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O AMANHÃ SERÁ MELHOR Outras remetências de título: MODELO 19; A PONTE DA ESPERANÇA Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, BP, 97min, 2.670m, 24q, Western Eletric
Data e local de produção Ano: 1950 País: BR Cidade: São Paulo Estado: SP
CertificadosCertificado de Censura 21331, livro 36, de 12.05.1952.Revisão de Censura em 03.11.1955.Certificado de Censura 21886, livro 37, em 01.07.1952, para o trailer. Circuito exibidorExibido em São Paulo a 08.09.1956, no Ritz (São João).
Sinopse"Drama que focaliza os problemas dos imigrantes europeus que procuram realizar seus sonhos num mundo novo e difícil. Jaime Barcellos é um professor que aceita trabalhar de padeiro; Luigi Picchi, um jovem ambicioso que termina como pedreiro na obra que esperava ser administrador e Miro Cerni sofre um acidente que coloca em risco todos os seus planos. Junto com Ilka Soares, explorada pelo marido, todos colocam suas esperanças no futuro". (ALSN/DFB-LM)
GêneroDrama
Termos descritoresImigração; Literatura PrêmiosMelhor ator para Picchi, Luigi com o Prêmio Associação Brasileira de Cronistas Cinematográficos, 1956, Rio de Janeiro - DF.. Melhor ator para Picchi, Luigi com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, 1956.. Melhor ator secundário para Vasconcelos, José Mauro de com o prêmio Saci, 1956, São Paulo - SP.
Produção Companhia(s) produtora(s): Multifilmes S.A. Produção: Civelli, Mario Direção de produção: Gherardi, Gaetano
Produção - Dados adicionais Secretaria de produção: Coordenação de produção: Oliveira, Rafael
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): Fama Filmes
Argumento/roteiro Roteiro: Gogo, Vão Diálogos: Gogo, Vão Adaptação: Civelli, Mario; Sonino, Guido Enquadração: Couto, Armando; Cenni, Franco; Marguliés, Marcus; Civelli, Mario
Estória: Baseada na novela <Oggi il cielo é azzuro> de <Chiarelli, Ugo>
Direção Direção: Couto, Armando Assistência de direção: Laurelli, Glauco Mirko Assistência de continuidade: Deheinzelin, Geni
Fotografia Direção de fotografia: Deheinzelin, Jacques Assistência de fotografia: Marin, Honorio; Marin, Honorio Fotografia de cena: Tanon, Eduardo
Dados adicionais de fotografia Chefe eletricista: Souto, Artur Batista Maquinista: Mole, Zé Auxiliar de maquinista: Sizzi, Dino
Som Técnico de som: Kostiw, Bogdan; Baschera, Ercole
Montagem Montagem: Talamo, Gino
Direção de arte Cenografia: Cenni, Franco
Dados adicionais de direção de arte Maquiagem: Torres, Flavio
Música Música: Mignone, Francisco
Identidades/elenco: Soares, Ilka (Francesa Helen) Cerni, Miro (Polonês Stefano) Picchi, Luigi (Italiano Giovanni) Seyssel, Waldemar - Arrelia (Brasileiro Juca) Barcelos, Jaime (Austríaco Hans) Vasconcelos, José Mauro de (Carol, de nacionalidade indefinida) Miranda, Alice (Tereza) Figueiredo, Arnaldo (Brasileiro) Cotrim, Carlos Albuquerque, Elisio de Couto, Armando Brito, Sérgio (Brasileiro) Castro, Esmeralda Torres, Flavio Raul (Menino Ernesto)
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros-Cat FCB/FF CS/FF CENS/I CENS/II ALSN/DFB-LM ACPJ/I Folha da Noite, 09.02.1952 e 25.03.1952 Folha da Tarde, 08.09.1956 O Dia, 16.06.1954 e 12.08.1954 Fontes consultadas: JN/Imigrantes - Franceses I Observações: <Gogo, Vão> é o pseudônimo de <Fernandes, Millôr>. CENS/I indica: censurado em 26.02.1950, portanto, foi considerado 1950 como ano de produção. As demais fontes (FCB/FF, CS/FF, ALSN/DFB-LM, ACPJ/I, JN/Imigrantes - Franceses I) indicam <1952> como ano de produção. CS/FF informa que o filme é também conhecido como <PONTE DA ESPERANÇA, A> e <AMANHÃ SERÁ MELHOR, O>. FCB/FF indica que foi re-apresentado em 1956 com novo título: <AMANHÃ SERÁ MELHOR, O>. O Dia de 16.06.1954 informa que <Talamo, Gino> ficou encarregado de remontar o MODÊLO 19, que não havia sido lançado em virtude de "sua baixa qualidade". O Dia de 12.08.1954 indica que o filme estaria sendo remontado e seu título seria modificado para <AMANHÃ SERÁ MELHOR, O>. CENS/II indica: certificado de censura para 10 cópias, de 2.470 metros, do filme com o sub-título de <AMANHÃ SERÁ MELHOR, O>. O certificado do trailer, 10 cópias, de 116 metros, é com o sub-título <PONTE DA ESPERANÇA, A>. ACPJ/I acrescenta como assistente de direção <Tanon, Eduardo>; o gerente <Margulies, Marcos>; o assistente <Dohogne, João A.>; diálogos de <Pedros, Braulio>; fotografia de <Lesgards, Jacques>; cenografia de <Ceni, Franco>; o assistente de montagem <Talamo, Hélia> e no elenco <Couto, Armando>; <Gerardi, Caetano>; <Albuquerque, Elísio de>; <Torres, Flávio> e <Civeli, Mário>. O filme foi exibido com o título de <AMANHÃ SERÁ MELHOR, O> em São Paulo a 08.09.1956, no Ritz São João. ALSN/DFB-LM indica que a mudança do título "Modelo 19" para "O amanhã será melhor" se dá na ocasião do relançamento do filme.
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