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PINTANDO O SETE Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, BP, 80min, 2.200m, 24q, Westrex
Data e local de produção Ano: 1959 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: DF
CertificadosRecensurado com Certificado de Censura Federal n. 8.508 de 05.11.1962, 7 cópias, 16mm, trailer.Recensurado com Certificado de Censura Federal n. 8.509, de 05.11.1962.Recensurado com Certificado de Censura Federal n. 23.160, de 03.03.1965, 15 cópias.Recensurado em 25.05.1965, 15 cópias, 70m, trailer.Certificado de Produto Brasileiro: B0500252500000 de 15.04.2005. SinopseCatito é um palhaço esperto que consegue escapar de um casamento forçado com a filha de um coronel. Em sua fuga, ele se mete no automóvel do médico Cláudio, com quem trava amizade. Silvia é noiva de Cláudio e está para receber um intelectual francês. Com ciúmes da noiva, Cláudio resolve contratar Catito para que este finja ser um grande artista, o pintor Picansô. Na vernissagem do palhaço em que todos admiram um quadro do suposto artista, Cláudio conhece Gilda. Zilá, a irmã de Gilda, e descobre por acaso a farsa de Catito e, para permanecer em silêncio obriga-o a colaborar com sua tentativa de unir Cláudio e Gilda. Picansô aproveita a fama entre os granfinos para vender alguns quadros. Zilá, com a ajuda de Catito, trama um plano definitivo para que Cláudio e Gilda se casem, forjando um encontro da moça com o médico na residência deste. Em seguida, convence seu pai, o juiz Mendonça, a surpreender Cláudio e Gilda. Quando Zilá, seu pai e seu namorado Epaminondas chegam à casa do médico, encontram o coronel que busca Catito para forçá-lo a casar com sua filha. Os granfinos também aparecem e procuram por Picansô para reaver o dinheiro investido nos quadros. A confusão se arma, mas tudo termina bem, com Epaminondas casando-se com a filha do coronel e Gilda com Cláudio, enquanto Silvia parte para Europa com o verdadeiro Picansô e Catito e Zilá embarcam para os Estados Unidos.
GêneroComédia
Termos descritoresPintura Descritores secundáriosShakespeare, William; Ricardo III; Picasso, Pablo; US Termos geográficosRio de Janeiro - DF Produção Companhia(s) produtora(s): Atlântida Empresa Cinematográfica do Brasil S.A. Produção: Martinelli, Guido Direção de produção: Farney, Cyll
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): U.C.B. - União Cinematográfica Brasileira S.A.
Argumento/roteiro Argumento: Cajado Filho, José Roteiro: Cajado Filho, José
Direção Direção: Manga, Carlos Continuidade: Lester, Arlete
Fotografia Direção de fotografia: Sermet, Ozen Câmera: Gonçalves, Antônio Assistência de câmera: Araújo, José Assis
Dados adicionais de fotografia Eletricista: Neves, Victor
Som Direção de som: Viana, Aloysio Técnico de som: Gomes, Antonio
Dados adicionais de som Operador de microfone: Eurides, Paulo
Montagem Montagem: Noya, Waldemar
Direção de arte Figurinos: Nazareth Cenografia: Hochman, Miguel
Dados adicionais de direção de arte Contra-regra/acessórios de cenografia: Silva, Vinicius Montagem de cenário: Monteiro, Wilson; Macedo, Benedito Maquiagem: Carias, Paulo; Campesatto, Raymundo Costureira: Santos, Euracy
Música Direção musical: Gnatalli, Alexandre
Canção Título: Meu amor me deixou Autor da canção: Serafim, Geraldo e Manga, Carlos Intérprete: Ney, Nora
Identidades/elenco: Oscarito (Catito) Farney, Cyll (Cláudio) Mamed, Sônia (Zilá) Soares, Ilka (Silvia) Pétar, Mária (Gilda) Pires, Antônio Carlos (Epaminondas) Grijó Sobrinho (coronel Tibúrcio) Pêra, Abel (Dr. Mendonça) Regina, Vera (Marlene) D'Ávila, Ema (Filomena) Hoffman, Zelia (Grã-fina) Colona, Helio (Grã-fino) Pozzoli, Jomery (Mordomo) Marlene, Lili Macedo Neto Vidal, Joel Ayres, Jorge Chiler, Frederico Gilberto, Luiz
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros-Doc AV/ICB CENS/I SA/EMP ALSN/DFB-LM Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 22.01.18. Fontes consultadas: ACPJ/I Observações: CB/Transcrição de letreiros destaca que o figurino de <Pétar, Mária> foi confeccionado especialmente por <Nazareth>. E também acrescenta que os "Trabalhos de gêsso [são dos] alunos da cadeira de modelagem da <Escola Nacional de Belas Artes> da <Universidade do Brasil>". A mesma fonte informa: "Qualquer semelhança com fatos, pessôas e nomes, da vida real é mera coincidência."
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