Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=003341 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
Fotos
Cartaz
NADANDO EM DINHEIRO
Categorias
Longa-metragem / Sonoro / Ficção

Material original
35mm, BP, 84min, 2.400m, 24q, RCA-Victor

Data e local de produção
Ano: 1952
País: BR
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: SP


Certificados
Recensurado com Certificado de Censura Federal n. 17.956, de 28.02.1964, 10 cópias, livre, 960m, 16mm.Recensurado com Certificado de Censura Federal n. 17.958, de 28.02.1964, 10 cópias, livre, 2.400m.Recensurado com Certificado de Censura Federal n. 17.957, de 28.02.1964, 10 cópias, livre, 70m, trailer.Recensurado em 28.02.1964 com 10 cópias, 70m, trailer.Recensurado com Certificado de Censura Federal n. 51.814, de 20.09.1972, 8 cópias, 2.182m, livre.Recensurado com Certificado de Censura Federal n. 68.977, de 24.08.1977, livre.Certificado de Produto Brasileiro: B0300036900000 de 05.10.2003.
Data e local de lançamento
Data: 1952.10.27
Local: São Paulo


Circuito exibidor
Reprisado em São Paulo no Marrocos a 28.12.1959 e no Brás, a 30.12.1959.
Sinopse
Isidoro vivia num cortiço no centro da grande capital paulista, trabalhando na praça como fazedor de carretos com seu velho caminhão, o "Anastácio". Numa certa manhã, um automóvel de luxo dá uma trombada em "Anastácio", amassando-lhe o motor. Devido ao acidente, o caminhoneiro precisa informar o seu nome completo a um guarda: Isidoro Colepicola. Com essa informação, Isidoro é identificado pelo passageiro no "cadillac" como sendo o possível herdeiro de um grande industrial. Confirmado o seu direito à herança, o motorista de caminhão, de um momento para o outro, se vê senhor de uma fortuna de dezenas de milhões. Isidoro transforma-se num mecenas, protetor das artes e dos inventores, adquire coleções raras e custeia a construção de complicadas aparelhagens. As manias do novo milionário, os banquetes que ele dá, e seu espírito romântico de galã desastrado, fazem Isidoro se meter em uma série de complicações e aventuras cômicas. (Baseado em Correio Paulistano)
Gênero
Comédia
Termos descritores
Família; Comportamento social; Automóvel; Acidente; Tecnologia
Descritores secundários
Herança; Dinheiro; Conflito social; Consumismo; Caminhão; Máquina; Robótica
Termos geográficos
Estádio do Pacaembu, São Paulo - SP; Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, São Paulo - SP
Produção
Companhia(s) produtora(s): Companhia Cinematográfica Vera Cruz S.A.
Direção de produção: Piccinini, Pio
Assistência de produção: Rodrigues, Geraldo Faria

Produção - Dados adicionais
Financimento/patrocínio: Banespa Banco do Estado de São Paulo S.A.

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): Columbia Pictures; Titanus Filmes; Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.

Argumento/roteiro
Argumento: Almeida, Abílio Pereira de


Direção
Direção: Almeida, Abílio Pereira de; Thiré, Carlos
Assistência de direção: Rabatoni, Tony; Hingst, Sérgio
Continuidade: Lima, Maria Aparecida de

Fotografia
Direção de fotografia: Huke, Nigel C.
Assistência de fotografia: Guglielmi, Carlo
Câmera: Mills, Jack

Dados adicionais de fotografia
Chefe eletricista: Warnovsky, Sérgio

Som
Engenharia de som: Ramussen, Erik; Hack, Ernest

Dados adicionais de som
Assistente de som: Zalunardo, Giovanni; Nanni, Raul

Montagem
Montagem: Novais, Álvaro; Arlindo, Germano; Vitaliano, Walter
Edição: Hafenrichter, Oswald

Direção de arte
Guarda-roupa: Moura, Simone de
Cenografia: Massenzi, Pierino

Dados adicionais de direção de arte
Responsável por construções: Dreos, José
Contra-regra/acessórios de cenografia: Monteiro, Manoel
Maquiagem: Fletcher, Valerie
Assistência de maquiagem: Monteiro, João
Desenho de cenografia: Santos, João Maria dos

Música
Arranjos musicais: Gnatalli, Radamés

Locação: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, São Paulo - SP
Identidades/elenco:
Mazzaropi, Amácio (Isidoro Colepicola)
Veloso, Ludy (Maria)
Carvalho, A. C. (Eufrásio)
Junqueira, Nieta (Xantipa)
Duval, Liana (criadinha)
Muller, Carmen (Marlene)
Moura, Simone de (modista)
Leporace, Vicente (Francisco)
Batista, Xandó
Arisa, Francisco
Pernambuco, Jaime
Albuquerque, Elísio de
Campos, Ayres
Sucupira, Napoleão
Pinto, Domingos
Camargo, Nelson
Barabani, Bruno
Martinelli, Giordano
Duque - cachorro (Coronel)

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/Ficha Filmográfica
MRG/VCFS
Certificado de Censura Federal
CENS/I
CB/EMB-110.2-00645
EPB/AP-MJTCB/1999
Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 17.01.18.
Correio Paulistano, 09.10.1952, número 29602, p. 14, disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/090972_10/13060, acesso em: 11.09.2023.
Correio Paulistano, 26.10.1952, número 29617, p. 20, disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/090972_10/13303, acesso em: 11.09.2023.
A Cena Muda, 20.12.1951, número 51, p. 15, disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/084859/55696, acesso em: 11.09.2023.
A Cena Muda, 24.04.1952, número 17, p. 5, disponível em: https://memoria.bn.br/pdf/084859/per084859_1952_00017.pdf, acesso em: 11.09.2023.
A Cena Muda, 22.08.1952, número 34, p. 5, disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/084859/56946, acesso em: 11.09.2023.
A Cena Muda, 12.06.1952, número 24, p. 4, disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/084859/56585, acesso em: 11.09.2023.
Diário da Noite (SP), 28.10.1952, número 8536, p. 11, disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/093351/26270, acesso em: 11.09.2023.
Fontes consultadas:
CS/FF
AV/ICB
FCB/FF
ALSN/DFB-LM
ACPJ/I
Observações:
A Cena Muda, 20.12.1951, aponta o filme como sendo uma "divertida sequência" de <SAI DA FRENTE>.
A Cena Muda, 22.08.1952, indica <Berrier, Annie> no elenco do filme.
Correio Paulistano, 26.10.1952, informa que a estreia no dia 27.10.1952 teria envolvido o lançamento simultâneo do filme em 36 cinemas do estado de São Paulo, sendo 26 deles localizados na capital paulista.
Diário da Noite aponta que o filme foi lançado simultaneamente em 28 cinemas da cidade de São Paulo. A mesma fonte indica no elenco <Hingst, Sérgio> e "a menina" <Tita>.
EPB/AP-MJTCB/1999 indica que o filme foi exibido em 26 cinemas no <Rio de Janeiro - DF> ao longo de novembro de 1952.
A Cena Muda, 12.06.1952, informa que <Moema, Miriam> foi aprovada para compor o elenco da produção, mas não pôde participar do filme por questões de agenda e compromissos com outros projetos.
A Cena Muda, 24.04.1952, em matéria sobre os bastidores do filme, aponta que o fotógrafo e operador de câmera trabalhando na produção seria <Willis, Tom>, vindo "especialmente da Inglaterra". Não foram encontradas na imprensa da época outras informações sobre esse profissional, sendo provável que a matéria tenha se confundido quanto ao nome, sendo <Mills, Jack> o operador de câmera inglês que trabalhou em <NADANDO EM DINHEIRO>, creditado nos letreiros da produção.
CB/Ficha Filmográfica informa que cópias em 16mm foram distribuídas em 1964 pela <Ocil Filmes>. A fonte aponta que no mesmo ano, circulando em cópias 35mm, o filme foi distribuído pela <Marte Filmes>.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS