Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=039024 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
TICIO ESCOBAR

Série:
ENCONTROS TRANSVERSAIS
Categorias
Longa-metragem / Sonoro / Não ficção

Material original
COR, 24q, Mono

Data e local de produção
Ano: 2012
País: BR
Cidade: São Paulo
Estado: SP


Sinopse
O critico de arte Ticio Escobar reflete longamente sobre a formação cultural do continente, as relações internacionais na região e a produção artística contemporânea. Os desafios da participação política e as origens de sua militância em favor dos direitos humanos também são abordados. Advogado de formação, Ticio Escobar vive no Paraguai onde envolveu-se com a causa dos direitos sociais, civis e dos povos indígenas, dedicando-se consequentemente ao estudo sistemático das culturas populares paraguaia e latino-americanas. Mestre em filosofia, Escobar foi "Director de Cultura" da cidade de Asunción (1991-1996) e Ministro da Cultura do Paraguai (2008-2012). Foi o autor da "Ley Nacional de Cultura de Paraguay" ("Ley n§ 3051", de 17 de novembro de 2006). Em 1979 fundou, em Asunción, o Museo del Barro, um dos mais importantes museus mundiais em matéria de cultura popular. No mesmo ano, na mesma cidade, fundou o Museo de Arte Indígena, do qual foi diretor até 2008. Representou o Paraguai junto à Bienal Internacional de Arte de São Paulo (1978-1988) e dirigiu a sessão paraguaia da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA) (1999-2002). Em 1998, recebeu o Prince Claus Fund Prize (Países Baixos). Em 2004, recebeu o Premio Bartolomé de las Casas, criado em 1991 pela Casa de América (Espanha) com o objetivo de "promover o conhecimento e o apreço pelas manifestações culturais , passadas e presentes, dos povos indígenas da América". Curador, professor, crítico de arte e promotor cultural, além de renomado especialista em estética e arte latino-americana, Escobar é autor de inúmeros artigos e livros. (Baseado em CB/Documentação Diversa)
Gênero
Documentário
Termos descritores
Arte; XL; Índio; Governo Federal; PY; Museu; Prêmio
Descritores secundários
Direito; Filosofia; Diretoria de Cultura; Asunción - PY; Ministério da Cultura do Paraguai; Ley Nacional de Cultura de Paraguay; Museo del Barro, Asunción - PY; Museo de Arte Indígena, Asunción - PY; Bienal Internacional de Arte de São Paulo; AICA - Associação Internacional dos Críticos de Arte; Prince Claus Fund Prize - NL - prêmio; Premio Bartolomé de las Casas - ES - prêmio; Casa de América - ES
Produção - Dados adicionais
Financimento/patrocínio: Ministério da Cultura
Coordenação de produção: Leite, José Guilherme Pereira

Fotografia
Direção de fotografia: Kodato, Lúcio
Câmera: Kodato, Lúcio
Assistência de câmera: Kao, Nelson

Som
Direção de som: Zerino, Leonardo

Locação: São Paulo - SP
Identidades/elenco:
Escobar, Ticio
Leite, José Guilherme Pereira
Salerno, Osvaldo

Conteúdo examinado: N
Fontes utilizadas:
CB/Documentação Diversa, D1755/6
Observações:
CB/Documentação Diversa informa que o crítico de arte Ticio Escobar participou dos Encontros Transversais em 23 de setembro de 2012.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS