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A METRÓPOLE DE ANCHIETA Outras remetências de título: METRÓPOLE DE ANCHIETA Categorias Curta-metragem / Sonoro / Não ficção
Material original 35mm, BP, 11min18seg, 310m, 24q
Data e local de produção Ano: 1952 País: BR Cidade: São Paulo Estado: SP
SinopseFruto das comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo, o documentário traz uma pequena síntese da história da cidade de São Paulo que se inicia com Martim Afonso em São Vicente, rememorando a fundação da cidade e sua importância como núcleo irradiador das bandeiras e "monções". Depois, busca mostrar de maneira vibrante e moderna a metrópole de hoje e os arranha-céus do planalto em meados do século XX. (Baseado em CB/FIBRA e Tribuna da Imprensa de 02.12.1952)
GêneroDocumentário
Termos descritoresCidade; São Paulo - SP; Arquitetura; História; Urbanismo; Efeméride Descritores secundáriosCentenário da Cidade de São Paulo, 4, 1954 Termos geográficosSão Vicente - SP; São Paulo - SP; Vale do Anhangabaú - SP; Edifício Martinelli, São Paulo - SP; Clube Comercial, São Paulo - SP Viaduto do Chá, São Paulo - SP PrêmiosPrêmio Saci, 1952 de Melhor Documentário, São Paulo, SP.
Produção Companhia(s) produtora(s): Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Produção: Doria, João
Argumento/roteiro Roteiro: Duarte, Benedito Junqueira
Direção Direção: Duarte, Benedito Junqueira
Fotografia Direção de fotografia: Duarte, Benedito Junqueira Assistência de câmera: Buonavoluntá, Olderico
Identidades/elenco: Locução: Campos, Paulo Machado de
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros-Cat FLPS/TP CB/FIBRA BJD/BJDCI/2007 RC (Programação Cinemateca) n.1 14 jan. - 1 fev. 2009 Tribuna da Imprensa, 02.12.1952, Artes e Diversões, p. 8 Tribuna da Imprensa, 10-11.07.1954, p. 2 O Estado de S. Paulo, 23.12.1953, p.26 MJS/CBICISP Observações: CB/Transcrição de letreiros informa que alguns planos do filme estão presentes nas obras <SÃO PAULO, VISTAS DA CIDADE> e <VISTAS AÉREAS DE SÃO PAULO>, ambos de autoria de <Benedito, Junqueira Duarte>. Tribuna da Imprensa de 02.12.1952 informa que o filme foi realizado no âmbito das comemorações do IV Centenário da cidade, com o intuito de ser um "filme de propaganda" que demonstra o valor que o governo paulista vem dando ao cinema como meio de comunicação entre governantes e governados e documentando os trabalhos realizados para a comemoração do Centenário. A mesma fonte informa que o filme participou da <Mostra Retrospectiva do Cinema Brasileiro, 1>, sendo exibida como complemento na estréia do longa-metragem <SIMÃO, O CAOLHO>. Tribuna da Imprensa de 10-11.07.1954 informa que o filme ganhou o <Prêmio Governador do Estado de São Paulo>. RC (Programação Cinemateca) informa que a obra foi restaurada em uma parceria da <Cinemateca Brasileira> com a <Secretaria Municipal de Cultura> da <Prefeitura de São Paulo>. E foi exibida com outros curtas-metragens documentais do diretor na mostra <Cinemateca SP>, realizada entre 20 e 25 de janeiro de 2009 no âmbito das comemorações do aniversário da cidade de São Paulo. MJS/CBICISP informa que havia um objetivo institucional estabelecido no filme, que era de apresentar ao público as apólices de seguro do IV Centenário lançadas pelo governo do Estado de São Paulo. Essas apólices seriam vendidas com o objetivo de angariar fundos para a construção do monumento em espiral do Parque do Ibirapuera. Local escolhido como palco central das festividades. <Duarte, Benedito Junqueira> assina também como <Duarte, B. J.>.
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