Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=013021 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NO BRASIL
Categorias
Curta-metragem / Sonoro / Não ficção

Material original
35mm, BP, 29min, 789m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1948
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Sinopse
A atividade farmacêutica e o seu impacto na economia brasileira. Em laboratórios privados e estatais, a produção com maquinas e pessoal treinado. A embalagem e acondicionamento dos medicamentos, a fabricação de comprimidos e pastilhas e os testes finais do produto. Em laboratórios brasileiros, o refeitório dos trabalhadores e a recreação, assistência médica, odontológica e berçário para filhos de funcionárias. A pesquisa brasileira e os exemplos mais renomados no campo farmacêutico: Vital Brasil, Rodolfo Albino, entre outros. A autossuficiência da matéria-prima para a indústria farmacêutica brasileira: a produção de manteira da cacau, da cafeína, do mentol, da emetina e de soros contra o tétano e a difteria. O trabalho no Instituto Butantã com cavalos, cobaias e serpentes para a produção de soro antiofídicos. A produção de insulina a partir do pâncreas bovino e a obtenção do óleo de cação. A exportação de minerais brasileiros para uso farmacêutico. Etapas da fabricação de antibióticos como a penicilina: a obtenção do produto, o engarrafamento e o controle de qualidade. O uso de substâncias farmacêuticas em animais e testes com equipamentos em laboratórios brasileiros. O Instituto Oswaldo Cruz, órgão controlador da indústria farmacêutica no Brasil.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Indústria; Farmácia; Comércio; Agricultura; Animal; Medicina; Trabalho; Química
Descritores secundários
Laboratório farmacêutico; Hospital; Odontologia; Criança; Brasil, Vital; Albino, Rodolfo; Cacau; Cafeína; Menta; Tétano; Difteria; Instituto Butantã, São Paulo - SP; Cavalo; Rato; Cobra; Soro; Insulina; Peixe; Cação; Boi; Coelho; Penicilina; Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro - DF; Aguiar, Freire de; Diogo, César; Queiroz, Luís Pinto de; Rangel, Orlando; Gifone, Francisco; Gross, Fernando; Leite, Raul; Corte, Renê
Termos geográficos
Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro - DF; Instituto Butantã, São Paulo - SP
Produção
Companhia(s) produtora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Argumento/roteiro
Autoria do texto de locução: Albuquerque, Alvaro


Direção
Direção: Mauro, Humberto

Fotografia
Direção de fotografia: Mauro, José A.; Noronha, Jurandyr Passos

Montagem
Montagem: Mauro, José A.; Noronha, Jurandyr Passos

Identidades/elenco:
Narração:
Barreto, Victor Lima

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Doc
CRRS/INCE
AV/HM
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Catálogo de filmes de 16mm silenciosos e sonoros para distribuição pelo Serviço de Empréstimos do INCE, p. 24
Observações:
CB/Transcrição de letreiros indica, nos letreiros iniciais, tratar-se de uma "contribuição do Brasil ao <Festival Internacional do Filme, Cannes, 1951>".
CRRS/INCE informa que o nome de <Barreto, Victor Lima> aparece em algumas fontes junto aos dois responsáveis pela fotografia, mas o mesmo não consta nos créditos. Indica também que o documentário teria participado do <Festival Internacional do Filme - Cannes - 1951>, e ao que parece numa versão em espanhol.
CB/Documentação Diversa, Catálogo de filmes de 16mm, indica filme sonoro com 32 minutos e produzido pelo INCE.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS