Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=009184 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
ABASTECIMENTO D'ÁGUA DO RIO DE JANEIRO - FABRICAÇÃO DE TUBOS

Outras remetências de título:
ABASTECIMENTO D'ÁGUA - FABRICAÇÃO DE TUBOS; ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO RIO DE JANEIRO
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
16mm, BP, 11min, 126m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1939
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Sinopse
Em fábrica localizada em Senador Camará, trabalhadores, inclusive adolescentes, demonstram as etapas de construção de tubo utilizado na distribuição de água na Capital Federal. Lâmina metálica é colocada numa guilhotina. A chapa cortada é posta em volta de estrutura de ferro semicircular. A peça é içada por por cabos e, guiada pelos operários, transportada para junto de outras peças, onde é feita a soldagem. Trabalhadores operam uma calandra para a curvatura de cinta de ferro que é soldada para reforço da peça. Montam e prendem arcabouço de arame no interior da peça. Operam máquina que confecciona anéis de ferro que são presos por rebite para formar a alma do tubo. Ajustam braçadeiras à peça que é colocada horizontalmente, por um guindaste, em grande armadura de ferro. Encaixe da parte superior da armadura e aperto dos parafusos. Guindaste coloca o conjunto sobre estrutura que, ao ser acionada, o faz girar em velocidade acelerada, possibilitando que o concreto despejado por uma betoneira, que se movimenta no interior do cilindro, seja uniformemente distribuído através da centrifugação. Com rodos, funcionários retiram excesso de água do interior do cilindro e, com um bastão de ferro, fazem o acabamento em uma das extremidades do tubo. A armadura é retirada e o tubo é colocado por guindaste na posição vertical e é "vestido" pela alma de ferro. O conjunto é envolvido pelas duas metades de nova armadura que é aparafusada. É colocado concreto numa caçamba que é içada. O concreto é despejado para formar o revestimento externo do tubo. Tubos prontos são examinados por funcionários. Muitos tubos dispostos num espaço a céu aberto. Técnicos inspecionam o maquinário da usina.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Saneamento; Indústria; Engenharia; Metalurgia; Trabalho; Criança
Descritores secundários
Guindaste
Termos geográficos
Senador Camará, Rio de Janeiro - DF
Produção
Companhia(s) produtora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Direção
Direção: Mauro, Humberto

Fotografia
Direção de fotografia: Silva, Oscar Motta Vianna da

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/Ficha Filmográfica
CRRS/INCE
Embrafilme/CMHM
Fontes consultadas:
MAM/Retrospectiva Humberto Mauro
AV/HM
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Catálogo de filmes de 16mm silenciosos e sonoros para distribuição pelo Serviço de Empréstimos do INCE, p. 18
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Separata da "Revista do Serviço Público", ano VII, vol.1, n.3, DASP, março de 1944, p. 23
Observações:
CB/Transcrição de letreiros apresenta nos letreiros iniciais: "233 - IE".
CRRS/INCE não confirma a informação de <Mauro, Humberto> como diretor do filme.
AV/HM apresenta o título <ABASTECIMENTO D'ÁGUA DO RIO DE JANEIRO> como "reportagem" em 16mm, mudo, e com 34 minutos de duração. Indica também fotografia e montagem de <Mauro, Humberto> e 19.09.1939 como provável data de estréia do filme, ou do registro no arquivo do INCE que era "geralmente efetuado imediatamente após a conclusão do filme".
CB/Documentação Diversa, Separata da "Revista do Serviço Público", informa a exibição do filme <ABASTECIMENTO DÁGUA DO RIO DE JANEIRO> na <Feira Mundial de Nova Iorque - US> em 1939. E apresenta a seguinte indicação de conteúdo: "com aspectos de represas, captação, fabricação de tubos".
CB/Documentação Diversa, Catálogo de filmes de 16mm, apresenta o título <ABASTECIMENTO D'ÁGUA NO RIO DE JANEIRO - FABRICAÇÃO DOS TUBOS> e indica filme silencioso com 7 minutos e produzido pelo INCE.
Ver também as observações para os títulos <ABASTECIMENTO D'ÁGUA DO RIO DE JANEIRO - REPRESAS>; <ABASTECIMENTO D'ÁGUA DO RIO DE JANEIRO - CAPTAÇÃO>; e <ABASTECIMENTO D'ÁGUA DO RIO DE JANEIRO - HISTÓRIA DA ÁGUA>.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS