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A METRÓPOLE DE ANCHIETA

Outras remetências de título:
METRÓPOLE DE ANCHIETA
Categorias
Curta-metragem / Sonoro / Não ficção

Material original
35mm, BP, 11min18seg, 310m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1952
País: BR
Cidade: São Paulo
Estado: SP


Sinopse
Fruto das comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo, o documentário traz uma pequena síntese da história da cidade de São Paulo que se inicia com Martim Afonso em São Vicente, rememorando a fundação da cidade e sua importância como núcleo irradiador das bandeiras e "monções". Depois, busca mostrar de maneira vibrante e moderna a metrópole de hoje e os arranha-céus do planalto em meados do século XX. (Baseado em CB/FIBRA e Tribuna da Imprensa de 02.12.1952)
Gênero
Documentário
Termos descritores
Cidade; São Paulo - SP; Arquitetura; História; Urbanismo; Efeméride
Descritores secundários
Centenário da Cidade de São Paulo, 4, 1954
Termos geográficos
São Vicente - SP; São Paulo - SP; Vale do Anhangabaú - SP; Edifício Martinelli, São Paulo - SP; Clube Comercial, São Paulo - SP Viaduto do Chá, São Paulo - SP
Prêmios
Prêmio Saci, 1952 de Melhor Documentário, São Paulo, SP.
Produção
Companhia(s) produtora(s): Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
Produção: Doria, João

Argumento/roteiro
Roteiro: Duarte, Benedito Junqueira


Direção
Direção: Duarte, Benedito Junqueira

Fotografia
Direção de fotografia: Duarte, Benedito Junqueira
Assistência de câmera: Buonavoluntá, Olderico

Identidades/elenco:
Locução:
Campos, Paulo Machado de

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
FLPS/TP
CB/FIBRA
BJD/BJDCI/2007
RC (Programação Cinemateca) n.1 14 jan. - 1 fev. 2009
Tribuna da Imprensa, 02.12.1952, Artes e Diversões, p. 8
Tribuna da Imprensa, 10-11.07.1954, p. 2
O Estado de S. Paulo, 23.12.1953, p.26
MJS/CBICISP
Observações:
CB/Transcrição de letreiros informa que alguns planos do filme estão presentes nas obras <SÃO PAULO, VISTAS DA CIDADE> e <VISTAS AÉREAS DE SÃO PAULO>, ambos de autoria de <Benedito, Junqueira Duarte>.
Tribuna da Imprensa de 02.12.1952 informa que o filme foi realizado no âmbito das comemorações do IV Centenário da cidade, com o intuito de ser um "filme de propaganda" que demonstra o valor que o governo paulista vem dando ao cinema como meio de comunicação entre governantes e governados e documentando os trabalhos realizados para a comemoração do Centenário. A mesma fonte informa que o filme participou da <Mostra Retrospectiva do Cinema Brasileiro, 1>, sendo exibida como complemento na estréia do longa-metragem <SIMÃO, O CAOLHO>.
Tribuna da Imprensa de 10-11.07.1954 informa que o filme ganhou o <Prêmio Governador do Estado de São Paulo>.
RC (Programação Cinemateca) informa que a obra foi restaurada em uma parceria da <Cinemateca Brasileira> com a <Secretaria Municipal de Cultura> da <Prefeitura de São Paulo>. E foi exibida com outros curtas-metragens documentais do diretor na mostra <Cinemateca SP>, realizada entre 20 e 25 de janeiro de 2009 no âmbito das comemorações do aniversário da cidade de São Paulo.
MJS/CBICISP informa que havia um objetivo institucional estabelecido no filme, que era de apresentar ao público as apólices de seguro do IV Centenário lançadas pelo governo do Estado de São Paulo. Essas apólices seriam vendidas com o objetivo de angariar fundos para a construção do monumento em espiral do Parque do Ibirapuera. Local escolhido como palco central das festividades.
<Duarte, Benedito Junqueira> assina também como <Duarte, B. J.>.




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