Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=013418 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
GRAVURAS : BURIL, PONTA SÊCA, ÁGUA TINTA

Outras remetências de título:
GRAVURAS PONTA SECA, BURIL E ÁGUA TINTA; GRAVURAS (PONTA SÊCA E BURIL)
Categorias
Curta-metragem / Sonoro / Não ficção

Material original
35mm, BP, 10min56seg, 300m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1952
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Sinopse
Homem manipula buril em chapa de metal. Aos poucos, um brasão é confeccionado na chapa. Com o término do desenho, a chapa é coberta com tinta, que penetra nos sulcos da superfície. Depois, o material passa por uma prensa que imprime o desenho do brasão em papel. Em seguida, procedimentos semelhantes são realizados com a ponta seca, mas com mais agilidade. Homem executa desenho de camponês em chapa de metal. Finalizado o desenho, a tinta é aplicada sobre a superfície, que depois é limpa, restando apenas a tinta que penetrou nos sulcos. Alguns retoques e a chapa passa por uma prensa, que reproduz em papel o desenho. Diferente das outras técnicas de gravura, a água tinta requer procedimentos depois da gravação da chapa. Após o preparo da chapa, com lavagem à base de gesso e fixação de pó de breu, pinta-se com verniz os lugares de superfície branca. Em seguida, a chapa passa por um banho corrosivo de ácido, que ataca as partes sem verniz. Sucessivos banhos com ácido ajudam a dar contorno ao desenho. Depois, retira-se o breu e o verniz, para que a tinta cubra toda a superfície, que será submetida à prensa. Por fim, gravuras em água tinta são comparadas com gravuras em água forte.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Artes Plásticas
Descritores secundários
Gravura; Desenho; Buril; Ponta Seca; Água Tinta; Água Forte; Oswald, Henrique B.; Liceu de Artes e Ofícios, Rio de Janeiro - DF
Produção
Companhia(s) produtora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Direção
Direção: Mauro, Humberto

Fotografia
Direção de fotografia: Mauro, José A.

Montagem
Montagem: Mauro, José A.

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CRRS/INCE
INC/CESD
AV/HM
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Catálogo de filmes de 16mm silenciosos e sonoros para distribuição pelo Serviço de Empréstimos do INCE, p. 23
Observações:
CRRS/INCE indica: "para o estabelecimento da data de produção, não levamos em conta a entrada das duas reduções anotadas no livro de tombo em 1943, inclusive porque o registro na fonte remete ao filme de 1952. Tudo leva a crer que se trata de equívoco".
INC/CESD indica: bitola 16 e 35mm.
CB/Documentação Diversa, Catálogo de filmes de 16mm, informa o título <GRAVURAS (PONTA SÊCA E BURIL)> e indica filme sonoro com 12 minutos e produzido pelo INCE.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS