Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=026321 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
AS ULTIMAS HOMENAGENS AO VISCONDE DE MORAES
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
35mm, BP, 9min28seg, 260m

Data e local de produção
Ano: 1931
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Sinopse
Exéquias do Visconde de Moraes na Beneficência Portuguesa, no Rio de Janeiro. A câmara ardente visitada por representantes do presidente da República, ministros, prefeito e Interventor federal do estado do Rio, e por "milhares de pessoas de todas as classes". Monsenhor Mello e Souza representa o cardeal D. Sebastião Leme. Eurico e Victor, filhos do falecido. O Dr. Pinheiro Chagas, eleito para suceder o Visconde na presidência do Banco Português. Cortejo fúnebre até o Cemitério de São João Batista. Discurso à beira do túmulo pelo Sr. Arthur de Castro, da Confederação das Associações Portuguesas do Brasil. O túmulo do Visconde ao lado do de Nilo Peçanha, seu grande amigo. A sra. Nilo Peçanha. Missa de sétimo dia na igreja da Candelária. Obras do Visconde de Moraes: a Beneficência Portuguesa, o Hospital Visconde de Moraes, o bairro Santa Genoveva ("primeiro bairro modelo do Rio"), o Dispensário Viscondessa de Moraes, a capela de Santa Genoveva, o Banco Português do Brasil. A diretoria da Beneficência Portuguesa: Jayme Lino da Cunha Sotto Maior, Francisco Vaz Morano, Antonio Parente Ribeiro, Barão de Saavedra, Humberto Taborda, Francisco Pereira dos Santos.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Morte; Moraes, Visconde de
Descritores secundários
Beneficência Portuguesa, Rio de Janeiro - DF; Banco Português do Brasil; Confederação das Associações Portuguesas do Brasil; Hospital Visconde de Moraes, Rio de Janeiro - DF; Dispensário Viscondessa de Moraes, Rio de Janeiro - DF; Capela de Santa Genoveva, Rio de Janeiro - DF; Peçanha, Nilo; Leme, D. Sebastião
Termos geográficos
Rio de Janeiro - DF; Cemitério de São João Batista, Rio de Janeiro - DF; Igreja da Candelária, Rio de Janeiro - DF
Identidades/elenco:
Vargas, Getúlio
Ernesto, Pedro
Souza, Monsenhor Mello e
Moraes, Eurico de
Moraes, Victor de
Chagas, Pinheiro
Castro, Arthur de
Peçanha, Anita
Maior, Jayme Lino da Cunha Sotto
Morano, Francisco Vaz
Ribeiro, Antonio Parente
Barão de Saavedra
Taborda, Humberto
Santos, Francisco Pereira dos

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros
Fontes consultadas:
Bragancanet.pt/I
Observações:
CB/Transcrição de letreiros informa que as cartelas de intertítulo não trazem nenhuma indicação relativa a produção. Não há letreiro de Fim, mas uma cartela de "Intervallo", o que não significa obrigatoriamente que o filme tivesse uma segunda parte. Provavelmente, trata-se de um aviso para o público de que haveria uma interrupção na projeção, antes do início do próximo filme.
Restaurado pela Cinemateca Brasileira no projeto <Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro> / <CEF> - <Caixa Econômica Federal>, 2007-2008.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS