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O SOBRADO Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, BP, 104min, 2.860m, 24q, RCA-Victor
Data e local de produção Ano: 1956 Início: 1955.10.22 Final de filmagem: 1956.03 País: BR Cidade: São Paulo Estado: SP
CertificadosCertificado de Censura Federal n. 37.090, de 11.05.1956, 10 anos, 25 cópias.Recensurado com Certificado de Censura Federal n. 15.323, de 27.09.1963, 10 anos, 25 cópias.Recensurado com Certificado de Censura Federal n. 15.322, de 27.09.63, 10 anos, 25 cópias, 100m, trailer. Data e local de lançamento Data: 1956.05.28 Local: São Paulo Sala(s): Art-Palácio, Bandeirantes, Alhambra, Esmeralda, Majestic, Paulista, Cruzeiro, Arlequim, Paramount, Liberdade, Nacional, Santa Cecília, Sabará, Brás, Universo, Piratininga, Brasil, Climax, Riviera, Anchieta, Roma, Júpiter, Estrela e Penha-Palace Pré-lançamento: 1956.05.25 Local de pré-lançamento: São Paulo Sala(s): Marrocos
Circuito exibidorExibido a partir de 30.05.1956 no Jóia, Carlos Gomes, São Pedro, Paris, Vogue, São Caetano, Maracanã e Star; a partir de 03.06.1956 em segunda semana no Bandeirantes; a partir de 05.06.1956 no Ipiranga-Palácio, Aliança, São Sebastião e Vitória; a partir de 07.06.1956 no Vitória (São Caetano), Carlos Gomes (Santo André) e Lapenna (São Miguel).
SinopseNuma pequena cidade gaúcha, durante a Revolução Federalista, dois caudilhos das famílias Cambará e Amaral entram em luta, disputando o manto da vila Santa Fé. Amaral e seus homens cercam a casa de Licurgo Cambará por dez dias, mas este não se rende. Dentro do sobrado senhorial Licurgo tem, ainda, que resistir à pressão da família que deseja pedir paz para que sua esposa salve sua criança que está para nascer. Mas é inútil. A fibra do caudilho resiste a todas as provações. Falta água, falta comida, faltam munições. Os gaúchos de Licurgo, porém, não sentem falta de uma coisa: decisão e coragem. Estas é que vencem. O inimigo não passa da soleira do sobrado.
GêneroDrama
Termos descritoresLiteratura; História Descritores secundáriosAdaptação para cinema; Revolução Federalista; Veríssimo, Érico Termos geográficosRS PrêmiosPrêmio da Associação Brasileira de Cronistas Cinematográficos,1956, RJ, de Melhor Filme e de Melhor Cenografia para Francini, Mauro.. Prêmio Saci,1956 de Melhor Ator para Baleroni, Fernando.. Prêmio Governador do Estado de São Paulo,1956 de Melhor Diretor para Durst, Walter George e Mendes, Cassiano Gabus e de Melhor Cenografia para Francini, Mauro.
Produção Companhia(s) produtora(s): Emissoras Associadas de São Paulo; Cinematográfica Brasil Filme Ltda.; Brasil Vita Filme Produção: Almeida, Abílio Pereira de Produtor associado: Rodrigues, Maurício
Produção - Dados adicionais Gerente de produção: Mello, Newton
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): Unida Filmes S.A.; Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.
Argumento/roteiro Roteiro: Durst, Walter George Adaptação: Durst, Walter George
Estória: Baseada no livro <Tempo e o vento, O> de <Veríssimo, Erico>
Direção Direção: Durst, Walter George; Mendes, Cassiano Gabus Assistência de direção: Garcia, Galileu Continuidade: Santos, Roberto
Fotografia Direção de fotografia: Fowle, Chick Assistência de fotografia: Primavera, Marcelo; Pacini, José; Franzin, José Fotografia de cena: Agostinelli, José Júlio Cinegrafista: Lowin, Jack
Dados adicionais de fotografia Foco: Gabriel, Geraldo Chefe eletricista: Camargo, Horácio F. Maquinista: Dreos, Angelo
Som Técnico de som: Silitschanu, Boris Engenharia de som: Hack, Ernst
Dados adicionais de som Assistente de som: Varnovsk, Constantino; Nanni, Raul
Montagem Montagem: Alice, Mauro Edição: Hafenrichter, Oswald Assistente de montagem: Sobolewski, Lidie
Direção de arte Cenografia: Francini, Mauro
Dados adicionais de direção de arte Responsável por construções: Dreos, José Decoração: Massenzi, Pierino Maquiagem: Fletcher, Jerry; Merinow, Victor
Música Arranjos musicais: Lessa, Luiz Carlos Barbosa Música original: Canções do folclore gaúcho
Dados adicionais de música Partitura musical: Paes, Luiz Arruda
Canção Instrumentista: Rielinho - acordeon
Título: Canção da Esperança;
Título: Fandango;
Título: Chula do sobrado;
Título: Nau Catarineta
Identidades/elenco: Baleroni, Fernando (Licurgo) Aguiar, Lia de (Maria Valéria) Fazio, Barbara (Ismália Caré) Parisi, José (Antero) Azevedo, Dionisio (Fandango) Duarte, Lima (Gervásio) David Neto (Alvarino Amaral) Real, Márcia (Alice) Guzzi, Xisto (Florêncio) Ruiz, Turibio (Ernesto Castilhano) Granja, Rosalinda (Dona Bibiana) José, David (Rodrigo) Roberto, Adriano (Toribio) Batucada (João Batista) Veridiano (Damião) Louzano, Geraldo (Joviano) Identidades/elenco: Rodrigues, Aparecida (Laurinda) Martins, Henrique (Zé Lírio) Gustavo, Luís (Jango Veiga) Merinow, Victor (Inocêncio) Barcellos, Jaime (Tinoco) Norris, Douglas (Trindade) Sanchez, Romeu (Nepomuceno) Soares, Oswaldo (Zé Inácio) Pires, Mauro (Doutor Winter) Castelaro, Geraldo (Padre Atílio) Golovaty, Hélio Saldanha, Araken Menon, Carlos Azevedo, Jorge Bianchini, Tito Santos, Samuel dos Pereira, Geraldo Micalsky Jr., Mário
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Ficha Filmográfica FCB/FF CENS/I ALSN/DFB-LM CB/EMB-110.2-00865 TB/CG Fontes consultadas: AV/ICB ACPJ/I LRB/CP Observações: A exibição no Marrocos foi em benefício da Associação das Senhoras dos Rotarianos de São Paulo. ACPJ/I informa apresentação da <Cinedistri>; <Almeida, Abilio Pereira de> como produtor; <Rodrigues, Mauricio> como produtor associado e as canções <Canção da esperança>, <Fandango>, <Chula do sobrado> e <Nau catarineta>. A fonte ALSN/DFB-LM chama Constantino Varnovsk de <Warnowski, Konstantin>; acrescenta como maquinista <Dreos, José> e na regência da orquestra de Luiz Arruda Paes <Simonetti, Enrico>. O ator <Stuart, Adriano>, ainda menino, tinha o nome de <Roberto, Adriano>. A orquestra de Luiz Arruda Paes gravou a trilha sonora nos dias 15 e 16.03.1956 nos estúdios da Vera Cruz. Os certificados de censura indicam a <Marte Filmes> como distribuidora. Exibido no Festival de Cinema de Karlovy-Vary, Tchecoslováquia, em 1957. TB/CG informa que a obra foi o primeiro longa metragem brasileiro a adaptar um texto de <Veríssimo, Érico>, pela produtora <Brasil Vita Filme> e aproveitando cenários existentes nos fundos da <Vera Cruz>. TB/CG informa que a obra foi o primeiro longa metragem brasileiro a adaptar produtora
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