçalves, Jorge Sabino; Silva, Rogério Correia da; Costa, Elizabeth G.; Silva, Sebastião L. Monteiro da; Alves, Vera Lúcia; Cardoso, Sheila; Souza, Cida de
Produção - Dados adicionais Motorista: Paulino Sobrinho, Francisco; Marra, Ozanan F.
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.
Argumento/roteiro Argumento: Andrade, Joaquim Pedro de Roteiro: Andrade, Joaquim Pedro de Co-roteirista: Eulálio, Alexandre Pesquisa: Escorel, Ana Luiza; Ferman, Evelyn; Viegas, Heloisa
Estória: Baseada na obra de <Andrade, Oswald de>
Direção Direção: Andrade, Joaquim Pedro de Assistência de direção: Moraes, Suzana de; Cury, Marco Antônio Continuidade: Wainer, Bruno; Amaral, Isabel
Fotografia Direção de fotografia: Kato, Kimihiko Câmera: Kato, Kimihiko Assistência de câmera: Lopes, Joel Alves; Santos Filho, Roberto Fotografia de cena: Amaral, José; Franco, Eduardo Mello Trucagens: Ilimitada Ltda.
Dados adicionais de fotografia Eletricista: Segatio, João; Almeida, Rubens Francisco Maquinista: Fidelis, José Alcides; Reis, João Carlos Ferreira
Som Técnico de som: Vaz, Jorge Antônio; Pereira, Carlos Alberto; Fogtman, William O'Dwer
Dados adicionais de som Operador de microfone: Chagas, Dorival; Mion, Rogério Mathias
Montagem Montagem: Cury, Marco Antonio Assistente de montagem: Branco, Sonia Montagem de som: Fontoura, Denise
Direção de arte Direção de arte: Eichbauer, Helio; Pinheiro, Adão Figurinos: Eichbauer, Diana Cenografia: Eichbauer, Helio; Pinheiro, Adão
Dados adicionais de direção de arte Assistencia de cenografia: Dorighello, Regina Responsável por construções: Garcia, Roberto Santiago Contra-regra/acessórios de cenografia: Azarias, Antonio Montagem de cenário: Garcia, Roberto Santiago Cabelereiro: Avisati, João Maquiagem: Torres, Flávio Costureira: Nunes, Margarida do Nascimento; Pinto, Eunice Oliveira Guarda-roupeira: Santiago, Carmen Adereços: Ribeiro, Laila; Boren, Hilda
Música Direção musical: Rossini, Rogério
Dados adicionais de música Título da música: Tango na vitrola; Música de: Rossini, Rogério;
Título da música: Versos para flauta e violão; Música de: Rossini, Rogério;
Título da música: Browning e a rosa, A; Música de: Rossini, Rogério;
Título da música: Estação da Luz; Música de: Rossini, Rogério;
Título da música: Baile a bordo; Música de: Rossini, Rogério;
Título da música: Comida a Bordo; Música de: Rossini, Rogério;
Título da música: Baile podre; Música de: Rossini, Rogério;
Título da música: Jantar das rãs; Música de: Rossini, Rogério;
Título da música: Pau Brasil; Música de: Rossini, Rogério;
Título da música: Choro n. 1; Música de: Villa-Lobos, Heitor;
Título da música: Choro n. 3; Música de: Villa-Lobos, Heitor;
Título da música: Dá nela; Música de: Barroso, Ary;
Título da música: Terra seca; Música de: Barroso, Ary;
Título da música: Opus 4; Música de: Faulhaber, M.;
Título da música: Valsa; Música de: Faulhaber, M.;
Título da música: Ária (suite antiga); Música de: Nepomuceno, Alberto;
Título da música: História do Brasil; Música de: Babo, Lamartine
Título da música: É a ti, flor do céu Intérprete(s): Cancioneiro popular da região de Diamantina
