Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=009520 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
CAXIAS : PATRONO DO EXÉRCITO E SÍMBOLO DA PÁTRIA

Outras remetências de título:
CAXIAS PATRONO DO EXÉRCITO SÍMBOLO DA PÁTRIA
Categorias
Curta-metragem / Sonoro / Não ficção

Material original
35mm, BP, 13min, 363m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1942
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Certificados
Censurado entre 01 e 15.09.1942.
Circuito exibidor
Exibido em São Paulo a 03.11.1942, no Roxy.
Exibido em Rio de Janeiro a 07.09.1942, no Astoria, Plaza e Olinda; a 21.09.1942 no Astoria, Plaza, Olinda, Ritz e Parisiense.
Sinopse
"A vida e a obra do Duque de Caxias. O Herói de Lomas Valentinas vive outra vez nas atitudes do guerreiro que nunca conheceu a mágoa da derrota, e o Pacificador apresenta-se aos olhos do espectador em todo o apogeu da enorme inteligência política sempre voltada para a grandeza do Brasil. Honramo-nos da homenagem que, ao fazermos este filme, prestamos à memória do grande patriota - O Soldado Maior do Exército Brasileiro!". (Press-release)
Gênero
Documentário
Termos descritores
Caxias, Duque de; Exército; História; BR
Descritores secundários
Monumento; Silva, Luís Alves de Lima; Praça da Duque de Caxias, Rio de Janeiro - DF; Caxias - RJ; Igreja Inhomerim, Porto da Estrela - RJ; Policia Miltar; Corpo de Permanentes; Igreja da Santa Cruz dos Militares, Rio de Janeiro - DF; Convento de Santo Antônio, Rio de Janeiro - DF; Museu Histórico do Rio de Janeiro; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Império; Rua Conde Bonfim, Rio de Janeiro - DF; Macaé - RJ; Fortaleza de São João; Cassino dos Oficiais; Forte Duque de Caxias, Rio de Janeiro - DF; Palacio da Guerra, Rio de Janeiro - DF; Fazenda Santa Mônica, Juparanã, Valença - RJ; Cemiterio de São Francisco de Paula, Rio de Janeiro - DF; Guerra do Paraguai; Lomas Valentinas - PY
Termos geográficos
Praça da Duque de Caxias, Rio de Janeiro - DF; Caxias - RJ; Porto da Estrela - RJ; Igreja da Santa Cruz dos Militares, Rio de Janeiro - DF; Museu Histórico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - DF; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro - DF; Rua Conde Bonfim, Rio de Janeiro - DF; Macaé - RJ; Forte Duque de Caxias, Rio de Janeiro - DF; Palacio da Guerra, Rio de Janeiro - DF; Fazenda Santa Mônica, Juparanã, Valença - RJ; Cemiterio de São Francisco de Paula, Rio de Janeiro - DF; Convento de Santo Antônio, Rio de Janeiro - DF
Produção
Companhia(s) produtora(s): Ministério da Educação e Saúde; Aviação Filme
Produção: Cleto, Paulo

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Direção
Direção: Cleto, Paulo

Identidades/elenco:
Silva, José de Lima e Silva - neto do Duque de Caxias
Locução:
Andrade, Aurélio de
Narração:
Almeida, Borja de

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Doc
CENS/DOU
Press-release
JIMS/OESP
Jornal do Brasil, 05.09.1942, p. 14, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_06ePesq=_22avia_c3_a7_c3_a3o_20filme_22epagfis=18702, acesso em: 23.06.2023.
O Radical, 20.09.1942, p. 4, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=830399ePesq=_22avia_c3_a7_c3_a3o_20filme_22epagfis=24497, acesso em: 23.06.2023.
Observações:
CB/Transcrição de letreiros apresenta, nos letreiros iniciais, os dizeres: "Na organização deste filme, seguido o roteiro da vida gloriosa de Caxias, contamos com a patriótica e valiosa cooperação de S. Excia. o General <Dutra, Eurico Gaspar>, Ministro da Guerra, a quem se deveu a implantação do culto a Caxias no Exército Nacional, como o seu maior e mais glorioso patrono, e mais dos srs. Cel. <Denys, Odílio>, Cmte. da Polícia Militar, Cel. <Carvalho, Afonso de>, autor do livro "Caxias", <Fleiuss, Max>, diretor do <Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro>, diretores do <Museu Histórico de Belas Artes>, provedor da <Igreja da Santa Cruz dos Militares> e o superior do <Convento de Santo Antônio>, a quem devemos a mais espontânea e clarividente contribuição".




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS