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Cartaz
INOCÊNCIA

Categorias
Longa-metragem / Sonoro / Ficção

Material original
35mm, COR, 118min, 3.220m, 24q, Eastmancolor, 1:1'66

Data e local de produção
Ano: 1983
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ


Certificados
Registro 67/82; Resolução 91173.Resolução do Concine 02/72
Data e local de lançamento
Data: 1983.06.23
Local: São Paulo
Circuito: Metrópole e Belas Artes


Circuito exibidor
Exibido em Belo Horizonte a 26.09.1984, na sala Humberto Mauro, na mostra Cinema e Juventude
Sinopse
Em fins do século XIX, no Brasil colonizado e rural, explode de forma velada, porém trágica uma grande história de amor. É tempo de malária, doenças bravas, costumes rígidos e princípios de honra. O sertão mineiro abriga uma natureza exuberante e um homem violento, ignorante, opressivo no trato com a família, sobretudo com as mulheres, e ingênuo. Mas também esconde nos casarões e nos corações os olhares furtivos, as juras de amor, as fugas ao luar, o limiar da paixão eterna e impossível. É neste cenário que acontece o amor de Cirino e Inocência. Cirino é médico viajante, agarrado ao velho compêndio de Chervoniz. Em suas andanças à cata de clientes, encontra Martinho Pereira, sertanejo que fora à Vila de Santana comprar quinino para sua filha Inocência, com malária. Menina bonita, frágil, sempre resguardada pelo pai e vigiada por um servo anão, ela não tem vontade própria e o pai já lhe escolheu um marido, Manecão, rico fazendeiro que representa a possibilidade de aumento de patrimônio para o velho Martinho. Mas ao entrar no quarto da menina, peça sagrada da casa e proibida para estranhos. Cirino de imediato se encanta por ela e não consegue mais esquecê-la. O hábito sertanejo de hospedar viajantes traz à casa de Martinho o alemão Meyer, cientista naturalista em pesquisas de insetos e plantas tropicais. Meyer carrega em sua bagagem, além de uma infinidade de tipos de borboleta, uma carta do irmão de Martinho, que o alegra muito e o faz ter grande simpatia pelo entomologista. Ignorante e analfabeto, o pai de Inocência se impressiona com a sabedoria e o objeto de estudo do estrangeiro; Martinho não só lhe oferece a casa, como também lhe concede a honra de apresentar a filha, já recuperada da febre. Meyer se surpreende com a beleza da menina e confessa sua surpresa pelo mau costume brasileiro de esconder as mulheres. O constrangimento é grande e o pai fica enfurecido com a ousadia do alemão. Os dias passam, Meyer caçando borboletas na floresta, Martinho indignado com seu hóspede, lamentando a ausência de Manecão que poderia tomar uma atitude, Cirino curando e procurando Inocência. Inocência se descobrindo apaixonada. Ela percebe que já não pode mais controlar seu coração: apesar de escondida, vigiada e sem vontade própria, ela vai se libertando através do amor de Cririno. Até que os dois se encontram, escondidos sob o luar do sertão, embriagados de paixão. No entanto Tico, o anão mudo, a tudo assiste. Cirino propõe fuga a Inocência, que não vê esperança para os dois - a promessa do pai a Manecão não pode ser quebrada. A única saída é Cirino pedir ao padrinho dela, a quem Martinho deve favores, que interceda por eles. O alemão parte, tirando um peso das costas do sertanejo, e Cirino também, a pretexto de buscar mais remédio para os doentes. É quando chega Manecão. Inocência se recusa a vê-lo e diz que só se casará com o homem que ama. Martinho atribui a Meyer a mudança em sua filha; o Manecão sai para matá-lo e Tico vai com ele. Na vila de Santana, ao apontar para o alemão, Manecão fica sabendo que não é ele e sim o doutor o amado de Inocência. Cirino conversa com o compadre de Martinho e este, impressionado com a paixão do rapaz, lhe promete uma resposta em três dias. É o tempo da tragédia. Inocência tenta fugir de casa mas o pai a impede; a doença recrudesce. Manecão acha Cirino, no local do encontro com o padrinho. Quando este chega, com a resposta positiva, é tarde demais. Separados, cerceados, Cirino e Inocência vivem um amor puro, eterno, libertador, acima do Bem e do Mal, mas para sempre impossível.
Gênero
Drama
Termos descritores
Literatura
Descritores secundários
Malária; Entomologista; Adaptação para cinema
Termos geográficos
MG
Prêmios
Instituto Nacional do Livro, 1969..
Segundo Coral no Festival do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, 1983 - CU..
Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante (Vasconcelos, Sebastião, Melhor Fotografia (Farkas, Pedro) e Prêmio Especial da Crítica - Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, 1983. .
Melhor Roteiro (Lima Jr., Walter - Associação Paulista dos Críticos de Arte, 1983.
Melhor Filme e Melhor Diretor - Prêmio Air France de Cinema, 1983..
Prêmio Coral, 2o. - Festival do Novo Cinema Latino-Americano, 1983 - Havana-Cuba.
Prêmio de Melhor Diretor de 1983 - Associação Brasileira de Cineastas ABRACI, 1984
Produção
Companhia(s) produtora(s): L.C.B. Produções Cinematográficas
Companhia(s) co-produtora(s): Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.
Companhia(s) produtora(s) associada(s): Merlin Produções Cinematográficas Ltda.
Produção: Barreto, Lucy; Barreto, Luiz Carlos; Calmon, Antônio
Direção de produção: Silva, Fernando
Produção executiva: Salete, Maria da
Produtor associado: Lima Jr., Lima; Villela, Luciola; Salete, Maria da
Assistência de produção: Preciozo, Juarez; Bittencourt, René; Dantas, Cadu

Produção - Dados adicionais
Secretaria de produção:
Empresa de figuração: Visual; Populares de Barra de São João

Argumento/roteiro
Roteiro: Lima Jr., Walter
Adaptação: Barreto, Lima

Estória: Baseada no romance <Inocência> de <Taunay, Visconde de>

Direção
Direção: Lima Jr., Walter
Assistência de direção: Wainer, Bruno; Wilson, Carlos
Continuidade: Jessouroum, Tereza

Fotografia
Direção de fotografia: Farkas, Pedro
Câmera: Farkas, Pedro
Assistência de câmera: Elias, Cesar; Celsinho
Efeitos especiais de fotografia: Farjalla, Sérgio
Fotografia de cena: Jobim, Ana
Trucagens: Mendes, João

Dados adicionais de fotografia
Fotografia adicional: Luiz, Antônio
Operador de VT: Jobin, Ana
Eletricista: Guimarães
Assistente de eletrecista: Finizzola, Wildemilson; Telles, Aroldo; Pereira, José
Maquinista: Paquetá
Auxiliar de maquinista: Carlão

Som
Direção de som: Saldanha, Jorge
Som direto: Saldanha, Jorge
Mixagem: Sasso, José Luiz; Fontora, Denize

Dados adicionais de som
Operador de microfone: Santana, Joaquim
Contra-regra do som: Dias, Delanyr

Montagem
Montagem: Higino, Raimundo
Assistente de montagem: Santos, Peri; França, Lewis
Montagem de som: Fontoura, Denise

Direção de arte
Figurinos: Eichbauer, Diana
Cenografia: Ovale, Cláudia; Dias, Delanyr; Liuzzi, Carlos
Letreiros: Steen, Ricardo Van; Carvalho, Ucho
Programação visual: Steen, Ricardo Van; Carvalho, Ucho

Dados adicionais de direção de arte
Assistencia de cenografia: Ovale, Ana Cláudia; Dias, Delanyr
Contra-regra/acessórios de cenografia: Dias, Delanyr
Montagem de cenário: Cosme; Cosme
Maquiagem: Grega, Ana; Grega, Ana
Guarda-roupeira: Guia, Maria da
Assistência de figurino: Sampaio, Viviane

Música
Música: Tiso, Wagner

Dados adicionais de música
Título da música: Azulão;
Música de: Ovale, Jayme e Bandeira, Manuel;
Intérprete(s): Costa, Telma

Título da música: Tristezas do Jeca;
Música de: Oliveira, Angelino de;

Título da música: Luar do Sertão
Música de: Cearense, Catulo da Paixão

Identidades/elenco:
Xavier, Chica (Maria Conga)
Celulari, Edson (Cirino)
Filipe, Carlos (Farmacêutico)
Vasconcelos, Sebastião (Martim Pereira)
Velha, Ney Villa
Rudolph, Rainer (Mayer)
Torres, Fernando (Cesário)
Zambelli, Ricardo (Manecão)
Dias, Chico (Juca)
Apresentando:
Santos, Kleber (Coelho)
Colassanti, Manfredo (Padre)
Torres, Fernanda (Inocência)
Reis, Raimundo (Colono)
Solviatti, Sandro (Leproso)
Fino, Jorge(Tico)

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/Ficha Filmográfica
CCSP/LMP
Embrafilme/Catálogo 1986
CA/AF
Fontes consultadas:
FBR/16
Observações:
FBR/16 aponta <Tiso, Wagner> em música original e <Lima Jr., Walter> em trilha sonora.
Participou do <Festival de Brasília, 16, 1983>, Brasília - DF.




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