Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=013605 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
OBRAS NOVAS - EVOLUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA

Outras remetências de título:
EVOLUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA
Categorias
/ Sonoro / Não ficção

Material original
16mm, BP, 18min30seg, 202m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1953
País: BR
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: SP


Certificados
Certificado de Produto Brasileiro: B0600508200000 de 11.05.2006.
Sinopse
Aspectos da cidade de São Paulo: prédios, automóveis, viadutos, multidões, a expansão industrial. A Via Anchieta é a estrada que leva até a Companhia Cinematográfica Vera Cruz. A construção dos estúdios em São Bernardo do Campo. A chegada dos equipamentos cinematográficos e a equipe que dá início ao trabalho da companhia. Os cartazes dos filmes. A produção do longa-metragem Caiçara, o desenho dos cenários, as maquetes e o trabalho dos operários especializados. Imagens de Sinhá Moça. Um brinde em comemoração ao fim da construção. Técnicos e operários se juntam a Franco Zampari e outras personalidades.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Engenharia; Cinema; Urbanismo
Descritores secundários
Rodovia; Via Anchieta - SP; Companhia Cinematográfica Vera Cruz, São Bernardo do Campo - SP
Termos geográficos
São Paulo - SP; Via Anchieta - SP; São Bernardo do Campo - SP; Companhia Cinematográfica Vera Cruz, São Bernardo do Campo - SP
Produção
Companhia(s) produtora(s): Companhia Cinematográfica Vera Cruz S.A.

Direção
Direção: Barreto, Lima

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
ALSN/DFB-CMM
F Curto/CRRS
MRG/VCFS
Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 18.01.18.
Observações:
MRG/VCFS informa: "realizado durante a crise que paralisou a companhia, com material de arquivo. Não exibido comercialmente".
A panorâmica exibindo os aviões a serem descarregados é idêntica à do filme <VERA CRUZ - ASPECTOS DA PRODUÇÃO EM SÃO BERNARDO>. A cena em que os equipamentos são colocados no caminhão da Vera Cruz também é muito similar, filmada no mesmo momento, porém de outro ângulo. A cena do descarregamento do avião é de 1950, enquanto que o filme <OBRAS NOVAS - EVOLUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA> é de 1953. Portanto, <VERA CRUZ - ASPECTOS DA PRODUÇÃO EM SÃO BERNARDO> pode ter servido de material de arquivo para a produção.
F Curto informa: "Emprestado para exibição, uma vez, no período de janeiro a outubro de 1975, pela <Difusão da Fundação Cinemateca Brasileira>".
ALSN/DFB-CMM informa que o filme foi exibido na Mostra: Uma Curta História do Cinema Brasileiro e no II Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte, MG, em 1995.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS