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AMÉLIA Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, COR, 130min, 24q3.564m
Data e local de produção Ano: 2000 País: BR Cidade: São Paulo Estado: SP
Sinopse"Paris. Sarah Bernhardt está em crise. Passa por dificuldades financeiras, duvida de seu talento, teme pelo seu futuro. Está envelhecendo e sente-se abandonada - pelo público, pela crítica, pelos homens. Compartilha suas angústias com Amélia, sua fiel camareira há 20 anos. Nascida no Brasil, Amélia convence a atriz a fazer uma turnê pela América Latina. Seria uma ótima oportunidade para Madame e também para Amélia concluir a venda de terras, em Cambuquira, onde vivem suas duas irmãs. Cambuquira, Minas Gerais. Francisca e Oswalda lêem a carta recebida da irmã Amélia. Vivem pobremente, com uma jovem agregada, Maria Luiza. Cultivam um forte ressentimento em relação à irmã que partiu há tantos anos. Amélia escreve que está viajando para o Rio de Janeiro, com Sarah Bernhardt, e que aproveitará a viagem para vender as terras em que vivem as irmãs. Informa também que conseguiu para elas o trabalho de "costureiras" de Madame . E dá um conselho: "Finjam que conhecem tudo muito bem". Rio de Janeiro. Francisca, Oswalda e Maria Luiza chegam ao melhor hotel do Rio de Janeiro. Tentam fazer do luxuoso quarto uma extensão da vida que deixaram para trás. São interrompidas pela chegada de Vicentine, camareira de Sarah Bernhardt. As notícias não são boas. Amélia morreu de febre amarela ao desembarcar, naquela manhã, e já havia sido enterrada. As irmãs mal têm tempo de absorver o impacto. Sarah Bernhardt entra no quarto e chora a morte de Amélia. Lano, o encarregado brasileiro da venda das terras, diz às irmãs que o dinheiro já está com Madame. Apesar de tudo, a vida deve continuar. Sarah Bernhardt tem espetáculos marcados e precisa de novos vestidos, mas impacienta-se em terra estranha, de costumes exóticos. "É irritante esta vocação para a felicidade", queixa-se a Salustiano, o empresário argentino. A Divina só tem um desejo: ir embora, voltar para casa, abandonar o paraíso tropical que pode arruinar a sua saúde. Durante cinco dias, Sarah Bernhardt tentará um entendimento impossível com as duas irmãs e Maria Luiza. As quatro mulheres estão separadas não só pela diferença de língua, mas sobretudo por estágios de civilização. A atriz, com suas sedas, brocados e taças de vinho, representa tudo o que há de mais refinado na arte e na cultura do mundo ocidental. Mas nem isso as três rústicas mineiras são capazes de reconhecer. Acostumadas ao duro trabalho na terra, não têm como valorizar a finesse de Madame. Esta, por sua vez, fica horrorizada com o comportamento das irmãs de sua querida Amélia. Sarah Bernhardt vive para sua arte européia. Já as valquírias de Cambuquira lutam pela sobrevivência no Brasil. Não há, aparentemente, comunicação possível entre esses dois mundos. No dia da estréia, Francisca, Oswalda e Maria Luiza estão revoltadas: não receberam o salário nem as coisas da Amélia, e continuam a pensar que o dinheiro das terras está com Sarah Bernhardt que, sem entender tal situação, apresenta Tosca no Teatro Lírico do Rio de Janeiro. As três costureiras assistem ao espetáculo do fundo do palco e acompanham a colocação de grandes almofadas para amortecer a queda da atriz no terceiro ato. Impulsivamente, decidem se vingar e retiram as almofadas. Sarah Bernhardt cai de uma altura de três metros e fratura a perna, que seria amputada dez anos mais tarde. Paris, 1915. Sarah Bernhardt, com uma perna de pau, está no palco, em seu país, com um espetáculo surpreendente: declama I-Juca-Pirama, de Gonçalves Dias - um inesperado vestígio de assimilação cultural. Entre os figurantes da peça, também há surpresas: o futuro das três mineiras havia chegado." (press-release)
GêneroDrama
Termos descritoresHistória; Bernhardt, Sarah; Teatro Descritores secundáriosVisita estrangeira - FR Termos geográficosParis - FR; Cambuquira - MG; Rio de Janeiro - RJ Produção Companhia(s) produtora(s): Crystal Cinematográfica Ltda. Companhia(s) co-produtora(s): TV Cultura; Secretaria da Cultura do Estado de Sâo Paulo Direção de produção: Bittencourt, René Produção executiva: Schwartz, Tuinho Assistência de produção: Cardoso, Nara; Caruso, Mônica Hanns; Tietzman, Fernando
Produção - Dados adicionais Financimento/patrocínio: Embratel Coordenação de produção: Franklin Jr. Contabilidade: Contadata Ltda. Produção de locação: Catrolli, Johnny Assistência de produção executiva: Empresa de figuração: Luz e Cor; Galeria da Imagem Motorista: Oliveira, Alexandre L. de; Marques, Celso; Samiano, Gilson; Vieira, João Manuel; Rogers, José Carlos; Souza, José de; Oliveira, Mario Augusto Santos; Silva, Ricardo; Lemos; Drey, Wagner; Frederico, Carlos; Andrade, Dagoberto; Machado, Ionan; Silva, Jorge Luis Leal da; Souza, José Carlos Tavares de; Silva, Leonardo Araújo; Marques, Ocimar de Souza; Nascimento, Sérgio Luís; Oliveira, Valter Freitas de
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): Riofilme
Argumento/roteiro Argumento: Carolina, Ana Roteiro: Carolina, Ana Pesquisa: Herculano, Paulo; Teixeira, Tunica; Meyer, Aline
Direção Direção: Carolina, Ana Assistência de direção: Gieco, Alberto; Borba, Tiago Continuidade: Moreiras, Silvia
Fotografia Direção de fotografia: Sanchez, Rodolfo Assistência de câmera: Telles, Paulo; Abreu, Leonardo Fotografia de cena: Pereira Jr., Vantoen Trucagens: Cineric Incorporation NYC - NY
Dados adicionais de fotografia Chefe eletricista: Malta, Ulysses Assistente de eletrecista: Noronho, Marcos R. de; Silva, Claudenir Cardoso da; Baia, Fernando; Barbosa, Fernando Luis Maquinista: Castro, Carlos C.; Santos, José Ricardo dos Auxiliar de maquinista: Souza, Gilson de; Souza, Carlos Roberto de
Som Som direto: Câmara, Márcio
Dados adicionais de som Operador de microfone: Oliveira, Lênio
Montagem Montagem: Francisco, Ademir Edição: Francisco, Ademir
Direção de arte Figurinos: Murtinho, Kalma Cenografia: Manieri, Roberto; Alvarenga, Maria Helena; Rochlin, Mônica Letreiros: Cineric Incorporation NYC - NY
Dados adicionais de direção de arte Assistencia de cenografia: Alvarenga, Maira Helena; Pugliese, Hélcio; Pollo, Eddy; Costa Filho, Hamilton; Reis, Carlos Eduardo Mallet Contra-regra/acessórios de cenografia: Alves, Getulio Montagem de cenário: Fernandes, João dos Santos; Santos, Antonio Paulo dos; Almeida, Martiniano A. S. de; Almeida, Mário Antonio S. de; Almeida, Marcos S. de; Padrão, Rubem Cabelereiro: Evangelista, Mara; Pimenta, Wilson Maquiagem: Holanda, Uirandê Assistência de maquiagem: Freire, Marcos; Evangelista, Cris Desenho de figurino: Miranda, Vivian; Stefani, Valéria de Oliveira; Dutra, Jô Costureira: Paz, Graciete da; Silva, Severina Eustaque da; Barreto, Valdira Nogueira; Costa, Durvalina Nogueira da; Queiroz, Maria da Graça A. Assistência de figurino: Miranda, Vivian; Stefani, Valeria de Oliveira; Dutra, Jô
Música Música original: Carbonara, David Seleção musical: Herculano, Paulo; Teixeira, Tunica; Meyer, Aline
Dados adicionais de música Título da música: Sinfonia n. 4 em MI menor op. 98; Música de: Brahms, Johannes; Orquestra: Orquestra Sinfônica de Budapeste Regente Maestro: Lehel, Gyorgy;
Título da música: Vem cá meu pingo de ouro; Música de: Comunidade Negra dos Arturos; Intérprete(s): Conceição;
Título da música: Anakã - Kaapor;
Título da música: Canção do amanhecer dos Bororos; Intérprete(s): Bororo, Ignacio e Tribo Bororo;
Título da música: Canção do exílio; Música de: Dias, A. Gonçalves; Intérprete(s): Pêra, Marília; Instrumentista: Jaffé, Marcelo - solo de violino;
Título da música: Vamo fazê maravilha sinhá; Intérprete(s): Congo feminino da Irmandade do Rosário de Justinópolis - MG;
Título da música: Piku'y-Kaapor; Intérprete(s): Urubu-Kaapor;
Título da música: Beira mar; Intérprete(s): José, Teresinha Maria;
Título da música: Canção do Exílio; Música de: Oliveira, Andre Luiz de; Intérprete(s): Pena Branca e Xavantinho Regente Maestro: Ayres, Nelson Instrumentista: Sater, Almir - participação especial na viola;
Título da música: Meu cativéro, meu cativerá;
Título da música: Que língua não?;
Título da música: Cisne branco Música de: Santo, A. M. do Espírito Instrumentista: Lima, Adriano Fagundes O., Smith, Carl, Souza, Hamilton Rocha de, Tessari, Marcos e Capovilla, Matias - assobiadores
Identidades/elenco: Agenin, Béatrice (Sarah Bernhardt) Muniz, Miriam (Francisca) Borges, Alice (Maria Luiza) Gofman, Bety (Vicentine) Mamberti, Duda (Lano) Rangel, Pedro Paulo (Salustiano) Pereira, Cristina (Hóspede do hotel) Cartaxo, Marcela (Dona Abadia) Otávio III (Porteiro do hotel) Bismark, Pedro (Casca) Lopes, Xuxa (Atriz perdida) Gieco, Alberto David, Alexandre Gomes, Antônio Souza, Carlos Alberto de Bandeira, Denilson Svane, Eric Coelho, Eunice Sobral França, Fábio Salles, Fábio Pessoa, Fátima Rocha, Felipe Alves, Getúlio Souza, Gilson de Bond, Gisela Falcão, Gustavo Pelischek, Hans Santos, Ilma da Costa Silva, Ivaldo Fred, Ivan Leite, Ivan Martins, James Melo, Jones Brito, José Ponzi, Lourenço Pereira Silva, Luís Sérgio Lima e Moura, Marcela Valente, Marcelo Câmara, Marcio Guimarães, Márcio Americano, Marco Antônio Estrangeiro, Mário Luiz Stepanenko, Natália Portes, Paulo Hirshle, Pêpa Silva, Pedro Monteiro da Marques, Rayssa Primo Bittencourt, René César, Ricardo Vasconcelos, Roberto Freire, Rogério Nascimento, Samuel Borba, Tiago Schwartz, Tuinho Djekupe, Uera Holanda, Uirandê Manne, Vinícius Bozó, Williams Speck, Wilson Ator(es) Convidado(s): Pêra, Marília (Amélia) Amado, Camila(Oswalda)
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros-Cat Press-release Catálogo Riofilme Observações: Informações sobre músicas utilizadas no filme: "Sinfonia n. 4 em MI menor op. 98" - editora/gravadora <Paulus / Hungaroton>. "<Vem cá meu pingo de ouro>" da <Comunidade Negra dos Arturos> de <Contagem - MG>, <Festa de Nossa Senhora do Rosario, 1992>, gravado por <Dias, Paula> e <Manzatti, Marcelo>, <Associação Cultural Cachuera>. "Anakã - Kaapor'" - registro de campo: <Samain, Etienne>, <Unicamp>, com a cumplicidade dos índios <Urubu-Kaapor>, senhores das terras deste País. "Canção do amanhecer dos Bororos" - gravação feita por <Penna, Hermano>, em 1971, na <Região Poconé> e <Serra do Carandá - MT> com o cacique <Bororo, Ignacio> e <Tribo Bororo>, para o documentário <PANTANAL>, editada por <Rufino, Paulo>, produzido e dirigido por <Carolina, Ana>. "Canção do Exílio" - Marilia Pêra canta em francês/português, gravado no estúdio <Be Bop>. "Vamo fazê maravilha sinhá" - congo feminino da irmandade do Rosário de <Justinópolis - MG>, gravado a 17.01.1999 por <Manzatti, Marcelo>, <Associação Cultural Cachuera!>. "Piku'y-Kaapor" - <Cantos e pássaros não morrem>, registro de campo Prof. Dr. <Samain, Etienne> <Unicamp>, com a cumplicidade dos índios <Urubu-Kaapor>, senhores das terras deste país. "Beira Mar" - <Comunidade da fazenda São José>, <Santa Isabel do Rio Preto - RJ>, <Festa de São José, 1998>, gravado por <Dias, Paulo> e <Manzatti, Marcelo>, <Associação Cultural Cachuera!>. "Canção do Exílio" - autoria de Andre Luiz de Oliveira sobre o poema de <Dias, Gonçalves>, arranjo <Mineiro, Sergio> e <Oliveira, Andre Luiz de>, licenciado pela <EMI Music> Ltda., artistas cedidos pela <Warner>/<Chapell Edições Musicais> Ltda.; <Estúdio MCR> / São Paulo - <EMI>, arranjo desta canção de <Ayres, Nelson> e <Herculano, Paulo>, gravado no estúdio <Be Bop> São Paulo. "Meu cativéro, meu cativerá" - comunidade do bairro <Tamandaré> - <Guaratinguetá - SP> <Festa de São José, 1994>, gravado por <Dias, Paulo> e <Manzatti, Marcelo>, <Associação Cultural Cachuera!>. "Que língua não?" - <anônimo>: LP valsas e polcas, concepção e direção geral de <Pereira, Marcus>, direção musical de <Duprat, Régis> e <Duprat, Rogério>. "Cisne branco" - gravado no <Estúdio Jorge Freire> - SP. <Gieco, Alberto> aparece grafado em algumas fontes como <Giecco, Alberto>. ALSN/DFB-LM informa: "trilha sonora: <Herculano, Paulo> e <Ayres, Nelson>". A mesma fonte ainda grafa: <Gofman, Betty> e não <Gofman, Bety>; <Cartaxo, Marcélia> e não <Cartaxo, Marcela>. "... o filme tinha inicialmente o título de <PÁSCOA EM MARÇO>". Nome completo de Ana Carolina: <Soares, Ana Carolina Teixeira>.
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