Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=008246 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
O MINISTRO DA EDUCAÇÃO DR. GUSTAVO CAPANEMA RECEBE AS INSTALLAÇÕES DA RADIO SOCIEDADE

Outras remetências de título:
O MINISTRO DA EDUCAÇÃO DR. GUSTAVO CAPANEMA RECEBE AS INSTALLAÇÕES DA RADIO SOCIEDADE PRA-2; O MINISTRO DA EDUCAÇÃO DR. GUSTAVO CAPANEMA RECEBE AS INSTALAÇÕES DA RÁDIO SOCIEDADE PRA-2 - 7 DE SETEMBRO DE 1936; ENTREGA DAS INSTALAÇÕES DA PRA-2 AO M.E.S.; ENTREGA DAS INSTALAÇÕES DA PRA-2
Categorias
Curta-metragem / Sonoro / Não ficção

Material original
16mm, BP, 2min, 19m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1936
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Sinopse
Em recinto fechado, o ministro da Educação, Gustavo Capanema, é mostrado em pé, de perfil e diante de uma mesa, lendo trecho de discurso ao microfone. Agradece nominalmente Álvaro Osório de Almeida, diretor da Rádio Sociedade, e Edgard Roquette-Pinto, sobre quem tece elogios, enfatizando seu papel de educador.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Solenidade; Rádio; Ensino
Descritores secundários
Ministério da Educação e Saúde; Governo Federal; Rádio Sociedade do Rio de Janeiro; PRA2; Roquette-Pinto, Edgard; Almeida, Álvaro Osório de
Termos geográficos
Rio de Janeiro - DF
Produção
Companhia(s) produtora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Direção
Direção: Mauro, Humberto

Fotografia
Câmera: Mauro, Humberto

Montagem
Montagem: Mauro, Humberto

Identidades/elenco:
Capanema, Gustavo

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/Ficha Filmográfica
CRRS/INCE
CB/FI
Embrafilme/CMHM
AV/HM
Site, Soarmec - Sociedade dos Amigos Ouvintes da Rádio MEC, disponível em: http://www.soarmec.com.br/indexmec.htm.
SIte, SciELO - Scientific Electronic Library Online: MOREIRA, Ildeu de Castro e MASSARANI, Luisa. A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 1920. Hist. cienc. Saude-Manguinhos vol.7 no.3 Rio de Janeiro Nov. 2000/Feb. 2001; disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-59702001000600004&script=sci_arttext, acessado em 07/01/2010.
Fontes consultadas:
ACPJ/CB (doc) v. I
ACPJ/CB (doc) v. III
MAM/Retrospectiva Humberto Mauro
Funarte/Catálogo
Observações:
CB/Transcrição de letreiros apresenta nos letreiros iniciais: "Film - 103 - I.E." e "Film - Som".
A mesma fonte informa a transcrição do discurso, lido por Gustavo Capanema, presente no material examinado: "...Agradeço a todos o gesto, na pessoa do seu ilustre presidente, o senhor Álvaro Osório de Almeida, e na do senhor Roquette-Pinto, brasileiro que, dando à sua vida um sentido de sabedoria e beleza, trouxe à educação dos brasileiros dois poderosos e inéditos instrumentos [...] o rádio e o cinema. Cabe-lhe a iniciativa da doação, justo é que lhe caibam também os maiores agradecimentos. O senhor Roquette-Pinto é um de nossos mais puros patriotas, um de nossos maiores homens de cultura. Pode ser considerado sob muitos aspectos como um feiticeiro que pratica ante o auditório, maravilhado, as artes que recolheu do convívio dos livros e da natureza. Apenas ele difere dos demais feiticeiros quando ensina ao público a intimidade dessas artes".
CRRS/INCE aponta em observação: "Atentar para a diferença entre a data do evento e a entrada no Livro de Tombo (07.09.1937)". A mesma fonte não confirma as seguintes informações: direção, câmera, duração, montagem e velocidade de projeção.
AV/HM apresenta o título <ENTREGA DAS INSTALAÇÕES DA PRA-2> e indica 10.09.1936 como provável data de estréia do filme, ou do registro no arquivo do <INCE> que era "geralmente efetuado imediatamente após a conclusão do filme".
Site Soarmec informa que a <Rádio Sociedade do Rio de Janeiro>, fundada em 1923, não dispondo de capital para aumentar a potência de sua estação, segundo as exigências do governo, foi doada pelo seu diretor <Roquette-Pinto, Edgard> ao <Ministério da Educação> em 7 de setembro de 1936. Em 1995 o governo desvinculou a Rádio daquele ministério e colocou-a junto com a <TVE Brasil>, sob a tutela da <Secretaria de Comunicação da Presidência da República>. A <Rádio Ministério da Educação e Saúde>, depois <Rádio Ministério da Educação e Cultura>, é hoje a <Rádio MEC> (música, educação e cultura).




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS