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BARRO HUMANO Título traduzido: LOS VENENOS SEXUALES
Categorias Longa-metragem / Silencioso / Ficção
Material original 35mm, BP, 16q
Versão Data e local de produção Ano: 1929 Início: 1927.09 Início de filmagem: 1927.11.20 Final de filmagem: 1929.01.31 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: DF
CertificadosCertificado de Produto Brasileiro: B1001153600000 de 08.02.2010.Censurado a 12.11.1930 em Lisboa, Portugal. Data e local de lançamento Data: 1929.06.16 Local: Rio de Janeiro Sala(s): Império
Circuito exibidorExibido em São Paulo de 15 a 18.07.1929, no Paramount; de 30 a 31.07, no Mafalda; de 31.07 a 01.08, no Colombo; a 01.08 e 04.08, no Astúrias; a 07, 08 e 10.08, no Capitólio; a 08 e 11.08, no Santo Antonio; a 14.08, no Santa Helena; de 14 a 15.08, no Olímpia e no São Pedro; de 16 a 17.08, no Avenida; a 18.08, no Cambuci e no Espéria; de 19 a 20.08, no São Paulo; a 20.08, no Avenida, no Paraíso e no Colombinho; de 20 a 21.08, no Central; de 21 a 22.08, no Espéria e no Marconi; a 23.08, no Moderno; a 24.08, no São José; a 25.08, no Paulistano; a 01.09, no Fênix e a 10.09.1929 no América. Exibido em Curitiba a 14.12.1929, no Glória e no América. Exibido em Porto, Portugal a 04.04.1931, no Jardim Passos Manuel. Exibido em Salvador no Guarani, sem indicação de data. Anunciado para o Capitólio do Rio de Janeiro, sem indicação de data. Anunciado para o Ópera, de Buenos Aires, na 1a. quinzena de dezembro, 1929. Exibido no Chile e Uruguai, sem espeficação de data. Exibido em Belo Horizonte, Maceió, Recife, Cataguases, Pelotas e Santos, sem indicação de salas ou datas.
Sinopse"Vera era arrimo de família. Perdera seu pai, sustentando mãe e irmã. Através de um anúncio de jornal arrumou emprego num escritório comercial no centro da cidade. A beleza de Vera chamava a atenção de todos, mas a situação de penúria a fazia muito infeliz. Ao contrário de Vera, Mario Bueno tinha todos os requisitos para ser o homem mais feliz do mundo. Mario era belo, riquíssimo e requisitado pelas mulheres. Numa tarde, Mario e Vera encontraram-se no centro do Rio de Janeiro. O salto quebrado do sapato de Vera foi motivo suficiente para que o galanteador se oferecesse para levar a moça até a sua casa. O encontro fortuito fez com que Vera se apaixonasse por Mario. Ela confidenciou seu amor por Mario à vizinha Gilda, que por sua vez também abriu o coração à amiga, contando seus amores e o martírio que era viver com sua mãe, D. Zeferina, que não permitia a sua participação nos atrativos da vida moderna como o jazz e o charleston. Os sentimentos de Mario para com Vera eram diversos dos que tivera antes com outras mulheres; chegou a falar de Vera à pobre Diva, sua irmãzinha de criação, que o amava secretamente. Mario e Vera voltaram a se ver, auxiliados pelas artimanhas de Gilda e um dia... Sós! As juras de amor. A confiança ilimitada no ente amado. O pecado original! Mario vivia agora atribulado. Nem mesmo os encantos de Helena, bela mulher que conhecera num baile à fantasia, lhe restituíam o sossego. Através de D. Zeferina, Mario fica sabendo que Vera fugira da cidade, levando sua mãe e irmã. D. Zeferina tornara-se uma mulher mais amargurada do que era antes quando constatou que sua filha Gilda perdera-se na vida. Mario, desconsolado, começou a frequentar cabarés para esquecer-se de Vera. Num desses encontrou-se com Gilda, que lhe desmentiu a informação que sua mãe lhe dera. Vera morava na mesma casa, não tendo abandonado o Rio. Mario correu para Vera. Esta quis resistir-lhe ainda... mas seus beijos desfizeram em beijos suas antigas recusas". (Resumo da estória publicada in A Scena Muda, 20.06.1929 e Cinearte, 05.06.1929)
GêneroDrama
Termos descritoresComportamento Social; Juventude; Família; Sexo Descritores secundáriosClasses sociais Termos geográficosRio de Janeiro - DF Produção Companhia(s) produtora(s): Benedetti Filme; Cinearte Produção: Benedetti, Paulo Direção de produção: Lima, Pedro; Rocha, Álvaro
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): Paramount; Companhia Cinematográfica Portugal
Argumento/roteiro Argumento: Vanderley, Paulo Roteiro: Vanderley, Paulo
Direção Direção: Gonzaga, Adhemar Assistência de direção: Lima, Pedro
Fotografia Direção de fotografia: Benedetti, Paulo Iluminação: Leonello, C.
Dados adicionais de fotografia Chefe eletricista: Rocha, Álvaro
Direção de arte Cenografia: Vanderley, Paulo Letreiros: Moreyra, Álvaro; Ponce, Generoso
Música Música original: Alim Seleção musical: Lazzoli, Alberto
Dados adicionais de música Título da música: Janeiro; Música de: Gurgel, Odmar Amaral;
Título da música: Linda Flor; Música de: Vogeler, Henrique;
Título da música: Jollity; Música de: Zamecnik, J.S.;
Título da música: Premier Oui;
Título da música: Shouthwestern Ydyll; Música de: Bergé, Irénée;
Título da música: Dramatic Apassionato;
Título da música: Pathetic Melody;
Título da música: Prelude of Stories of Boys;
Título da música: Musardise;
Título da música: Senhorita Brasil; Música de: Vieira, Roque;
Título da música: Jura;
Título da música: Sou da Fuzarca; Música de: Carvalho, Wantuyl de;
Título da música: Réveil Agité;
Título da música: Sorrow;
Título da música: Honey;
Título da música: Marcha Fúnebre Música de: Chopin
Canção Título: Tango Autor da canção: Babo, Lamartine Autor da música da canção: Alim
Locação: Cinema Íris, Rio de Janeiro - DF; mansão dos Peixoto de Castro, Rio de Janeiro - DF Identidades/elenco: Morena, Gracia (Vera) Rosa, Lelita (Gilda) Schnoor, Eva (Helena) Nil, Eva (Diva) Modesto, Carlos (Mário) Torá, Martha (Emília, a mãe) Valle, Luiza Del (D. Zeferina) Mar, Oly (Juquinha) Renée, Lia (Lia, a menininha) Violeta, Carmem (Dançarina de tango) Cavalieri, Gina (Dançarina de tango) Araújo, Manoel F. de (Homem grisalho no cabaret) Barros, Esperança de (Criada) Silva, Teófilo Luciano da (Noivo) Pedreira, Brutus (Personagem no baile de cabeleira loura) Gonzaga, Adhemar Lima, Pedro Schnoor, Raul Nacif, Salim Fuad Strada, Ivone Mar, Estela Barreto Filho, Sergio Soroa, Francisco Brasil, Edgar Dores, Maria das Soares, Ligia Macedo Edwards, Margaret Agra, Lourival Rey, Taciana Rosário, Alfredo Morano, Paulo Correia, Maria da Conceição Sorôa, Sergio
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Descrição de conteúdo AG/50 CIN JCB/OESP RCCB/BH/2010 A Scena Muda, 20.06.1929, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/084859/15528, acesso em: 18.09.2023. Cinearte, 05.06.1929, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/162531/7772, acesso em: 18.09.2023. Cinearte, 02.10.1929, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/162531/8608, acesso em: 19.09.2023. Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 06.02.2018. Fontes consultadas: ACPJ/I RLF/CRJ-1914-1929/2018 MGV/P citando O Dia, 10.12.1929, p. 8. MRG/PB AV/ICB Selecta HH/FEB CS/FCB MAM/78 FSN/MCB MAM/Retrospectiva Adhemar Gonzaga JN/Manivela ACPJ/CB: 1906-1929 CEPA/CBCP citando A República de 27.05.1930 e O Dia de 08.08 e 09.08.1930, Curitiba. LP/FBP SVC/FBP EOQ/ASM, 20.06.1929, 01.07.1931, 01.03.1932 e 19.04.1932. SPM/NHL, in Folhetim, 08.10.1988. Observações: JCB/OESP indica filme com "7 ou 8 partes". Cinearte de 21.03.1928, informa que <Mauro, Humberto> teria dirigido algumas cenas "por cortesia" da <Benedetti Filme>. A edição de 14.12.1927, informa que segundo carta de <Medina, José> a <Lima, Pedro>, "neste filme pela primeira vez entre nós se filmou com música". Em 30.01.1929, inclui no elenco <Schnoor, Sylvio>, que fez uma "ponta". Em 23.01.1929, a mesma fonte informa que <Mauro, Reinaldo> seria o pseudônimo de <Modesto, Carlos>. MAM/Retrospectiva Adhemar Gonzaga acrescenta ao elenco: <Rocha, Álvaro>; <Doria, Milton> e <Benedetti, Paulo>. AV/ICB acrescenta ao elenco: <Mauro, Humberto> CS/FCB inclui tambem ao elenco: <Miraino, Iria>; <Villar, Ivan> e <Antunes, João>. RCCB/BH/2010 atualiza uma série de informações trazidas por outras fontes e indica que a origem do filme vem do projeto de 1926, do <Circuito Nacional dos Exibidores> - <C.N.E.>, cujo filme teria o título de <FRUCTOS DA ÉPOCA> e <Verga, Vittorio> escreveria o argumento e roteiro. Entre 1926 e 1927 o projeto foi alterado, e se chamaria <MOCIDADE>, escrito por <Vanderley, Paulo> da Cinearte. Em fins de 1927 os grupos que fazem parte do <C.N.E> entram em discordância em relação à produção do filme e <Benedetti, Paulo> e <Gonzaga, Adhemar> decidem produzir o filme, que neste momento já se chamava <BARRO HUMANO>, com a <Benedetti Filme> como companhia produtora. Sobre a equipe a fonte indica que <Souto, Gilberto>, <Marano, Paulo> (conhecido como <Zizico>), <Ponce, Generoso> e <Carmo, Alberto> trabalham no set de filmagens, sem função definida. CB/Descrição de conteúdo indica análise de conteúdo realizada a partir de material incompleto. Esta obra foi processada no âmbito do Projeto <Nitratos da Cinemateca Brasileira - Preservação e Acesso> - <Pronac 212939>, 2021, patrocinado pelo <Instituto Cultural Vale> e <Shell do Brasil>.
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