Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=009080 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
ABASTECIMENTO D'AGUA DO RIO DE JANEIRO - HISTORIA DA AGUA

Outras remetências de título:
ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO RIO DE JANEIRO; ABASTECIMENTO D'ÁGUA - HISTÓRIA DA ÁGUA
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
16mm, BP, 4min, 48m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1939
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Sinopse
A representação num quadro da fase primitiva do abastecimento no Rio de Janeiro, com as águas do Rio Carioca canalizadas nos aquedutos erguidos no período colonial. O sistema adutor com calhas e tubulações transpondo água para um reservatório, que é mostrado em vários aspectos. As antigas instalações para o abastecimento de água com inscrições que remetem ao período colonial. O Aqueduto da Carioca, também conhecido como Arcos da Lapa, construído no centro da cidade do Rio de Janeiro. Sobre o aqueduto, os trilhos que compõem o itinerário do bonde de Santa Teresa, que é representado num pequeno brinquedo. Por uma torneira, a coleta da água canalizada. Os tanques numa estação de armazenamento, regulados por válvulas que controlam a saída da água represada. Algumas nascentes localizadas em morros do Rio de Janeiro e o sistema de direcionamento das águas com calhas e tubulações para reservatórios. Pessoas visitam os antigos locais de armazenamento de água, e passeiam sobre antigos aquedutos cobertos pela vegetação nativa. Destaque para a chave com que D. Pedro II inaugurou as obras do novo abastecimento de água do Rio de Janeiro, no século XIX.
Gênero
Documentário
Termos descritores
História; Saneamento; Rio de Janeiro - DF; Rio
Descritores secundários
Pintura; D. Pedro II, imperador do Brasil; Aqueduto; Aqueduto da Carioca, Rio de Janeiro - DF; Arcos da Lapa, Rio de Janeiro - DF; Ferrovia; Bonde; Rio Carioca, Rio de Janeiro - DF; Represa
Termos geográficos
Rio de Janeiro - DF; Arcos da Lapa, Rio de Janeiro - DF
Produção
Companhia(s) produtora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Direção
Direção: Mauro, Humberto

Fotografia
Direção de fotografia: Silva, Oscar Motta Vianna da

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/Ficha Filmográfica
CRRS/INCE
Embrafilme/CMHM
Fontes consultadas:
MAM/Retrospectiva Humberto Mauro
AV/HM
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Separata da "Revista do Serviço Público", ano VII, vol.1, n.3, DASP, março de 1944, p. 23
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Catálogo de filmes de 16mm silenciosos e sonoros para distribuição pelo Serviço de Empréstimos do INCE, p. 18
Observações:
CRRS/INCE não confirma a informação de <Mauro, Humberto> como diretor do filme.
AV/HM apresenta o título <ABASTECIMENTO D'ÁGUA DO RIO DE JANEIRO> como "reportagem" em 16mm, mudo, e com 34 minutos de duração. Indica também fotografia e montagem de <Mauro, Humberto> e 19.09.1939 como provável data de estréia do filme, ou do registro no arquivo do INCE que era "geralmente efetuado imediatamente após a conclusão do filme".
CB/Documentação Diversa, Separata da "Revista do Serviço Público", informa a exibição do filme <ABASTECIMENTO DÁGUA DO RIO DE JANEIRO> na <Feira Mundial de Nova Iorque - US> em 1939. E apresenta a seguinte indicação de conteúdo: "com aspectos de represas, captação, fabricação de tubos".
CB/Documentação Diversa, Catálogo de filmes de 16mm, apresenta o título <ABASTECIMENTO D'ÁGUA NO RIO DE JANEIRO> e indica filme silencioso com 5 minutos e produzido pelo INCE.
Ver também as observações para os títulos <ABASTECIMENTO D'ÁGUA DO RIO DE JANEIRO - CAPTAÇÃO>; <ABASTECIMENTO D'ÁGUA DO RIO DE JANEIRO - FABRICAÇÃO DE TUBOS>; e <ABASTECIMENTO D'ÁGUA DO RIO DE JANEIRO - REPRESAS>.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS