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AGULHA NO PALHEIRO Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, BP, 95min, 2.622m, 24q, 1:1'37
Data e local de produção Ano: 1953 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: DF
CertificadosImpróprio para menores de 14 anos. Circuito exibidorExibido em São Paulo de 30.09 a 06.10.1953 no Marabá, Ritz São João, Ritz Consolação, Monark, Plaza, Fênix, Radar, Rialto, Glória, Sammarone, Tropical, Hollywood, Lins, São José e Moderno.
SinopseMariana, moça simples do interior de Minas Gerais chega ao Rio de Janeiro à procura de um noivo carioca, que lhe dera um endereço em Copacabana. Seu nome é José da Silva. A moça hospeda-se na casa de uma tia, Dona Adalgisa, mãe de Baiano e de Elisa, moradores do subúrbio carioca. Sabendo dos problemas da prima, e após se certificarem de que o endereço dado pelo rapaz não existe, os parentes tentam encontrá-lo através da lista telefônica. Desânimo total, ao constatarem a quantidade de "Josés da Silva" existente na lista. Ao mesmo tempo, Mariana começa a vivenciar outro problema: está grávida.Essa gravidez foi a gota d'água: convictos de que o rapaz se aproveitou da ingenuidade da moça, os primos, mais Eduardo, colega de Baiano que se apaixona por Mariana ao vê-la na rodoviária, onde fora buscá-la, empreendem tenaz busca por todo o Rio de Janeiro ao possível pai da criança. Seria o mesmo que procurar uma agulha no palheiro. Enquanto isso, a mocinha também se apaixona por Eduardo, tudo caminhando para um acerto entre os dois. Até que, após algumas peripécias de praxe, sabendo da existência de um José da Silva, freqüentador da boate onde trabalha Juca, outro amigo da família, é providenciada a ida do casal até aquele local. O conquistador não aparece. No dia seguinte, não podendo contar com Mariana, em estado acentuado de gravidez, vão os primos e Eduardo. Desta vez o suposto José aparece. Preparando-se para abordá-lo, Eduardo recebe a notícia de que Mariana está no hospital para ter o bebê. Todos se encaminham para lá, inclusive José da Silva, que se mostra desinteressado do caso. Depois do parto, Dona Adalgisa, a pedido da sobrinha, pede ao sedutor para entrar no quarto. Eduardo fica arrasado, disposto a ir embora. Não demora, porém, o rapaz deixa o quarto, negando ser o José da Silva procurado. Nos finalmentes, após também ser chamado ao quarto, Eduardo se aproxima de Mariana, procurando-lhe as mãos por cima da colcha.
GêneroComédia
Produção Companhia(s) produtora(s): Flama Produtora Cinematográfica Produção: Fenelon, Moacyr Direção de produção: Del Rio, Mário Produção executiva: Berardo, Rubens Assistência de produção: Higino, Raimundo
Produção - Dados adicionais Coordenação de produção: Rio, Mário Del Gerente de produção: Higino, Raymundo
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): Unida Filmes S.A.
Argumento/roteiro Argumento: Viany, Alex Roteiro: Viany, Alex Diálogos: Viany, Alex
Direção Direção: Viany, Alex Assistência de direção: Santos, Nelson Pereira dos
Fotografia Direção de fotografia: Olmedo, Carlos Neffa; Pagés, Mário Assistência de fotografia: Silva, Helio Câmera: Carneiro, Sílvio
Som Sonografia: Braga Jr., Luiz Direção de gravação: Reis, Norival
Dados adicionais de som Assistente de som: Ribeiro, Nelson Operador de microfone: Nascimento, Lais
Montagem Montagem: Valverde, Rafael Justo; Del Rio, Mário; Viany, Alex; Santoro, Cláudio Assistente de montagem: Rocha, Antão Pereira da
Direção de arte Guarda-roupa: Lombardo, Julieta; Paula, Amelia Cenografia: Monteiro Filho, A.; Cruz, César; Vargas Jr., Artur
Dados adicionais de direção de arte Assistencia de cenografia: Carlow, Boris; Baldissara, Aires Contra-regra/acessórios de cenografia: Rocha, Manoel Montagem de cenário: Giraldes, Nathan Cabelereiro: Bianchi, Yolanda Costureira: Lombardo, Julieta; Paula, Amelia
Música Arranjos musicais: Santoro, Cláudio; Abreu, José Maria de Direção musical: Santoro, Cláudio
Dados adicionais de música Partitura musical: Santoro, Cláudio
Canção Título: Agulha no palheiro; Autor da canção: Cruz, César e Jor., Vargas; Intérprete: Monteiro, Doris;
Título: Perdão; Autor da canção: Cruz, César; Intérprete: Monteiro, Doris;
Título: Vôo do Mangangá, O; Autor da canção: Teixeira, Humberto e Godoy, F.; Intérprete: Alves, Carmélia;
Título: Piou o cabaré; Autor da canção: Serem e Carrazatto;
Título: Meu palheirinho; Autor da canção: Cruz, Cesar; Orquestração: Santoro, Cláudio
Título: Moamba; Autor da canção: Cruz, Cesar; Intérprete: Alves, Carmélia
Título: Vai levando Autor da canção: Teixeira, Humberto Conjunto e banda: Trigêmeos Vocalistas
Identidades/elenco: Santoro, Fada (Mariana) Souza, Jackson de (Baiano) Batalin, Roberto (Eduardo) Nobre, Sarah (Dona Adalgisa, mãe de Elisa) Monteiro, Dóris (Elisa) Souto, Hélio (José da Silva) Nogueira, Helba Cruz, César Macedo, Zizinha Bell, Renée Rocha, Manoel Garcia, Israel Moreira, Augusta Marques, Savina Reys, Lucilla Costa, Waldemiro Cury, Jaudet Trigemeos vocalistas Participação especial: Alves, Carmelia
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros-Cat Press-release AV/ICB FCB LOTE 2/FF Site, Década de 50. Disponível em http://decadade50.blogspot.com/2006/08/o-cangaceiro-e-agulha-no-palheiro-duas_25.html, acesso em 29.03.2010 Fontes consultadas: FSN/MCB JN/Imigrantes - Portugueses II CS/FF CA/AF Observações: Letreiros iniciais: "Os personagens e incidentes deste filme são fictícios. Qualquer semelhança com pessôas e fatos da vida real terá sido mera coincidência." Distribuição da <Cinedistri>, quando da apresentação em São Paulo. O Teatro Popular Brasileiro tinha direção de <Trindade, Solano>. A atriz <Costa, Cora> foi substituída por Sarah Nobre um pouco antes do início das filmagens. ACPJ/I indica a seguinte ficha técnica: produtor associado <Fenelon, Moacyr>; contra-regra <Rocha, Manoel>; penteados de <Bianchi, Iolanda>; figurinos de <Paula, Amélia> e <Lombardo, Julieta>; assistente de cenografia <Carlow, Boris>; decoração de <Baldisara, Aires>; assistente de decoração <Giraldez, Nathan> e assistente de montagem <Rocha, Antão P.>. A canção "Agulha no palheiro" é atribuida tanto a <Cruz, César> como a <Vargas Jr., Artur>. Os letreiros do filme atribuem a cenografia apenas a <Monteiro Filho> e como assistente apenas <Carlow, Boris>. Em canções, os letreiros não grafam os nomes dos intérpretes e para "Moamba" indica tratar-se de música de Cesar Cruz e não <Abreu, José Maria de>, como indicam outras fontes.
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