Arquivo Paulo Emilio Salles Gomes


Doado por Lygia Fagundes Telles em 1978, o conjunto documental registra momentos da vida e da obra de Paulo Emilio, espelhando suas diversas atividades: como militante político, pesquisador, escritor, crítico, conservador-chefe da Cinemateca Brasileira e professor.

A série Produção Intelectual disponível neste catálogo permite acompanhar a formação do titular: da produção escolar no Lyceu Nacional Rio Branco, na década de 1930, à produção crítica e ficcional dos anos de 1970. Entre vários escritos, destaque para textos literários, anotações de filmes do Cinema Novo e de comédias eróticas da década de 70, além de roteiros de autoria do titular.

A série Correspondência se divide em três subséries: Correspondência Ativa, Passiva e de Terceiros. O conjunto permite uma aproximação maior das idéias políticas e cinematográficas do titular que, do início da década de 1930 até meados da década de 1970, se correspondeu com personalidades marcantes das culturas brasileira e européia.

Com aproximadamente cinco mil volumes, a biblioteca particular de Paulo Emilio Salles Gomes reúne livros sobre história, sociologia, literatura, política e crítica literária. A abrangência do projeto crítico do titular está refletida nessa biblioteca, que possui, entre outras, obras de Karl Marx, Marcel Proust e Antonio Candido.

Disponibilidade na internet: Série Produção Intelectual, Série Correspondência e Biblioteca Particular de Paulo Emilio Salles Gomes

Mais dados sobre o Arquivo e seu titular

Caderno de Imagens


  Pesquisa simples   
Pesquisa avançada
 
  Entre uma ou mais palavras
    
  Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)
 



Search engine: iAH powered by WWWISIS