Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=036982 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
CERAMICA HORIZONTINA
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção

Data e local de produção
Ano: 1920p
País: BR
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG


Sinopse
Aspectos da fábrica de cerâmica Horizontina. A fabricação de tijolos, o abastecimento da moenda e o transporte de matéria-prima. Os interiores da fábrica: o refino do barro, a fabricação de telhas, a fabricação de manilhas, o abastecimento das máquinas, o sistema de roldanas e o processo de secagem. Em destaque o trabalho de crianças. Vista externa da fábrica. Trabalhador sem parte dos dedos da mão esquerda manuseia máquina de corte. A saída de trabalhadores da fábrica. Estudantes de engenharia visitam o estabelecimento. O grupo de visitantes e o encarregado da fábrica posam para a câmera. Em pátio externo, os produtos finalizados: manilhas, telhas "francezas", telhas curvas e tijolos. Em loja, o mostruário com produtos feitos de cerâmica, populares visitam o estabelecimento.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Trabalho; Indústria; Comércio; Negro; Criança; Cidade; Belo Horizonte - MG; Animal; Transporte de carga; Ferrovia
Descritores secundários
Acidente de trabalho; Trabalho infantil; Feira; Mula; Cavalo; Vagão
Termos geográficos
Belo Horizonte - MG; Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG
Produção
Produção: Bonfioli, Igino

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Doc
FR-LFM/ECB
Site, PUC-Minas Online: FREITAS, Marcel de Almeida. A influência italiana na arquitetura de Belo Horizonte. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v.14 - n.15 - dezembro 2007. disponível em: http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20081029100438.pdf, acesso em: 10.05.2010
Observações:
FR-LFM/ECB informa que a carreira cinematográfica de Igino Bonfioli se inicia em 1920. A data do filme foi estabelecida a partir desse marco.
PUC-Minas Online informa que a fábrica "Cerâmica Horizontina", fundada por <Antonini, Carlos> em 1898, localizava-se no bairro de Santa Efigênia, na cidade de Belo Horizonte.
Restaurado pela Cinemateca Brasileira no projeto <Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro> / <SAV> - <Secretaria do Audiovisual>, 2006-2007.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS