Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=000052 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
A GRANDE PARADA DOS LEGIONARIOS MINEIROS

Outras remetências de título:
A GRANDE PARADA DA LEGIÃO DE OUTUBRO
Categorias
/ Silencioso / Não ficção

Material original
35mm, BP

Data e local de produção
Ano: 1931
Data de filmagem: 1931.04.21
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Circuito exibidor
Exibido em Belo Horizonte de 04 a 05.05.1931, no Glória; a 06.05, no Avenida; a 07.05, no Floresta; a 08.05, no Pathé; a 09.05, no América; a 10.05, no Avenida e Democrata.
Sinopse
O secretário do Interior do Estado de Minas Gerais, Gustavo Capanema, e o das Finanças, Amaro Lanari, recepcionam na estação ferroviária de Belo Horizonte o ministro da Educação e Saúde Pública, Francisco Campos, responsável pela formação da Legião de Outubro, para o grande desfile de 21 de abril. Nesse dia, durante a manhã, na Praça Ruy Barbosa, com a presença de arcebispos e bispos mineiros, além do presidente do Estado, Olegário Maciel, e outras autoridades, é celebrada missa campal por dom Antonio dos Santos Cabral, arcebispo de Belo Horizonte, acompanhada por 16.000 legionários e pelo povo da cidade. Ao término da cerimônia, discursa o bispo de Uberaba, dom Luiz Sant'Anna, que felicita as autoridades presentes e a Legião Mineira. À tarde, na Avenida Afonso Pena, concentração de milicianos à espera da revista.
O presidente Olegario Maciel retira-se do Palácio da Liberdade e, em companhia dos fardados Francisco Campos e Gustavo Capanema, em carro escoltado por oficiais em motocicletas e cavalos, dirigem-se todos para a revista dos milicianos. Durante o percurso, a comitiva é saudada pelo povo e pelos legionários. A Força Pública do Estado também se faz presente entre o grande número de pessoas que participa das festividades.
O carro do presidente Maciel retorna ao Palácio da Liberdade, onde a multidão já espera pela passagem da Legião. Na sacada do Palácio, as autoridades civis e eclesiásticas acomodam-se para acompanhar o desfile. Os cerca de 16 mil legionários de todos os municípios de Minas iniciam sua marcha sob o comando do cel. Oscar Paschoal.
No dia seguinte, no Parque Municipal, Olegario Maciel oferece um "lunch" em homenagem aos milicianos, servido pelas professoras das escolas de Belo Horizonte.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Partido Político; Revolução de 1930; Governo Estadual; MG; Solenidade; Desfile; Estação ferroviária; Automóvel; Missa; Festa; Artes Plásticas; Palestra; Juventude; Comportamento social; Comércio; Animal; Exército; Força Pública; Alimentação; Escola
Descritores secundários
Política; Governo Federal; Legião de Outubro; Legião Liberal Mineira; Força paramilitar; Estação Ferroviária Central do Brasil, Belo Horizonte - MG; Trem; Transporte coletivo; Bonde; Religião; Igreja Católica; Missa campal; Arte; Escultura; Monumento; Monumento à Terra Mineira; Chapelaria Londres; Casa Hermanny; Cine Gloria; Cafe e Bar Academico; Cavalo; Força Pública do Estado de Minas Gerais; Palácio da Liberdade, Belo Horizonte - MG; Motocicleta; Ensino
Termos geográficos
Belo Horizonte - MG; Praça da Estação, Belo Horizonte - MG; Praça Rui Barbosa, Belo Horizonte - MG; Estação Ferroviária Central do Brasil, Belo Horizonte - MG; Palácio da Liberdade, Belo Horizonte - MG; Praça da Liberdade, Belo Horizonte - MG; Avenida Afonso Pena, Belo Horizonte - MG; Parque Municipal, Belo Horizonte - MG; Secretaria da Educação, Belo Horizonte - MG; Prédio Rosa, Belo Horizonte - MG
Produção
Companhia(s) produtora(s): A. Botelho Film

Identidades/elenco:
Campos, Francisco
Capanema, Gustavo
Lanari, Amaro
Maciel, Olegário
Oliveira, Helvécio Gomes de
Souza, Joaquim Silvério de
Ferrão, João de Almeida
Engelke, Inoncêncio
Pimenta, Justino
Sant'Anna, Luiz
Cabral, Antonio dos Santos
Paschoal, Oscar

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros
CB/Ficha filmográfica
PRGM/APM/2018
O Jornal, 23.04.1931, p. 3, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/110523_03/7586, acesso em: 15.12.2023.
O Municipio, 02.08.1931, p. 2-4, disponível em: https://memoria.bn.br/pdf/761907/per761907_1931_00099.pdf, acesso em: 15.12.2023.
A Batalha, 18.04.1931, p. 2, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/175102/3146, acesso em: 15.12.2023.
Diário da Manhã (PE), 21.04.1931, p. 2, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/093262_02/4314, acesso em: 15.12.2023.
Site, Google Arts e Culture, O Prédio Rosa: Patrimônio, Memória e Arquitetura, disponível em: https://artsandculture.google.com/story/4AWR2xfIeLRHLQ, acesso em: 15.12.2023.
Fontes consultadas:
MRG/MGEF
Site, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da FGV, disponível em: www.cpdoc.fgv.br, acesso em: 03.07.2009.
Site, Diocese da Campanha, disponível em: www.diocesedacampanha.org.br, acesso em: 03.07.2009.
Observações:
CB/Transcrição de letreiros indica análise de conteúdo realizada a partir de material incompleto, por falta apenas da cartela inicial. No entanto, informações geralmente encontradas nas cartelas iniciais são reveladas nas molduras dos demais intertítulos, como o título original da obra e a companhia produtora - ora <A. Botelho Film>, ora <Botelho e Netto>, ambas com o mesmo endereço.
PRGM/APM/2018 informa que a denominação oficial da <Legião de Outubro> era <Legião Liberal Mineira>, também chamada de <Legião Mineira> ou <Legião Revolucionária Mineira>.
A Batalha e Diário da Manhã (PE) afirmam que, respaldado pela lei, o diretor da <Estação Central do Brasil> concedeu um abatimento da metade do valor da passagem para os legionários que se destinavam a Belo Horizonte - o que pode explicar a informação contida em CB/Transcrição de letreiros, relatando que cerca de 16.000 legionários participaram. Acrescentando que, quando colocados lado a lado, formaram uma fila de quase quatro quilômetros.
Google Arts e Culture esclarece que o <Prédio Rosa> (que aparece nas cenas filmadas na Praça da Liberdade) neste ano já era a sede da <Secretaria da Educação>. De 1897 a 1930 foi sede da <Secretaria do Interior> e a partir de 2010, deixa de sediar a Secretaria da Educação para dar lugar ao <Museu das Minas e do Metal>.
Restaurado pela Cinemateca Brasileira no projeto <Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro> / <CEF> - <Caixa Econômica Federal>, 2007-2008.
Esta obra foi processada no âmbito do Projeto <Nitratos da Cinemateca Brasileira - Preservação e Acesso> - <Pronac 212939>, 2021, patrocinado pelo <Instituto Cultural Vale> e <Shell do Brasil>.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS