Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=036974 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
REGIMENTO DA FORÇA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
(Título atribuído)

Outras remetências de título:
A FORÇA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS; DESFILE MILITAR III
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
35mm, BP, 16q

Data e local de produção
Ano: 1934
País: BR
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG


Sinopse
O Regimento da Força Pública de Minas Gerais apresenta seus superiores: o Dr. Carlos Luz, Secretário do Interior e Comandante Geral da Força Pública, o Cel. José Gabriel Marques, Chefe do E. M. da Força Pública, Coronel Juvenal Pequeno, Coronel José Gabriel Marques, Coronel Anisio Fróes e o Tte. Cel. Manoel Rodrigues de Faria. O próprio Regimento é apresentado, com seus inferiores e graduados. O Regimento, sob o comando do Tenente Coronel Manoel Rodrigues de Faira, saúda a Bandeira Nacional. O Regimento deixa o Campo de Instrução e, depois de um exercício de marcha, desfila na Praça da Liberdade. O Regimento passa pelo Viaduto de Belo Horizonte. O Regimento em marcha pela rua da Baía. Chegada do Regimento ao Quartel. Homenagem do Regimento ao Governo do Estado e ao 10o. R. I. no dia 3-6-34. O Sr. Benedito Valadares Ribeiro e sua esposa Odete Valadares Ribeiro, acompanhados do Sr. Carlos Luz e sua esposa e demais auxiliares do governo, do Coronel Alberto Portela, representante do General Comandante da 4a. R. M. de altas patentes do Exercito. Todos são recebidos na entrada do quartel pelo Comandante Faria, oficiais do Regimento e comissão de senhoras. O Interventor Federal, auxiliares de governo, oficiais do Exército e da Força Pública, representantes da magistratura, do clero, da instrução, do comércio, da imprensa e muitas outras pessoas assistem aos vários exercícios executados por soldados, graduados, sargentos e oficiais. O cavalo Biscoito, mascote do Regimento, é apresentado. Em seguida, uma série de competições esportivas e os bailes dos praças, dos oficiais. O Gabinete do Comando do Regimento.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Exército; Esporte
Descritores secundários
Limas, Dr. Noraldino; Matos, Dr. Mario
Termos geográficos
Belo Horizonte - MG; Praça da Liberdade, Belo Horizonte - MG; Rua da Baía, Belo Horizonte - MG
Produção
Companhia(s) produtora(s): Bonfioli Films

Identidades/elenco:
Luz, Carlos
Marques, Cel. José Gabriel
Pequeno, Coronel Juvenal
Fróes, Coronel Anisio
Faria, Tte. Cel. Manoel Rodrigues de
Ribeiro, Benedito Valadares
Ribeiro, Odete Valadares
Portela, Coronel Alberto
Biscoito - cavalo
Francisco, Soldado José
Batista, Soldado João
Pinheiro, Israel
Mendes, Soldado Alberico
Santos, Tenente Lindolfo
Pereira, Capitão Rufino
Batista, Tenente Josué
Alves, Soldado Vicente
Santos, Cabo José dos

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Doc
Observações:
CB/Descrição plano a plano informa que os letreiros possuem a marca da produtora e indicam a cidade de Belo Horizonte como local da produção, além de apresentar, em um dos intertítulos, a informação "03.06.1934" que possibilitou a datação do filme. Menciona a existência, para o mesmo filme, do título <FORÇA PUBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, A> com direção técnica de <Bonfioli, Igino> e produção da <Brasília Filmes> por volta de 1936.
A mesma fonte informa que partes do filme estavam reunidas numa versão com cerca de 8 minutos e 30 segundos, anteriomente identificada como <DESFILE MILITAR III>.
Restaurado pela Cinemateca Brasileira no projeto <Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro> / <CEF> - <Caixa Econômica Federal>, 2007-2008.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS