|
UM RAMO PARA LUÍSA Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, BP, 86min, 2.835m, 24q
Data e local de produção Ano: 1965 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: GB
CertificadosCertificado de Censura Federal 25.049 de 04.08.1965 a 04.08.1970, livro 4, 75m, 20 cópias, trailer, proibido para menores de 18 anos.Certificado de Censura Federal 25.247 e 28.742 de 18.08.1965, expedidos em 01.09.1965 e 17.06.1966, respectivamente, 14 cópias, proibido para menores de 18 anos.Certificado de Censura Federal 28.742 de 18.08.1965, livro 6, 2.835m, 14 cópias.Censurado em 22.08.1965, 2.835m, 15 cópias.Censurado em 04.08.1965, 95m, 20 cópias. Interditado - Portaria no.12, de 02.03.1966.Censurado em 23.08.1965, 16mm, 10m, 10 cópias, trailer. Sinopse"Após o velório de Luísa, Paulo sai vagando pelas ruas à noite, debaixo de chuva, questionando o sentido da vida. Pelos bares, encontra boêmios, prostitutas, pessoas da noite carioca... e resolve contar a sua história para um homem que bebia solitariamente: Da redação onde trabalha como jornalista, Paulo liga para marcar encontros com Luísa, uma garota de programa que vez ou outra ele encontrava pela noite, com outros fregueses. Paralelamente, Paulo mantém um caso com Jane, uma mulher casada, pertencente a uma classe social abonada, com quem ele costuma ir a festas freqüentadas também pelo playboy René, por quem o homossexual Armando é apaixonado. Avisado pelo dono do bar, Paulo corre para acudir Luísa, embriagada, e a leva para se recuperar na casa de veraneio. Feliz, Luísa até volta a ensaiar o teatro de revista do grupo Rataplã, mas fica furiosa quando se depara com Paulo sendo assediado por uma jovem que circula de bicicleta pela cidade. Por sua vez, Paulo também fica incomodado quando Luísa inventa viagens para continuar se encontrando com os seus clientes. Dulce, uma colega de redação apaixonada por Paulo, cansada de não ser correspondida por ele, resolve viajar para tentar esquecê-lo. Uma noite, após se encontrarem num hotel, Paulo inventa uma desculpa para deixar Luísa sozinha e, de um telefone público, liga para alguém. Ainda deitada na cama, ela é surpreendida por um homem que irrompe quarto adentro, alvejando-a com dois tiros. Vagando pelos arredores dos arcos da Lapa, com um ramo de flores na mão, Paulo se dirige ao velório de Luísa...".
GêneroDrama
Termos descritoresLiteratura; Morte; Casamento; Restaurante; Imprensa; Sexo Descritores secundáriosVelório; Jornalismo; Homossexualidade Termos geográficosRJ PrêmiosPrêmio Governo do Estado da Guanabara, Décimo lugar pela Comissão de Auxílio à Indústria Cinematográfica do Rio de Janeiro, 1965, RJ.
Produção Companhia(s) produtora(s): Produções Cinematográficas Herbert Richers S.A. Produção: Porto, Paulo Direção de produção: Fava, Riva Assistência de produção: Havt, David; Maia, Gabriel
Produção - Dados adicionais Financimento/patrocínio: Governo da Guanabara Gerente de produção: Ribeiro, Roberto
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): Produções Cinematográficas Herbert Richers S.A.
Argumento/roteiro Roteiro: Porto, Paulo Adaptação: Porto, Paulo
Estória: Baseada no romance Um ramo para Luísa de <Condé, José>
Direção Direção: Tanko, J. B. Assistência de direção: Pereira, Gilvan Continuidade: Azevedo, Rubens
Fotografia Direção de fotografia: Rosa, José Câmera: Rosa, José Assistência de câmera: Souza, Ronaldo de
Dados adicionais de fotografia Chefe eletricista: Silva, Oswaldo da
Som Efeitos especiais de som: José, Geraldo
Montagem Montagem: Valverde, Rafael Justo Assistente de montagem: Erita, Lúcia; Erita, Lúcia
Dados adicionais de direção de arte Contra-regra/acessórios de cenografia: Silva, Vinícius Maquiagem: Marquez, Gilberto
Música Música: Negrão, João
Dados adicionais de música Título da música: Tema de Irene; Música de: Kelly, João Roberto;
Título da música: Tema de Celinha; Música de: Kelly, João Roberto;
Título da música: Candinho; Música de: Kelly, João Roberto;
Título da música: Enquanto houver perdão; Música de: Kelly, João Roberto;
Título da música: Deixa-me voltar; Música de: Nogueira, Mariano;
Título da música: Ainda espero; Música de: Medeiros, Francisco e Ubirajara;
Título da música: Madison Hully gully; Música de: Eznard e Gorrias;
Título da música: Dance with me; Música de: Hazlewood, Lee e Eddy, D.;
Título da música: Yankey Yak Música de: Lieber & Stoller
Regente Maestro: Negrão, João
Orquestração: Negrão, João
Locação: Rio de Janeiro - GB; Saquarema - GB Identidades/elenco: Porto, Paulo (Paulo) Glória, Darlene (Jane) Lopes, Edmundo Graça, Magalhães Gasper, Elizabeth (Fernanda) Mello, Angelito Montel, Susi Dutra, Sônia (Luísa) Padilha, Paulo (Bêbado) Mendes, Teresinha (Glauce) Cavalcanti, Claudio (René) Costalino, Dermeval (Marialva) Pereira, Fernando (Ricardo) Petraglia, Mário Goulart, Glória Rocha, Roberval Benvenuti, Iraci Helena, Diva Maria, Alcina Maria, Ruth Bandeira, Jorge Madrid, Maria Esther Lopes, Leila Gomes, Alfredo Coimbra, Lourdes Moura, Sandra Apresentando: Alves, Lúcia(Celinha)
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: Material examinado RB/AN65 JCB/BTC CENS/IV CENS/I Correio da Manhã, 03.09.1965 ALSN/DFB-LM Fontes consultadas: ACPJ/I Observações: CENS/IV aponta: "suprimir a palavra prostituta" e em data posterior, "interdição em 17.03.1966 pelo serviço de Censura Federal em Brasília (até 2ª ordem)". Nos certificados de Censura Federal do filme, expedido em 01.09.1965: "substituir a palavra puta", e no expedido em 17.06.1966, "sofreu cortes: 1) Paulo dizendo 'merda de vida'; 2) Luíza dizendo 'sua vagabunda'; 3) personagem falando sobre pederasta; 4) cenas: moça de busto nu caindo na piscina, moço tirando o soutien da moça na festa, cena de amor na cama; 5) diálogos: 'era uma vagabunda', 'vá a merda', sobre pederastia, sobre prostituta e a palavra 'merda'; 6) bacanal passada na casa do homossexual, devendo ser eliminada toda a parte referente a revelação do interesse de Arnaldo pelo jovem René; 7) cena passada na praia quando Paulo, o jornalista, começa possuir a mulher de Arnaldo e 8) cena que se passa no quarto quando Paulo começa a despir Luíza, após ter brigado por causa do namoro de Paulo com uma jovem ciclista". ACPJ/I aponta o gerente <Ribeiro, Roberto>; o assistente <Amaral, Luiz F.>; o roteiro de <Doria, Jorge>; diálogos de <Bettencourt, João>; sonografia de <Viana, Alberto>; cenografia de <Horvath, Alexandre>; o anotador <Pereira, Gilvan>; canções de <Kelly, João R.>; os estúdios <Brasil Vita Filmes> S.A., e acrescenta no elenco: <Cresta, Isolda>; <Viotti, Sérgio>; <Viana, Vera>; <Neri, Murilo>; <Quental, Georgia>; <Goulart, Glória>; <Pereira, Gilmar>; <Deriquem, Moacir>; <Campos, Lilian>; <Yari, Sulamith>; <Roberto, Paulo>; <Bravo, Ricardo>; <Godoy, Valentina> e <Maia, Waldir>. Este filme obteve financiamento do <Governo da Guanabara>, através da Comissão de auxílio à Indústria Cinematográfica.
|