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Fotos
Cartaz
BARRO HUMANO

Título traduzido:
LOS VENENOS SEXUALES
Categorias
Longa-metragem / Silencioso / Ficção

Material original
35mm, BP, 16q

Versão
Data e local de produção
Ano: 1929
Início: 1927.09
Início de filmagem: 1927.11.20
Final de filmagem: 1929.01.31
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Certificados
Certificado de Produto Brasileiro: B1001153600000 de 08.02.2010.Censurado a 12.11.1930 em Lisboa, Portugal.
Data e local de lançamento
Data: 1929.06.16
Local: Rio de Janeiro
Sala(s): Império


Circuito exibidor
Exibido em São Paulo de 15 a 18.07.1929, no Paramount; de 30 a 31.07, no Mafalda; de 31.07 a 01.08, no Colombo; a 01.08 e 04.08, no Astúrias; a 07, 08 e 10.08, no Capitólio; a 08 e 11.08, no Santo Antonio; a 14.08, no Santa Helena; de 14 a 15.08, no Olímpia e no São Pedro; de 16 a 17.08, no Avenida; a 18.08, no Cambuci e no Espéria; de 19 a 20.08, no São Paulo; a 20.08, no Avenida, no Paraíso e no Colombinho; de 20 a 21.08, no Central; de 21 a 22.08, no Espéria e no Marconi; a 23.08, no Moderno; a 24.08, no São José; a 25.08, no Paulistano; a 01.09, no Fênix e a 10.09.1929 no América.
Exibido em Curitiba a 14.12.1929, no Glória e no América.
Exibido em Porto, Portugal a 04.04.1931, no Jardim Passos Manuel.
Exibido em Salvador no Guarani, sem indicação de data.
Anunciado para o Capitólio do Rio de Janeiro, sem indicação de data.
Anunciado para o Ópera, de Buenos Aires, na 1a. quinzena de dezembro, 1929.
Exibido no Chile e Uruguai, sem espeficação de data.
Exibido em Belo Horizonte, Maceió, Recife, Cataguases, Pelotas e Santos, sem indicação de salas ou datas.
Sinopse
"Vera era arrimo de família. Perdera seu pai, sustentando mãe e irmã. Através de um anúncio de jornal arrumou emprego num escritório comercial no centro da cidade. A beleza de Vera chamava a atenção de todos, mas a situação de penúria a fazia muito infeliz.
Ao contrário de Vera, Mario Bueno tinha todos os requisitos para ser o homem mais feliz do mundo. Mario era belo, riquíssimo e requisitado pelas mulheres. Numa tarde, Mario e Vera encontraram-se no centro do Rio de Janeiro. O salto quebrado do sapato de Vera foi motivo suficiente para que o galanteador se oferecesse para levar a moça até a sua casa.
O encontro fortuito fez com que Vera se apaixonasse por Mario. Ela confidenciou seu amor por Mario à vizinha Gilda, que por sua vez também abriu o coração à amiga, contando seus amores e o martírio que era viver com sua mãe, D. Zeferina, que não permitia a sua participação nos atrativos da vida moderna como o jazz e o charleston.
Os sentimentos de Mario para com Vera eram diversos dos que tivera antes com outras mulheres; chegou a falar de Vera à pobre Diva, sua irmãzinha de criação, que o amava secretamente. Mario e Vera voltaram a se ver, auxiliados pelas artimanhas de Gilda e um dia... Sós! As juras de amor. A confiança ilimitada no ente amado. O pecado original!
Mario vivia agora atribulado. Nem mesmo os encantos de Helena, bela mulher que conhecera num baile à fantasia, lhe restituíam o sossego. Através de D. Zeferina, Mario fica sabendo que Vera fugira da cidade, levando sua mãe e irmã. D. Zeferina tornara-se uma mulher mais amargurada do que era antes quando constatou que sua filha Gilda perdera-se na vida. Mario, desconsolado, começou a frequentar cabarés para esquecer-se de Vera. Num desses encontrou-se com Gilda, que lhe desmentiu a informação que sua mãe lhe dera. Vera morava na mesma casa, não tendo abandonado o Rio.
Mario correu para Vera. Esta quis resistir-lhe ainda... mas seus beijos desfizeram em beijos suas antigas recusas". (Resumo da estória publicada in A Scena Muda, 20.06.1929 e Cinearte, 05.06.1929)
Gênero
Drama
Termos descritores
Comportamento Social; Juventude; Família; Sexo
Descritores secundários
Classes sociais
Termos geográficos
Rio de Janeiro - DF
Produção
Companhia(s) produtora(s): Benedetti Filme; Cinearte
Produção: Benedetti, Paulo
Direção de produção: Lima, Pedro; Rocha, Álvaro

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): Paramount; Companhia Cinematográfica Portugal

Argumento/roteiro
Argumento: Vanderley, Paulo
Roteiro: Vanderley, Paulo


Direção
Direção: Gonzaga, Adhemar
Assistência de direção: Lima, Pedro

Fotografia
Direção de fotografia: Benedetti, Paulo
Iluminação: Leonello, C.

Dados adicionais de fotografia
Chefe eletricista: Rocha, Álvaro

Direção de arte
Cenografia: Vanderley, Paulo
Letreiros: Moreyra, Álvaro; Ponce, Generoso

Música
Música original: Alim
Seleção musical: Lazzoli, Alberto

Dados adicionais de música
Título da música: Janeiro;
Música de: Gurgel, Odmar Amaral;

Título da música: Linda Flor;
Música de: Vogeler, Henrique;

Título da música: Jollity;
Música de: Zamecnik, J.S.;

Título da música: Premier Oui;

Título da música: Shouthwestern Ydyll;
Música de: Bergé, Irénée;

Título da música: Dramatic Apassionato;

Título da música: Pathetic Melody;

Título da música: Prelude of Stories of Boys;

Título da música: Musardise;

Título da música: Senhorita Brasil;
Música de: Vieira, Roque;

Título da música: Jura;

Título da música: Sou da Fuzarca;
Música de: Carvalho, Wantuyl de;

Título da música: Réveil Agité;

Título da música: Sorrow;

Título da música: Honey;

Título da música: Marcha Fúnebre
Música de: Chopin

Canção
Título: Tango
Autor da canção: Babo, Lamartine
Autor da música da canção: Alim

Locação: Cinema Íris, Rio de Janeiro - DF; mansão dos Peixoto de Castro, Rio de Janeiro - DF
Identidades/elenco:
Morena, Gracia (Vera)
Rosa, Lelita (Gilda)
Schnoor, Eva (Helena)
Nil, Eva (Diva)
Modesto, Carlos (Mário)
Torá, Martha (Emília, a mãe)
Valle, Luiza Del (D. Zeferina)
Mar, Oly (Juquinha)
Renée, Lia (Lia, a menininha)
Violeta, Carmem (Dançarina de tango)
Cavalieri, Gina (Dançarina de tango)
Araújo, Manoel F. de (Homem grisalho no cabaret)
Barros, Esperança de (Criada)
Silva, Teófilo Luciano da (Noivo)
Pedreira, Brutus (Personagem no baile de cabeleira loura)
Gonzaga, Adhemar
Lima, Pedro
Schnoor, Raul
Nacif, Salim Fuad
Strada, Ivone
Mar, Estela
Barreto Filho, Sergio
Soroa, Francisco
Brasil, Edgar
Dores, Maria das
Soares, Ligia Macedo
Edwards, Margaret
Agra, Lourival
Rey, Taciana
Rosário, Alfredo
Morano, Paulo
Correia, Maria da Conceição
Sorôa, Sergio

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Descrição de conteúdo
AG/50 CIN
JCB/OESP
RCCB/BH/2010
A Scena Muda, 20.06.1929, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/084859/15528, acesso em: 18.09.2023.
Cinearte, 05.06.1929, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/162531/7772, acesso em: 18.09.2023.
Cinearte, 02.10.1929, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/162531/8608, acesso em: 19.09.2023.
Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 06.02.2018.
Fontes consultadas:
ACPJ/I
RLF/CRJ-1914-1929/2018
MGV/P citando O Dia, 10.12.1929, p. 8.
MRG/PB
AV/ICB
Selecta
HH/FEB
CS/FCB
MAM/78
FSN/MCB
MAM/Retrospectiva Adhemar Gonzaga
JN/Manivela
ACPJ/CB: 1906-1929
CEPA/CBCP citando A República de 27.05.1930 e O Dia de 08.08 e 09.08.1930, Curitiba.
LP/FBP
SVC/FBP
EOQ/ASM, 20.06.1929, 01.07.1931, 01.03.1932 e 19.04.1932.
SPM/NHL, in Folhetim, 08.10.1988.
Observações:
JCB/OESP indica filme com "7 ou 8 partes".
Cinearte de 21.03.1928, informa que <Mauro, Humberto> teria dirigido algumas cenas "por cortesia" da <Benedetti Filme>. A edição de 14.12.1927, informa que segundo carta de <Medina, José> a <Lima, Pedro>, "neste filme pela primeira vez entre nós se filmou com música". Em 30.01.1929, inclui no elenco <Schnoor, Sylvio>, que fez uma "ponta". Em 23.01.1929, a mesma fonte informa que <Mauro, Reinaldo> seria o pseudônimo de <Modesto, Carlos>.
MAM/Retrospectiva Adhemar Gonzaga acrescenta ao elenco: <Rocha, Álvaro>; <Doria, Milton> e <Benedetti, Paulo>.
AV/ICB acrescenta ao elenco: <Mauro, Humberto>
CS/FCB inclui tambem ao elenco: <Miraino, Iria>; <Villar, Ivan> e <Antunes, João>.
RCCB/BH/2010 atualiza uma série de informações trazidas por outras fontes e indica que a origem do filme vem do projeto de 1926, do <Circuito Nacional dos Exibidores> - <C.N.E.>, cujo filme teria o título de <FRUCTOS DA ÉPOCA> e <Verga, Vittorio> escreveria o argumento e roteiro. Entre 1926 e 1927 o projeto foi alterado, e se chamaria <MOCIDADE>, escrito por <Vanderley, Paulo> da Cinearte. Em fins de 1927 os grupos que fazem parte do <C.N.E> entram em discordância em relação à produção do filme e <Benedetti, Paulo> e <Gonzaga, Adhemar> decidem produzir o filme, que neste momento já se chamava <BARRO HUMANO>, com a <Benedetti Filme> como companhia produtora. Sobre a equipe a fonte indica que <Souto, Gilberto>, <Marano, Paulo> (conhecido como <Zizico>), <Ponce, Generoso> e <Carmo, Alberto> trabalham no set de filmagens, sem função definida.
CB/Descrição de conteúdo indica análise de conteúdo realizada a partir de material incompleto.
Esta obra foi processada no âmbito do Projeto <Nitratos da Cinemateca Brasileira - Preservação e Acesso> - <Pronac 212939>, 2021, patrocinado pelo <Instituto Cultural Vale> e <Shell do Brasil>.




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