Locação: São Paulo - SP; Teatro Municipal de São Paulo, São Paulo - SP Identidades/elenco: Cunha, Juliana Carneiro da (Diva) Nandi, Ítala (Oswald de Andrade) Galvão, Flávio (Oswald de Andrade) Duarte, Regina (Lalá) Aché, Cristina (Dorotéia) Machiaveli, Lucelia Hesse, Paulo (Mário de Andrade) Rodrigues, Guaracy Gregório, Carlos (Menotti del Picchia) Sodré, Maria do Carmo Abreu (Anita Malfatti) Correia, Luiz Antonio Martinez (Luiz Aranha) Peixoto, Fernando (Coelho Avô) Nimitz, Riva Muniz, Miriam (Juiza) Linhares, Luís (Paulo Prado) Chamie, Mário (Guilherme de Almeida) Moraes, Susana de (Villa-Lobos) Sfat, Dina (Branca Clara) Otelo, Grande (Príncipe Tourvalou de Blesi) Frazer, Etty (Dona Azeitona) Bastos, Othon José, Paulo Bisso, Patrício (Sônia Delaunay) Fayad, Marcos (Blaise Sans Bras) Dantas, Nelson Grey, Wilson Rossini, Rogério (Jean Cotó) Eulálio, Alexandre (Livreiro Chardenar) Pellegrino, Dora (Rosa Lituana) Mamberti, Sérgio (Pedroso) Augusto, Marco Antonio (Bueno) Plonka, Marcos (Governador) José, David Pitanga, Antonio (César) Borghi, Renato Kopelman, Isa Batista, Xandó Sabag, Fábio Pedro, Antonio Dias, Sonia Colassanti, Arduino Pitanga, Marcia Prestes, Analu Davis, Billy Solviatti, Sandro Santos, Ademilson J. dos Ruiz, Adilson Moreira, Alcira Mello, Carlos Rex, Cristiane Leroy, David Gouvea, Deoclides J. Kemps, Diana Souza, Eduardo de Souza, Elecy de Identidades/elenco: Noronha, Elismar Guimarães, Helcio J. P. Barreto, Homero Secchin, Isabela Furtado, João Camilo Coimbra Jr., Jarbas Fernandes, José Gomes Franca, José Luís Souza, José Ordonez S. de Maria, Kelly Casado, Luiz Nunes, Margarida do Nascimento Alves, Maria Angélica Batista, Mery Campozana, Oswaldo Sanchez, Paco Vinicius, Paulo Rafaela Souza, Raimundo de Barreto, Rosely Brito, Rubens J. Oliveira, Sidney de Levingstein, Tati Maya, Thais Zakias, Vandi Elias, Youssef Salim Marcondes, Ursula Grozca Scheider, Aline
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros-Cat CB/Ficha Filmográfica Concine/Ficha Técnica Embrafilme/Catálogo 1986 Fontes consultadas: Concine/81 MSP/5 FBR/14 FBR/16 O Estado de S. Paulo, 06.01.1980, p. 28; 22.03.1980; 27.06.1980; 01.07.1980, p. 27; 04.07.1980, p. 29 O Globo, 07.02.1982, p. 9; 06.12.1981 Jornal do Brasil, 18.07.1981, p. 6; 16.08.1981, p. 8, Revista de Domingo; 17.11.1981, p. 6; 23.11.1981, p. 7 e 4 Folha de S. Paulo, 13.02.1981, p. 32; 02.11.1981, p. 19 Jornal da Tarde, 23.03.1980, p. 3; 27.06.1980, p. 15; 01.07.1980, p. 6; 08.08.1980, p. 16; 16.02.1982, p. 15; 20.02.1982, p. 5 Folha da Tarde, 05.03.1980, p. 22; 06.05.1980, p. 20; 20.05.1980, p. 20 Jornal da Tela, n. 1 Visão, 24.05.1982 p.64 Isto É, 24.05.1982 p.5 Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 29.01.18. Observações: <Ribeiro, Laila> foi a responsável pelos adereços paus brasil. Com exceção do São José, as pinturas de Branca Clara são reproduções de quadros de <Amaral, Tarsila>. Na sequência do Jantar das Rãs foi utilizado um quadro de <Andrade Filho, Oswald de>. Exibido na <Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 5, 1981>, no MASP.
|