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ESPELHO DE CARNE Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, COR, 110min, 3.040m, 24q, Eastmancolor
Data e local de produção Ano: 1984 Início: 1984.01 Final: 1984.10 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: RJ
CertificadosCertificado de Produto Brasileiro 812 de 06.02.1985.Certificado de Censura A-17751 de 27 de março de 1985 Circuito exibidorExibido no Rio de Janeiro a 12.08.1985, no São Luiz 2, no Barra 2, no Copacabana, no Odeon, no Carioca, no Imperator, no Madureia 1, no Olaria e no Icaraí em Niterói. Exibido em São Paulo a 07.11.1985, no Ipiranga 1, no Astor e circuito.
SinopseDurante um leilão no Rio de Janeiro, Álvaro arremata um espelho que pertencera ao quarto principal do último bordel de luxo da antiga República. Ele leva o espelho para casa e junto de sua esposa Helena decidem deixá-lo no quarto. O casal nota que o espelho possui um perfume e, como embevecidos pelo odor, beijam-se. Na mesma noite, recebem um casal de amigos, Jairo e Ana, para uma partida de cartas. Enquanto os quatros se deslumbram com a recém-adquirida relíquia, Leila, também moradora do prédio, desquitada, toca a campainha. Os cinco se admiram diante do espelho. Durante a noite Helena e Álvaro fazem amor. No dia seguinte, Helena, sentindo-se solitária, convida Leila para um café. Jairo, que esquecera seus documentos na noite anterior, chega ao apartamento e propõe às amigas que reservem o dia para se divertir. O trio passa a manhã no quarto bebendo e jogando pôquer. Enquanto dorme, Helena ouve uma voz que diz: "sodomia, sodomia" induzindo-a a ter um comportamento devasso. Ela encontra-se com Ana e as duas decidem viajar, deixando os maridos no Rio de Janeiro. Álvaro e Jairo jogam pôquer e, após beberem muito, decidem apostar a posse sexual um do outro. Enquanto caminha pela alameda do condomínio Ana conhece um rapaz e combina um encontro na casa de Helena. Helena e Leila conversam sobre suas taras e Helena decide propor ao marido um menáge à trois com a participação de Leila. Os três se saciam sob a luz avermelhada emitida pelo espelho. Helena continua dormindo mal por conta das vozes que escuta durante seu sono. Desconfia que o motivo de suas pertubações é o espelho libertino. Passa a noite chorando. No dia seguinte chama Ana para conversar. Ela desabafa toda sua angústia e a sensação de estar grávida. As duas acabam fazendo sexo. Quando Leila chega ao apartamento, as amigas começam um jogo de sedução que se completa quando chegam Jairo e Álvaro. Fica decidido que no sábado realizar-se-á uma festa com todos os amigos nus.
GêneroErotismo
Termos descritoresLiteratura; Sexo Descritores secundáriosEsoterismo; Adaptação para cinema PrêmiosPrêmio Especial Air France.
Produção Companhia(s) produtora(s): Enigma Produções Cinematográficas Ltda. Companhia(s) produtora(s) associada(s): Sky Light Cinema Co-produção: Fontoura, Antonio Carlos Direção de produção: Cavalcanti, Cesar
Produção - Dados adicionais Secretaria de produção: Comercialização: Marcondes e Barreto Transporte: Tino Neto; França, Marcos; Blyne, Ricardo; Sampaio, Antonio
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): Embrafilme - Empresa Brasileira de Fimes S.A.
Argumento/roteiro Argumento: Pereira, Vicente Roteiro: Fontoura, Antonio Carlos
Estória: Baseada na obra Espelho de carne de <Pereira, Vicente>
Direção Direção: Fontoura, Antonio Carlos Assistência de direção: Saigne, Luis Carlos La; Castro, Gogóia Continuidade: Seabra, Antonio Carlos
Fotografia Direção de fotografia: Egberto, Carlos Câmera: Seabra, Antonio Carlos Assistência de câmera: Gonçalves, Gui Trucagens: Mendes, João
Dados adicionais de fotografia Operador de VT: Rocha, Marcelo Chefe eletricista: Virgínio, Edson Assistente de eletrecista: Mazola; Miguel, Amaro Maquinista: Souza, Waldyr Auxiliar de maquinista: Silva, Teca
Som Som direto: Cordeiro, Ismael Mixagem: Carvalho, Roberto Sonografia: Cardilho, Ercilia; Fernandes, Ney
Dados adicionais de som Assistente de som: Aragão, Luis Antonio
Montagem Montagem: Fontoura, Denise Assistente de montagem: Fernandes, Ney; Aragão, Evelise; Sack, Anna Montagem de som: Cardilho, Ercilia; Fernandes, Ney
Direção de arte Direção de arte: Prieto, Carlos Figurinos: Prieto, Carlos Créditos: Figueiredo, Luciano Desenho de produção: Salles, José Joaquim
Dados adicionais de direção de arte Assistencia de cenografia: Meyer, Alexandre Responsável por construções: Barreto, Francisco Contra-regra/acessórios de cenografia: Sussekind, Renata Maquiagem: Prieto, Carlos Assistência de maquiagem: Ferreira, Luis Guarda-roupeira: Santos, Ilma
Música Música original: Tygel, David Produção musical: Sion, Carlos Alberto
Dados adicionais de música Instrumentista: Carlos, Zé - sax alto e soprano; Silveira, Ricardo - guitarra funk; Horta, Toninho - guitarra blues; Tygel, David - sintetizador Polly 800, bateria eletrônica DX; Brandão Sérgio - baixo; Gomes, Alfredo Dias - bateria e Thornton, Steve - percussão
Locação: Barra da Tijuca - RJ Identidades/elenco: Menezes, Hileana (Helena Cardoso) Carvalho, Denis (Alvaro Cardoso) Zilda, Maria (Leila Assunção) Daniel Filho (Jairo Almeida) Fomm, Joana (Ana Almeida) Fernandes, Ivo (Mauro) Castro, Luca de (Rival no leilão) Teles, Almir (Rival no leilão) Fraga, Odenir (Rival no leilão) Mascarenhas, Chico (Rival no leilão) Participação especial: Deriquem, Moacir (Leiloeiro) Neiva, Iara (Diarista) Battaglin, Roberto(Rapaz)
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros-Cat CB/Ficha Filmográfica CB/FIBRA Concine/Ficha Técnica Concine/85 Embrafilme/BBM Embrafilme/Lista 85 LLC/85 Press-book Ficha de inscrição no VIII Festival internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, 1986 O Globo, 12.08.1985 O Estado de S. Paulo, 03.11.1985, p. 37 Observações: Texto inicial: "O coração tem duas casas / moram nêle sem se ver./ Numa a dor, noutra, o prazer.../ Cuidado, prazer, cautela,/ Canta e ri, mas devagar... / Não vá a dor acordar" / (Reiner Maria Rilke) <Saigne, Luis Carlos La> e <Castro, Gogóia> são, respectivamente, primeiro e segundo assistentes de direção.
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