|
NADANDO EM DINHEIRO Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, BP, 84min, 2.400m, 24q, RCA-Victor
Data e local de produção Ano: 1952 País: BR Cidade: São Bernardo do Campo Estado: SP
CertificadosRecensurado com Certificado de Censura Federal n. 17.956, de 28.02.1964, 10 cópias, livre, 960m, 16mm.Recensurado com Certificado de Censura Federal n. 17.958, de 28.02.1964, 10 cópias, livre, 2.400m.Recensurado com Certificado de Censura Federal n. 17.957, de 28.02.1964, 10 cópias, livre, 70m, trailer.Recensurado em 28.02.1964 com 10 cópias, 70m, trailer.Recensurado com Certificado de Censura Federal n. 51.814, de 20.09.1972, 8 cópias, 2.182m, livre.Recensurado com Certificado de Censura Federal n. 68.977, de 24.08.1977, livre.Certificado de Produto Brasileiro: B0300036900000 de 05.10.2003. Data e local de lançamento Data: 1952.10.27 Local: São Paulo
Circuito exibidorReprisado em São Paulo no Marrocos a 28.12.1959 e no Brás, a 30.12.1959.
SinopseIsidoro vivia num cortiço no centro da grande capital paulista, trabalhando na praça como fazedor de carretos com seu velho caminhão, o "Anastácio". Numa certa manhã, um automóvel de luxo dá uma trombada em "Anastácio", amassando-lhe o motor. Devido ao acidente, o caminhoneiro precisa informar o seu nome completo a um guarda: Isidoro Colepicola. Com essa informação, Isidoro é identificado pelo passageiro no "cadillac" como sendo o possível herdeiro de um grande industrial. Confirmado o seu direito à herança, o motorista de caminhão, de um momento para o outro, se vê senhor de uma fortuna de dezenas de milhões. Isidoro transforma-se num mecenas, protetor das artes e dos inventores, adquire coleções raras e custeia a construção de complicadas aparelhagens. As manias do novo milionário, os banquetes que ele dá, e seu espírito romântico de galã desastrado, fazem Isidoro se meter em uma série de complicações e aventuras cômicas. (Baseado em Correio Paulistano)
GêneroComédia
Termos descritoresFamília; Comportamento social; Automóvel; Acidente; Tecnologia Descritores secundáriosHerança; Dinheiro; Conflito social; Consumismo; Caminhão; Máquina; Robótica Termos geográficosEstádio do Pacaembu, São Paulo - SP; Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, São Paulo - SP Produção Companhia(s) produtora(s): Companhia Cinematográfica Vera Cruz S.A. Direção de produção: Piccinini, Pio Assistência de produção: Rodrigues, Geraldo Faria
Produção - Dados adicionais Financimento/patrocínio: Banespa Banco do Estado de São Paulo S.A.
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): Columbia Pictures; Titanus Filmes; Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.
Argumento/roteiro Argumento: Almeida, Abílio Pereira de
Direção Direção: Almeida, Abílio Pereira de; Thiré, Carlos Assistência de direção: Rabatoni, Tony; Hingst, Sérgio Continuidade: Lima, Maria Aparecida de
Fotografia Direção de fotografia: Huke, Nigel C. Assistência de fotografia: Guglielmi, Carlo Câmera: Mills, Jack
Dados adicionais de fotografia Chefe eletricista: Warnovsky, Sérgio
Som Engenharia de som: Ramussen, Erik; Hack, Ernest
Dados adicionais de som Assistente de som: Zalunardo, Giovanni; Nanni, Raul
Montagem Montagem: Novais, Álvaro; Arlindo, Germano; Vitaliano, Walter Edição: Hafenrichter, Oswald
Direção de arte Guarda-roupa: Moura, Simone de Cenografia: Massenzi, Pierino
Dados adicionais de direção de arte Responsável por construções: Dreos, José Contra-regra/acessórios de cenografia: Monteiro, Manoel Maquiagem: Fletcher, Valerie Assistência de maquiagem: Monteiro, João Desenho de cenografia: Santos, João Maria dos
Música Arranjos musicais: Gnatalli, Radamés
Locação: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, São Paulo - SP Identidades/elenco: Mazzaropi, Amácio (Isidoro Colepicola) Veloso, Ludy (Maria) Carvalho, A. C. (Eufrásio) Junqueira, Nieta (Xantipa) Duval, Liana (criadinha) Muller, Carmen (Marlene) Moura, Simone de (modista) Leporace, Vicente (Francisco) Batista, Xandó Arisa, Francisco Pernambuco, Jaime Albuquerque, Elísio de Campos, Ayres Sucupira, Napoleão Pinto, Domingos Camargo, Nelson Barabani, Bruno Martinelli, Giordano Duque - cachorro (Coronel)
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros-Cat CB/Ficha Filmográfica MRG/VCFS Certificado de Censura Federal CENS/I CB/EMB-110.2-00645 EPB/AP-MJTCB/1999 Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 17.01.18. Correio Paulistano, 09.10.1952, número 29602, p. 14, disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/090972_10/13060, acesso em: 11.09.2023. Correio Paulistano, 26.10.1952, número 29617, p. 20, disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/090972_10/13303, acesso em: 11.09.2023. A Cena Muda, 20.12.1951, número 51, p. 15, disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/084859/55696, acesso em: 11.09.2023. A Cena Muda, 24.04.1952, número 17, p. 5, disponível em: https://memoria.bn.br/pdf/084859/per084859_1952_00017.pdf, acesso em: 11.09.2023. A Cena Muda, 22.08.1952, número 34, p. 5, disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/084859/56946, acesso em: 11.09.2023. A Cena Muda, 12.06.1952, número 24, p. 4, disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/084859/56585, acesso em: 11.09.2023. Diário da Noite (SP), 28.10.1952, número 8536, p. 11, disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/093351/26270, acesso em: 11.09.2023. Fontes consultadas: CS/FF AV/ICB FCB/FF ALSN/DFB-LM ACPJ/I Observações: A Cena Muda, 20.12.1951, aponta o filme como sendo uma "divertida sequência" de <SAI DA FRENTE>. A Cena Muda, 22.08.1952, indica <Berrier, Annie> no elenco do filme. Correio Paulistano, 26.10.1952, informa que a estreia no dia 27.10.1952 teria envolvido o lançamento simultâneo do filme em 36 cinemas do estado de São Paulo, sendo 26 deles localizados na capital paulista. Diário da Noite aponta que o filme foi lançado simultaneamente em 28 cinemas da cidade de São Paulo. A mesma fonte indica no elenco <Hingst, Sérgio> e "a menina" <Tita>. EPB/AP-MJTCB/1999 indica que o filme foi exibido em 26 cinemas no <Rio de Janeiro - DF> ao longo de novembro de 1952. A Cena Muda, 12.06.1952, informa que <Moema, Miriam> foi aprovada para compor o elenco da produção, mas não pôde participar do filme por questões de agenda e compromissos com outros projetos. A Cena Muda, 24.04.1952, em matéria sobre os bastidores do filme, aponta que o fotógrafo e operador de câmera trabalhando na produção seria <Willis, Tom>, vindo "especialmente da Inglaterra". Não foram encontradas na imprensa da época outras informações sobre esse profissional, sendo provável que a matéria tenha se confundido quanto ao nome, sendo <Mills, Jack> o operador de câmera inglês que trabalhou em <NADANDO EM DINHEIRO>, creditado nos letreiros da produção. CB/Ficha Filmográfica informa que cópias em 16mm foram distribuídas em 1964 pela <Ocil Filmes>. A fonte aponta que no mesmo ano, circulando em cópias 35mm, o filme foi distribuído pela <Marte Filmes>.
|