Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=009079 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
ABASTECIMENTO D'ÁGUA DO RIO DE JANEIRO - REPRESAS

Outras remetências de título:
ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO RIO DE JANEIRO; ABASTECIMENTO D'ÁGUA - REPRESAS
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
16mm, BP, 5min, 60m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1939
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Sinopse
Algumas represas no Rio de Janeiro. Pequena queda dïágua e destaque para os canos que despejam água nos reservatórios. Homens andam por plataformas e escadas sobre os tanques. Galerias e aquedutos, mostradas em detalhes, por onde a água chega aos reservatórios. Planos de cascatas na Floresta da Tijuca e o direcionamento da água que cai; pessoas visitam o local. A grande fachada de um parque público e, em detalhes, aquedutos, galerias e passagens em tanques de concreto com água em movimento - processo de floculação. Homens visitam as instalações do estabelecimento, destaque para uma estação de tratamento de água pelo processo de decantação. A parte interna de um grande jardim, pequenas cascatas, corredeiras, e o direcionamento do curso d'água para seu represamento. Placa com referência a Thomaz José Coelho D' Almeida em 1877, quando ministro e responsável pela ampliação do abastecimento de água na capital do Império. Grande reservatório com palmeiras imperiais numa das margens, válvula para o fluxo d'água, cercas, tubulações e plataformas de acesso.
"Algumas represas no Rio de Janeiro. Cascata Pequena. Gruta do Monteiro. Cascatinha da Tijuca. Reservatório de Pedregulho e Represas dos Macacos." (CRRS/INCE)
Gênero
Documentário
Termos descritores
Engenharia; Saneamento; Rio
Descritores secundários
Represa; Reservatório; Almeida, Thomaz José Coelho D'; Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro - DF; Cascata Pequena, Rio de Janeiro - DF; Gruta do Monteiro, Rio de Janeiro - DF; Cascatinha da Tijuca, Rio de Janeiro - DF; Rio de Janeiro, Reservatório de Pedregulho - DF; Rio de Janeiro, Represas dos Macacos - DF
Termos geográficos
Rio de Janeiro - DF
Produção
Companhia(s) produtora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Direção
Direção: Mauro, Humberto

Fotografia
Direção de fotografia: Silva, Oscar Motta Vianna da

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/Ficha Filmográfica
CRRS/INCE
Embrafilme/CMHM
Fontes consultadas:
MAM/Retrospectiva Humberto Mauro
AV/HM
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Separata da "Revista do Serviço Público", ano VII, vol.1, n.3, DASP, março de 1944, p 23
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Catálogo de filmes de 16mm silenciosos e sonoros para distribuição pelo Serviço de Empréstimos do INCE, p. 18
Site, Colégio Militar do Rio de Janeiro, disponível em: http://www.cmrj.ensino.eb.br/textohist_thomaz.htm, acesso em: 30/06/2010
Observações:
CB/Transcrição de letreiros apresenta nos letreiros iniciais "231 - IE".
CRRS/INCE não confirma a informação de <Mauro, Humberto> como diretor do filme.
AV/HM apresenta o título <ABASTECIMENTO D'ÁGUA DO RIO DE JANEIRO> como "reportagem" em 16mm, mudo, e com 34 minutos de duração. Indica também fotografia e montagem de <Mauro, Humberto> e 19.09.1939 como provável data de estréia do filme, ou do registro no arquivo do INCE que era "geralmente efetuado imediatamente após a conclusão do filme".
CB/Documentação Diversa, Separata da "Revista do Serviço Público", informa a exibição do filme <ABASTECIMENTO DÁGUA DO RIO DE JANEIRO> na <Feira Mundial de Nova Iorque - US> em 1939. E apresenta a seguinte indicação de conteúdo: "com aspectos de represas, captação, fabricação de tubos".
CB/Documentação Diversa, Catálogo de filmes de 16mm, apresenta o título <ABASTECIMENTO D'ÁGUA NO RIO DE JANEIRO - REPRÊSAS> e indica filme silencioso com 6 minutos e produzido pelo INCE.
Ver também as observações para os títulos <ABASTECIMENTO D'ÁGUA DO RIO DE JANEIRO - CAPTAÇÃO>; <ABASTECIMENTO D'ÁGUA DO RIO DE JANEIRO - FABRICAÇÃO DE TUBOS>; e <ABASTECIMENTO D'ÁGUA DO RIO DE JANEIRO - HISTÓRIA DA ÁGUA>.
Site do Colégio Militar do Rio de Janeiro informa a participação de Thomaz José Coelho D' Almeida, então Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, durante a ampliação do abastecimento de água na capital do Império.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS