Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=015127 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
Fotos
Cartaz
AMÉLIA
Categorias
Longa-metragem / Sonoro / Ficção

Material original
35mm, COR, 130min, 24q3.564m

Data e local de produção
Ano: 2000
País: BR
Cidade: São Paulo
Estado: SP


Sinopse
"Paris. Sarah Bernhardt está em crise. Passa por dificuldades financeiras, duvida de seu talento, teme pelo seu futuro. Está envelhecendo e sente-se abandonada - pelo público, pela crítica, pelos homens. Compartilha suas angústias com Amélia, sua fiel camareira há 20 anos. Nascida no Brasil, Amélia convence a atriz a fazer uma turnê pela América Latina. Seria uma ótima oportunidade para Madame e também para Amélia concluir a venda de terras, em Cambuquira, onde vivem suas duas irmãs. Cambuquira, Minas Gerais. Francisca e Oswalda lêem a carta recebida da irmã Amélia. Vivem pobremente, com uma jovem agregada, Maria Luiza. Cultivam um forte ressentimento em relação à irmã que partiu há tantos anos. Amélia escreve que está viajando para o Rio de Janeiro, com Sarah Bernhardt, e que aproveitará a viagem para vender as terras em que vivem as irmãs. Informa também que conseguiu para elas o trabalho de "costureiras" de Madame . E dá um conselho: "Finjam que conhecem tudo muito bem". Rio de Janeiro. Francisca, Oswalda e Maria Luiza chegam ao melhor hotel do Rio de Janeiro. Tentam fazer do luxuoso quarto uma extensão da vida que deixaram para trás. São interrompidas pela chegada de Vicentine, camareira de Sarah Bernhardt. As notícias não são boas. Amélia morreu de febre amarela ao desembarcar, naquela manhã, e já havia sido enterrada. As irmãs mal têm tempo de absorver o impacto. Sarah Bernhardt entra no quarto e chora a morte de Amélia. Lano, o encarregado brasileiro da venda das terras, diz às irmãs que o dinheiro já está com Madame. Apesar de tudo, a vida deve continuar. Sarah Bernhardt tem espetáculos marcados e precisa de novos vestidos, mas impacienta-se em terra estranha, de costumes exóticos. "É irritante esta vocação para a felicidade", queixa-se a Salustiano, o empresário argentino. A Divina só tem um desejo: ir embora, voltar para casa, abandonar o paraíso tropical que pode arruinar a sua saúde. Durante cinco dias, Sarah Bernhardt tentará um entendimento impossível com as duas irmãs e Maria Luiza. As quatro mulheres estão separadas não só pela diferença de língua, mas sobretudo por estágios de civilização. A atriz, com suas sedas, brocados e taças de vinho, representa tudo o que há de mais refinado na arte e na cultura do mundo ocidental. Mas nem isso as três rústicas mineiras são capazes de reconhecer. Acostumadas ao duro trabalho na terra, não têm como valorizar a finesse de Madame. Esta, por sua vez, fica horrorizada com o comportamento das irmãs de sua querida Amélia. Sarah Bernhardt vive para sua arte européia. Já as valquírias de Cambuquira lutam pela sobrevivência no Brasil. Não há, aparentemente, comunicação possível entre esses dois mundos. No dia da estréia, Francisca, Oswalda e Maria Luiza estão revoltadas: não receberam o salário nem as coisas da Amélia, e continuam a pensar que o dinheiro das terras está com Sarah Bernhardt que, sem entender tal situação, apresenta Tosca no Teatro Lírico do Rio de Janeiro. As três costureiras assistem ao espetáculo do fundo do palco e acompanham a colocação de grandes almofadas para amortecer a queda da atriz no terceiro ato. Impulsivamente, decidem se vingar e retiram as almofadas. Sarah Bernhardt cai de uma altura de três metros e fratura a perna, que seria amputada dez anos mais tarde. Paris, 1915. Sarah Bernhardt, com uma perna de pau, está no palco, em seu país, com um espetáculo surpreendente: declama I-Juca-Pirama, de Gonçalves Dias - um inesperado vestígio de assimilação cultural. Entre os figurantes da peça, também há surpresas: o futuro das três mineiras havia chegado." (press-release)
Gênero
Drama
Termos descritores
História; Bernhardt, Sarah; Teatro
Descritores secundários
Visita estrangeira - FR
Termos geográficos
Paris - FR; Cambuquira - MG; Rio de Janeiro - RJ
Produção
Companhia(s) produtora(s): Crystal Cinematográfica Ltda.
Companhia(s) co-produtora(s): TV Cultura; Secretaria da Cultura do Estado de Sâo Paulo
Direção de produção: Bittencourt, René
Produção executiva: Schwartz, Tuinho
Assistência de produção: Cardoso, Nara; Caruso, Mônica Hanns; Tietzman, Fernando

Produção - Dados adicionais
Financimento/patrocínio: Embratel
Coordenação de produção: Franklin Jr.
Contabilidade: Contadata Ltda.
Produção de locação: Catrolli, Johnny
Assistência de produção executiva:
Empresa de figuração: Luz e Cor; Galeria da Imagem
Motorista: Oliveira, Alexandre L. de; Marques, Celso; Samiano, Gilson; Vieira, João Manuel; Rogers, José Carlos; Souza, José de; Oliveira, Mario Augusto Santos; Silva, Ricardo; Lemos; Drey, Wagner; Frederico, Carlos; Andrade, Dagoberto; Machado, Ionan; Silva, Jorge Luis Leal da; Souza, José Carlos Tavares de; Silva, Leonardo Araújo; Marques, Ocimar de Souza; Nascimento, Sérgio Luís; Oliveira, Valter Freitas de

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): Riofilme

Argumento/roteiro
Argumento: Carolina, Ana
Roteiro: Carolina, Ana
Pesquisa: Herculano, Paulo; Teixeira, Tunica; Meyer, Aline


Direção
Direção: Carolina, Ana
Assistência de direção: Gieco, Alberto; Borba, Tiago
Continuidade: Moreiras, Silvia

Fotografia
Direção de fotografia: Sanchez, Rodolfo
Assistência de câmera: Telles, Paulo; Abreu, Leonardo
Fotografia de cena: Pereira Jr., Vantoen
Trucagens: Cineric Incorporation NYC - NY

Dados adicionais de fotografia
Chefe eletricista: Malta, Ulysses
Assistente de eletrecista: Noronho, Marcos R. de; Silva, Claudenir Cardoso da; Baia, Fernando; Barbosa, Fernando Luis
Maquinista: Castro, Carlos C.; Santos, José Ricardo dos
Auxiliar de maquinista: Souza, Gilson de; Souza, Carlos Roberto de

Som
Som direto: Câmara, Márcio

Dados adicionais de som
Operador de microfone: Oliveira, Lênio

Montagem
Montagem: Francisco, Ademir
Edição: Francisco, Ademir

Direção de arte
Figurinos: Murtinho, Kalma
Cenografia: Manieri, Roberto; Alvarenga, Maria Helena; Rochlin, Mônica
Letreiros: Cineric Incorporation NYC - NY

Dados adicionais de direção de arte
Assistencia de cenografia: Alvarenga, Maira Helena; Pugliese, Hélcio; Pollo, Eddy; Costa Filho, Hamilton; Reis, Carlos Eduardo Mallet
Contra-regra/acessórios de cenografia: Alves, Getulio
Montagem de cenário: Fernandes, João dos Santos; Santos, Antonio Paulo dos; Almeida, Martiniano A. S. de; Almeida, Mário Antonio S. de; Almeida, Marcos S. de; Padrão, Rubem
Cabelereiro: Evangelista, Mara; Pimenta, Wilson
Maquiagem: Holanda, Uirandê
Assistência de maquiagem: Freire, Marcos; Evangelista, Cris
Desenho de figurino: Miranda, Vivian; Stefani, Valéria de Oliveira; Dutra, Jô
Costureira: Paz, Graciete da; Silva, Severina Eustaque da; Barreto, Valdira Nogueira; Costa, Durvalina Nogueira da; Queiroz, Maria da Graça A.
Assistência de figurino: Miranda, Vivian; Stefani, Valeria de Oliveira; Dutra, Jô

Música
Música original: Carbonara, David
Seleção musical: Herculano, Paulo; Teixeira, Tunica; Meyer, Aline

Dados adicionais de música
Título da música: Sinfonia n. 4 em MI menor op. 98;
Música de: Brahms, Johannes;
Orquestra: Orquestra Sinfônica de Budapeste
Regente Maestro: Lehel, Gyorgy;

Título da música: Vem cá meu pingo de ouro;
Música de: Comunidade Negra dos Arturos;
Intérprete(s): Conceição;

Título da música: Anakã - Kaapor;

Título da música: Canção do amanhecer dos Bororos;
Intérprete(s): Bororo, Ignacio e Tribo Bororo;

Título da música: Canção do exílio;
Música de: Dias, A. Gonçalves;
Intérprete(s): Pêra, Marília;
Instrumentista: Jaffé, Marcelo - solo de violino;

Título da música: Vamo fazê maravilha sinhá;
Intérprete(s): Congo feminino da Irmandade do Rosário de Justinópolis - MG;

Título da música: Piku'y-Kaapor;
Intérprete(s): Urubu-Kaapor;

Título da música: Beira mar;
Intérprete(s): José, Teresinha Maria;

Título da música: Canção do Exílio;
Música de: Oliveira, Andre Luiz de;
Intérprete(s): Pena Branca e Xavantinho
Regente Maestro: Ayres, Nelson
Instrumentista: Sater, Almir - participação especial na viola;

Título da música: Meu cativéro, meu cativerá;

Título da música: Que língua não?;

Título da música: Cisne branco
Música de: Santo, A. M. do Espírito
Instrumentista: Lima, Adriano Fagundes O., Smith, Carl, Souza, Hamilton Rocha de, Tessari, Marcos e Capovilla, Matias - assobiadores

Identidades/elenco:
Agenin, Béatrice (Sarah Bernhardt)
Muniz, Miriam (Francisca)
Borges, Alice (Maria Luiza)
Gofman, Bety (Vicentine)
Mamberti, Duda (Lano)
Rangel, Pedro Paulo (Salustiano)
Pereira, Cristina (Hóspede do hotel)
Cartaxo, Marcela (Dona Abadia)
Otávio III (Porteiro do hotel)
Bismark, Pedro (Casca)
Lopes, Xuxa (Atriz perdida)
Gieco, Alberto
David, Alexandre
Gomes, Antônio
Souza, Carlos Alberto de
Bandeira, Denilson
Svane, Eric
Coelho, Eunice Sobral
França, Fábio
Salles, Fábio
Pessoa, Fátima
Rocha, Felipe
Alves, Getúlio
Souza, Gilson de
Bond, Gisela
Falcão, Gustavo
Pelischek, Hans
Santos, Ilma da Costa
Silva, Ivaldo
Fred, Ivan
Leite, Ivan
Martins, James
Melo, Jones
Brito, José
Ponzi, Lourenço Pereira
Silva, Luís Sérgio Lima e
Moura, Marcela
Valente, Marcelo
Câmara, Marcio
Guimarães, Márcio
Americano, Marco Antônio
Estrangeiro, Mário Luiz
Stepanenko, Natália
Portes, Paulo
Hirshle, Pêpa
Silva, Pedro Monteiro da
Marques, Rayssa Primo
Bittencourt, René
César, Ricardo
Vasconcelos, Roberto
Freire, Rogério
Nascimento, Samuel
Borba, Tiago
Schwartz, Tuinho
Djekupe, Uera
Holanda, Uirandê
Manne, Vinícius
Bozó, Williams
Speck, Wilson
Ator(es) Convidado(s):
Pêra, Marília (Amélia)
Amado, Camila(Oswalda)

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
Press-release
Catálogo Riofilme
Observações:
Informações sobre músicas utilizadas no filme: "Sinfonia n. 4 em MI menor op. 98" - editora/gravadora <Paulus / Hungaroton>. "<Vem cá meu pingo de ouro>" da <Comunidade Negra dos Arturos> de <Contagem - MG>, <Festa de Nossa Senhora do Rosario, 1992>, gravado por <Dias, Paula> e <Manzatti, Marcelo>, <Associação Cultural Cachuera>. "Anakã - Kaapor'" - registro de campo: <Samain, Etienne>, <Unicamp>, com a cumplicidade dos índios <Urubu-Kaapor>, senhores das terras deste País. "Canção do amanhecer dos Bororos" - gravação feita por <Penna, Hermano>, em 1971, na <Região Poconé> e <Serra do Carandá - MT> com o cacique <Bororo, Ignacio> e <Tribo Bororo>, para o documentário <PANTANAL>, editada por <Rufino, Paulo>, produzido e dirigido por <Carolina, Ana>. "Canção do Exílio" - Marilia Pêra canta em francês/português, gravado no estúdio <Be Bop>. "Vamo fazê maravilha sinhá" - congo feminino da irmandade do Rosário de <Justinópolis - MG>, gravado a 17.01.1999 por <Manzatti, Marcelo>, <Associação Cultural Cachuera!>. "Piku'y-Kaapor" - <Cantos e pássaros não morrem>, registro de campo Prof. Dr. <Samain, Etienne> <Unicamp>, com a cumplicidade dos índios <Urubu-Kaapor>, senhores das terras deste país. "Beira Mar" - <Comunidade da fazenda São José>, <Santa Isabel do Rio Preto - RJ>, <Festa de São José, 1998>, gravado por <Dias, Paulo> e <Manzatti, Marcelo>, <Associação Cultural Cachuera!>. "Canção do Exílio" - autoria de Andre Luiz de Oliveira sobre o poema de <Dias, Gonçalves>, arranjo <Mineiro, Sergio> e <Oliveira, Andre Luiz de>, licenciado pela <EMI Music> Ltda., artistas cedidos pela <Warner>/<Chapell Edições Musicais> Ltda.; <Estúdio MCR> / São Paulo - <EMI>, arranjo desta canção de <Ayres, Nelson> e <Herculano, Paulo>, gravado no estúdio <Be Bop> São Paulo. "Meu cativéro, meu cativerá" - comunidade do bairro <Tamandaré> - <Guaratinguetá - SP> <Festa de São José, 1994>, gravado por <Dias, Paulo> e <Manzatti, Marcelo>, <Associação Cultural Cachuera!>. "Que língua não?" - <anônimo>: LP valsas e polcas, concepção e direção geral de <Pereira, Marcus>, direção musical de <Duprat, Régis> e <Duprat, Rogério>. "Cisne branco" - gravado no <Estúdio Jorge Freire> - SP.
<Gieco, Alberto> aparece grafado em algumas fontes como <Giecco, Alberto>.
ALSN/DFB-LM informa: "trilha sonora: <Herculano, Paulo> e <Ayres, Nelson>". A mesma fonte ainda grafa: <Gofman, Betty> e não <Gofman, Bety>; <Cartaxo, Marcélia> e não <Cartaxo, Marcela>. "... o filme tinha inicialmente o título de <PÁSCOA EM MARÇO>".
Nome completo de Ana Carolina: <Soares, Ana Carolina Teixeira>.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS