Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=030575 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
LIÇÕES DE QUÍMICA I : MISTURAS E COMBINAÇÕES
Categorias
Curta-metragem / Sonoro / Não ficção

Material original
35mm, BP, 9min13seg, 300m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1962
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: GB


Sinopse
Num laboratório, o professor Alcides Jardim demonstra a lei da conservação das massas de Lavoisier ao colocar porções de fósforo e de iodo num tubo de vidro com o formato de "y" invertido e conferir na balança que o peso do composto químico resultante da mistura, o iodeto de fósforo, é o mesmo dos elementos antes de se misturarem. Para explicitar a formação de vapor com a liberação de luz e calor que esta mistura provoca, ele refaz a experiência na bancada do laboratório. Na pia com água, o oxigênio é coletado num recipiente de vidro a fim de combinar com diversas substancias simples, gerando óxidos e anidridos - tal combinação é expressa em equações na lousa. Ajudado por duas assistentes, o professor Alcides Jardim coloca um pedaço de ferro aquecido no recipiente com oxigênio, fazendo ver a produção de fagulhas brilhantes e a conversão em óxido salino de ferro. Da mesma forma o fósforo, em combustão no mesmo recipiente, desenvolve luz e converte-se em vapor. São submetidos ao mesmo experimento o magnésio, que queima com luz de brilho intenso e o carvão em combustão, produzindo gás ou anidrido carbônico. Na mesa do laboratório são mostrados exemplos de reações e misturas, tal como a reação exotérmica resultante da combinação do clorato de potássio misturado ao açúcar e adicionado de algumas gotas de ácido sulfúrico, gerando calor e chama; a mistura natural e heterogênea que o leite representa; a mistura artificial e heterogênea entre o azeite e a água, que não se misturam no cilindro de medição; e a mistura homogênea entre a água e o álcool, comprovada na percentagem do álcool na aguá, aferida pelo alcoômetro, e a temperatura medida com um termômetro. Um último exemplo, com a mistura artificial de substâncias sólidas, proveniente de três elementos: o salitre, o carvão e o enxofre, resultando na pólvora negra, altamente inflamável.
Gênero
Filme educativo
Termos descritores
Química
Descritores secundários
Lavoisier, Antoine-Laurent; Energia; Reação química; Experimentação científica; Leite; Pólvora; Oxigênio; Iodo; Fósforo; Carvão; Ácido sulfúrico; Álcool
Produção
Companhia(s) produtora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Direção
Diretor assistente: Duarte, Bandeira

Fotografia
Direção de fotografia: Ribeiro, Manoel P.

Identidades/elenco:
Jardim, Alcides Figueiredo da Silva

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/FIBRA
CRRS/INCE
Fontes consultadas:
Funarte/Catálogo
AV/HM
Observações:
CB/FIBRA indica: material em 16 e 35mm.
CRRS/INCE indica existência de materiais em 16 e 35mm e de duas entradas no livro de tombo, 1049 e 1050, ambas em 06/08/1959, mas com a data "30/11/1962" e a informação "Edição de 1962" (data esta que consta nos letreiros finais). E ainda menciona que nos livros de tombo do INCE consta fotografia de <Mauro, José A.>, contradizendo os créditos da película.
AV/HM apresenta o título "<LIÇÕES DE QUÍMICA No. 1 (MISTURAS E COMBINAÇÕES QUÍMICAS)>", como documentário sonoro em 35mm e com 18 minutos.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS