Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=035461 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
MIOCARDIO EM CULTURA

Outras remetências de título:
MIOCARDIO EM CULTURA - POTENCIAIS DE AÇÃO; MIOCÁRDIO EM CULTURA (I)
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
16mm, BP, 9min13seg, 110m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1942
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ


Sinopse
Profissionais de jaleco num laboratório (de Biofísica da Faculdade Nacional de Medicina?). Uma galinha imobilizada é preparada para uma intervenção cirúrgica. Um corte inicial com bisturi, e depois com tesoura, entre o peito e o pescoço da ave, seguido da intervenção na parede do coração do animal, possibilita a colocação de um catéter para a coleta da mostra de sangue num tubo de ensaio. A retirada do tubo de ensaio da centrífuga com o sangue já decantado. Dois tubos de ensaio com substância transparente num refrigerador. Com o uso de uma pinça, é retirado o embrião de um ovo que é colocado numa placa de Petri. Segue-se a preparação do meio de cultura em placas de vidro e, posteriormente, o movimento celular é mostrado em imagens microscópicas. Detalhes de uma câmera cinematográfica adaptada a um tubo com lente para filmar o experimento científico. As células miocárdicas são colocadas num microscópio pelo dr. Carlos Chagas Filho e imagens microscópicas captam os estímulos externos provocados na cultura de células. Um esquema gráfico explica o experimento (bateria com fios ao lado do projetor e da lente). Os impulsos elétricos das células miocárdicas mostrados na exibição de um ponto branco que se desloca sobre um fundo negro.
Gênero
Filme educativo
Termos descritores
Ciência; Animal; Energia
Descritores secundários
Biofísica; Miocárdio; Galinha; Energia elétrica; Laboratório de Biofísica da Faculdade Nacional de Medicina; Microscópio; Cinema
Termos geográficos
Faculdade Nacional de Medicina, Rio de Janeiro - DF
Produção
Companhia(s) produtora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Direção
Direção: Mauro, Humberto; Chagas Filho, Carlos

Fotografia
Direção de fotografia: Mauro, Humberto

Montagem
Montagem: Mauro, Humberto

Identidades/elenco:
Chagas Filho, Carlos

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/Ficha Filmográfica
CB/FIBRA
CRRS/INCE
Funarte/Catalogo
AV/HM
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Catálogo de filmes de 16mm silenciosos e sonoros para distribuição pelo Serviço de Empréstimos do INCE, p. 32
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Separata da "Revista do Serviço Público", ano VII, vol.1, n.3, DASP, março de 1944, p. 18
Fontes consultadas:
Jornal do Brasil, 31.07.2001, Caderno B, p. 4
Funarte/Catalogo
Folha de S. Paulo, 22.06.2001, Guia, p. 13
Jornal da Tarde, 27.06.2001, Variedades, p. 7
SS/HMIB
Site da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, disponível em http://www.medicina.ufrj.br, acesso em 13.10.2009.
Observações:
CRRS/INCE informa os títulos: <MIOCÁRDIO EM CULTURA>, curta-metragem silencioso de 1939, com a indicação de ser uma "2ª versão"; e <MIOCÁRDIO EM CULTURA - POTENCIAIS DE AÇÃO>, curta-metragem silencioso de 1942, cuja entrada indica "Veja junto com a 1ª Edição - ano 1939". Observação esta que contradiz a indicação "2ª versão" apresentada no registro de 1939.
AV/HM apresenta o título <MIOCÁRDIO EM CULTURA (I)> como documentário mudo em 16mm e com 10 minutos de duração. E indica 26.11.1942 como provável data de estréia do filme, ou do registro no arquivo do INCE que era "geralmente efetuado imediatamente após a conclusão do filme".
Folha de S. Paulo, 22.06.2001, e Jornal da Tarde, 27.06.2001, indicam o título <MIOCÁRDIO EM CULTURA>.
CB/Documentação Diversa, Separata da "Revista do Serviço Público", indica que o filme foi realizado no Laboratório de Física da Faculdade Nacional de Medicina, por solicitação do professor <Chagas Filho, Carlos>. Indica também que foi elaborado para documentar as palestras feitas no Uruguai por aquele professor, em missão de intercâmbio cultural uruguaio-brasleiro".
A mesma fonte indica tratar-se de um "estudo sobre potências elétricas do miocárdio embrionário da galinha".
Jornal do Brasil, 31.07.2001, informa tratar-se de um filme "sobre as pesquisas biofísicas de Carlos Chagas Filho".
A <Faculdade Nacional de Medicina> é hoje a <Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro>.
CB/Documentação Diversa, Catálogo de filmes de 16mm, indica filme silencioso com cerca de 11 minutos e produzido pelo INCE.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS