Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=036956 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
COMPANHIA DOCAS DE SANTOS
Categorias
Longa-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
35mm, BP, 86min20seg, 1860m

Versão
Data e local de produção
Ano: 1926
País: BR


Sinopse
O cais do porto de Santos com seus 4.720 metros de extensão. A movimentação de estivadores no cais, os galpões das oficinas mecânicas e a fundição, montagem e carpintaria da Companhia Docas de Santos, empresa concessionária do porto desde 1888. Busto de Guilherme Benjamin Weinschenck, engenheiro brasileiro responsável pelos projetos das obras da Companhia. A saída dos operários das oficinas para o almoço e o lançamento de pequeno barco ao mar. As ferrovias da São Paulo Railway que servem o porto. A descarga e o carregamento de navios feitos com o auxílio de guindastes. O embarque de carne congelada da Companhia Continental, e de passageiros transportados em trem da São Paulo Railway, no transatlântico Andes da Mala Real Inglesa - as manobras de saída desse navio, auxiliado por um rebocador. A atracação do navio francês Lutetia. Os reservatórios de óleo combustível do porto. A chegada do café em carroças e caminhões e a esteira que transporta as sacas até os paquetes norte-americanos Vandyck e Pan America. Aspectos dos armazéns, do frigorífico e dos escritórios da companhia. A pedreira localizada em Jabaquara, cujas britas são transportadas por via férrea. A usina hidrelétrica de Itatinga e a vila de mesmo nome para funcionários da companhia que trabalham na usina, aspectos como a casa dos engenheiros, o posto médico e a Escola Docas de Santos para os filhos dos empregados.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Porto; Embarcação; Trabalho
Descritores secundários
Ferrovia; Transporte coletivo; Transporte de carga; Café; Extrativismo; Energia; Escola; Monumento; São Paulo Railway; Andes - embarcação; Mala Real Inglesa; Royal Mail Steam Packet; Frigorífico Continental; Lutetia - embarcação; Vandyck - embarcação; Pan America - embarcação; Energia elétrica; Usina Hidrelétrica de Itatinga; Escola Docas de Santos; Gaffreé, Cândido - organizador da Companhia Docas de Santos; Guinle, Eduardo Palassin - organizador da Companhia Docas de Santos; Weinschenck, Guilherme Benjamin - busto
Termos geográficos
Santos - SP; Jabaquara, Santos - SP; Canal de Bertioga - SP; Rio Itapanhaú - SP; Itatinga - SP
Identidades/elenco:
Aguiar, Arnaldo Ferreira de
Aguiar, Jesusa de

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros
CB/Descrição plano a plano
Site, Novo Milenio, disponível em: www.novomilenio.inf.br/porto, acesso em: 03.06.2009.
Site, Câmara de Osasco, disponível em: www.camaraosasco.sp.gov.br/osasco/industrias, acesso em: 03.06.2009.
Site, Estações Ferroviarias, disponível em: www.estacoesferroviarias.com.br, acesso em: 03.06.2009.
Site, Itaú Cultural Play, disponível em: https://www.itauculturalplay.com.br/, acesso em: 27.04.2022.
Site, Vida Domestica, 04.1926, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/830305/5590, acesso em: 29.08.2023.
Site, Novo Milenio, Prefeitos, disponível em: https://www.novomilenio.inf.br/santos/prefeito.htm, acesso em: 29.08.2023.
Fontes consultadas:
Site, Porto de Santos, disponível em http://www.portodesantos.com.br/, acesso em: 07/04/2010.
Site, Docas S.A., disponível em: http://www.docas.com.br/interna_01_form.html, acesso em: 10/04/2010.
Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 28.04.2022.
Observações:
CB/Descrição plano a plano menciona que o Frigorífico Continental, em 1934, passou a denominar-se <Frigorífico Wilson do Brasil S.A.>.
Site Estações Ferroviarias informa que em 1946, quando terminou a concessão da <São Paulo Railway> aos investidores ingleses, esta passou a denominar-se <Estrada de Ferro Santos-Jundiaí>.
Site Ancine não possui número de Certificado de Produto Brasileiro para esta obra.
Restaurado pela Cinemateca Brasileira no projeto <Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro> / <CEF> - <Caixa Econômica Federal>, 2007-2008.
Esta obra foi processada no âmbito do Projeto <Nitratos da Cinemateca Brasileira - Preservação e Acesso> - <Pronac 212939>, 2021, patrocinado pelo <Instituto Cultural Vale> e <Shell do Brasil>.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS