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Cartaz
DORA DORALINA
Categorias
Longa-metragem / Sonoro / Ficção

Material original
35mm, COR, 98min, 2.659m, 24q, Kodacolor

Data e local de produção
Ano: 1982
Final: 1982.07.05
Início de filmagem: 1978.07
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ


Certificados
Certificado de Produto Brasileiro 620 de 10.12.1982.Censura Federal 8258 de 27.12.1982.Número do processo de entrada no Concine 5566/82.
Data e local de lançamento
Data: 1983.03.21; 1983.05.05
Local: Rio de Janeiro; São Paulo
Sala(s): Palácio 1 mais 5 salas; Ipiranga 2
Pré-lançamento: 1982.10.23
Local de pré-lançamento: Quixeramobim - CE


Sinopse
"Em novembro de 1936 é atacada e destruída, na chapada de Araripe, no Município do Crato, a comunidade denominada "Caldeirão". Um dos habitantes, ferido, consegue escapar embrenhando-se pelo interior do Estado. Já quase sem forças chega a uma fazenda, de nome Soledade, pertencente a uma viúva e sua filha Doralina. Doralina cuida do estranho forasteiro contra a vontade de sua mãe que ela chama de Senhora. Altiva, aristocrata, ainda jovem de aparência, Senhora exerce seus poderes absolutos sobre empregados e agregados. Doralina é casada com Laurindo, um agrimensor caça-dotes de personalidade frágil, que sempre toma o partido de Senhora. O acirramento desse conflito se dá justamente à proteção de Doralina ao velho forasteiro, de nome Delmiro, que passa a ser hostilizado por Laurindo. Os acontecimentos se precipitam: Doralina, grávida, aborta devido à tensão dos últimos dias; por casualidade Doralina vem saber de relações mais íntimas entre Senhora e Laurindo; em circunstâncias não muito bem explicadas, Laurindo é encontrado morto; certa da impossibilidade de continuar a conviver com sua mãe, Doralina abandona Soledade. Encontra acolhida numa trupe de teatro mambembe e com ela viaja pelo Brasil. A convivência com a companhia de teatro que tem sua máxima expressão em Brandini, empresário, ator, diretor, etc., aproxima Doralina de Charrel, uma jovem atriz, com idéias opostas às da companhia, mas que nela permanece por uma questão de sobrevivência. A entrada no Brasil na Segunda Grande Guerra precipita o retorno da trupe ao Rio de Janeiro. Tomam o caminho de São Francisco. Embarcam num navio-gaiola que os leva até Pirapora. Durante a viagem estreita-se ainda mais a amizade de Doralina e Charrel. A revelação das condições de vida das populações ribeirinhas: o contrabando florescente de matéria-prima para a indústria bélica alemã; o envolvimento emocional de Doralina com o Comandante do navio, que é uma das figuras centrais do esquema do contrabando; a agitação e a mobilização em favor da causa aliada, tumultuando o ambiente devido à existência de focos de rebeldia, cria nesta mulher uma nova consciência. Inexplicavelmente Charrel desaparece. As relações entre o Comandante e Doralina tornam-se mais profundas, comprometendo-se aquele a ficar no São Francisco até encontrar Charrel. Enquanto aguarda a transferência do Comandante para o Rio, Doralina se socorre dos amigos da trupe para sobreviver, embora receba, periodicamente, uma ajuda financeira do companheiro. Para sua surpresa, o Comandante chega ao Rio como prisioneiro. Depois de colocado em liberdade por seus amigos da polícia, também envolvidos em contrabando, a vida do casal começa a sofrer uma grande transformação no plano econômico, ao mesmo tempo em que afloram conflitos de ordem ideológica entre ambos, criando um desgaste no seu relacionamento. Há uma forte efervescência política na capital que culmina com o suicídio de Vargas. A mudança que ocorre no plano governamental afeta diretamente os interesses do grupo que até então dominava esse pequeno feudo de ações ilegais. Em virtude das desavenças com os novos comandos policiais que tornam para si as posições conquistadas pelo outro grupo, o comandante acaba mortalmente ferido, durante uma das suas últimas incursões pelo contrabando. Sozinha e impotente, Doralina não tem outra alternativa senão retornar à Soledade. A morte de sua mãe ocorrida há alguns anos, traz-lhe à lembrança a figura de seu pai; antes de falecer, devido a uma tuberculose crônica, teve um encontro com ela ainda menina, e lhe revelou todas as suas idéias sobre a maneira mais humana e justa de conduzir os destinos da fazenda. Doralina retorna à Soledade." (Press-release)
Gênero
Aventura
Termos descritores
Literatura; Morte; Família; Comportamento Social; Teatro; Guerra; Política; Polícia
Descritores secundários
Adaptação para cinema
Termos geográficos
CE; RJ
Produção
Companhia(s) produtora(s): Labirinto Produções Artísticas Ltda.
Companhia(s) co-produtora(s): Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.
Direção de produção: Miranda, Otávio de; Cozer, Reinaldo
Produção executiva: Pitanga, Adnor; Venchimol, Rita
Assistência de produção: Braga, Moacir; Augusto, José; Rangel, Zenaide; Sena, Ira di

Produção - Dados adicionais
Assistência de produção executiva:

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.

Argumento/roteiro
Argumento: Salles, Perry; Pereira, Miguel
Roteiro: Salles, Perry; Pereira, Miguel
Diálogos adicionais: Marquis, Don

Estória: Baseada no romance <Dora Doralina> de <Queiroz, Rachel de>

Direção
Direção: Salles, Perry
Assistência de direção: Pereira, Miguel
Continuidade: Vital, Afranio

Fotografia
Direção de fotografia: Santos, Edson
Assistência de câmera: Elias, Cesar
Efeitos especiais de fotografia: José, Geraldo
Fotografia de cena: Harding, Paulo

Dados adicionais de fotografia
Eletricista: Finizola, Wedmildon; Guimarães, Geraldo
Maquinista: Cunha, Moacir Estevão da

Som
Som direto: Carlos, José; Guilherme, M.; Frade, J.
Mixagem: Riva, Carlos de la

Montagem
Montagem: Caldas, Manfredo

Direção de arte
Figurinos: Chada, Paulo; Maia, Arthur
Cenografia: Chada, Paulo; Maia, Arthur
Programação visual: Donner, Hans; Trenker, Sylvia

Dados adicionais de direção de arte
Assistencia de cenografia: Gomes, Danilo
Cabelereiro: Carlos, Antonio
Maquiagem: Oliveira, Josefina de

Música
Música: Siqueira, José

Dados adicionais de música
Orquestra: Orquestra de Câmara do Brasil;

Orquestra: Orquestra Sinfônica da Rádio de Leipzig

Regente Maestro: Siqueira, José

Locação: Quixeramobim - CE; Vale do São Francisco; Pirapora - MG
Identidades/elenco:
Fischer, Vera
Salles, Perry
Yaconis, Cleyde
Soares, Jofre
Fregolente
Augusto, Otávio
Miranda, Julia
Cherques, Jorge
Freire, Gracinda
Martins, Chico
Cresta, Isolda
Mehler, Miriam
Tornaghi, Eduardo
Fraser, Etty
Carvalho, Rafael de
Oiticica, Sonia
Luiz, Lutero
Toledo, Marcos
Antonieta, Maria
Alencar, Paulo
Neubauer, Mary
Guilherme, José
Falcão, Lourdes
Cassiano, José
Magno, Milda
Andrade, Rômulo
Cardoso, Elizabeth
Falcão, João
Martins, Beu Geolino
Vieira, Agenor
Marques, Francisco
Cerqueira, Paulo
Caboclinhos de São Romão

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Ficha Filmográfica
CB/FIBRA
Press-release
Concine/82*
Guia de Filmes, 82
O Globo, 04.07.1982, p. 10
Visão, 22.11.1982, p. 102
Jornal da Tela, n. 4
Folha da Tarde, 10.12.1979
Internationale Film Fest Berlin, 1983
CB/EMB-110.1/00401
Fontes consultadas:
Embrafilme/Lista 82
O Globo, 12.09.1982, p. 10
Folha da Tarde, 17.06.1980, p. 20
ACPJ/II
Observações:
O Globo de 12.09.1982 informa que as filmagens ocorreram entre fevereiro e maio de 1978.
Folha da Tarde de 10.12.1979 informa que o filme será lançado em janeiro.
Folha da Tarde de 17.06.1980 indica o ano de 1980 acrescentando a informação: em fase de sonorização.
ACPJ/II aponta 1978 como ano de produção; <Relevo Filmes> como companhia produtora; e <Cinedistri> S.A. como distribuidora. Informa, também, <Fortaleza - CE> e <Rio São Francisco> como locais de filmagem.
Exibido no <Internationale Film Fest Berlin, 1983> - DE.
CB/EMB-110.1/00401 informa que o projeto foi encaminhado, em 1977, à <Embrafilme> com pedido de coprodução pela empresa <Relevo Produções Cinematográficas> Ltda. Em dezembro do mesmo ano, a <Scorpius Produções Cinematográficas> assume a realização do filme. Conforme contrato de 08.01.1982, a <Scorpius Produções Cinematográficas> cede os direitos do filme à empresa <Labirinto Produções Artísticas>.




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