Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=008220 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
LIÇÃO PRATICA DE TAXIDERMIA

Outras remetências de título:
LIÇÃO PRÁTICA DE TAXIDERMIA - 2
Categorias
Curta-metragem / Sonoro / Não ficção

Material original
35mm, BP, 250m, Movietone

Data e local de produção
Ano: 1936
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Sinopse
A taxidermia de um mamífero, tendo como exemplo um porquinho-da-índia, escolhido entre vários num viveiro e mostrado em detalhes. O animal é posto numa redoma de vidro na qual é colocado um chumaço de algodão embebido em clorofórmio, causando a sua morte. Instrutor leva o animal para a mesa de dissecação e, com o uso de uma tesoura e um bisturi, realiza um pequeno corte no ventre, por onde inicia o descolamento da pele dos tecidos subjacentes em direção aos membros posteriores. Corta a articulação de uma das coxas com a perna e esta é despojada de qualquer tecido, tendões e músculos, restando apenas os ossos. Procede do mesmo modo com a outra perna e depois corta o reto. Com a parte posterior do corpo livre, desprende sua pele, virando-a pelo avesso. Repete procedimento de desarticulação nos membros anteriores e na cabeça. Com algodão embebido em sabão arsenical, utilizado para limpeza e preservação, preenche a cavidade do crânio e envolve os ossos das quatro patas. Pincela sabão arsenical no avesso da pele e depois a revira. Uma armação com arames sustenta o animal, estendendo-se pelo comprimento do corpo e as patas. Solda os arames e preenche o corpo com algodão observando as dimensões reais do animal, e depois costura a abertura com uma agulha apropriada. Fixa o pequeno mamífero numa base de madeira pelos arames que saem das patas e coloca olhos de vidro. A base é decorada com areia e capim, simulando o ambiente do animal.
Gênero
Filme educativo
Termos descritores
Ciência; Animal
Descritores secundários
Biologia; Taxidermia; Porquinho-da-índia
Produção
Companhia(s) produtora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Direção
Direção: Mauro, Humberto

Fotografia
Direção de fotografia: Mauro, Humberto

Identidades/elenco:
Narração:
Alencar, Cristóvão de

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/Ficha Filmográfica
CRRS/INCE
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Separata da "Revista do Serviço Público", ano VII, vol.1, n.3, DASP, março de 1944, p. 23.
Fontes consultadas:
MAM/Retrospectiva Humberto Mauro
Observações:
CRRS/INCE não confirma a direção de <Mauro, Humberto> e informa que os livros de tombo do INCE indicam direção de <Roquette-Pinto, Paulo>.
CB/Transcrição de letreiros apresenta, nos letreiros iniciais, as informações: "Film n.2 - SI -"; "Pelo dr. <Roquette-Pinto, Paulo> assistente do <Museu Nacional> 1936"; e "Taxidermia é a arte de conservar a pele dos animais vertebrados em sua forma caracteristica, com aparencia de vida".
MAM/Retrospectiva Humberto Mauro não especifica tratar-se deste ou do filme homônimo também produzido pelo INCE em 1936.
CB/Documentação Diversa, Separata da "Revista do Serviço Público", informa que em 1940 a <Missão Brasileira> enviada aos <Centenários de Portugal> levou a esse país o filme <TAXIDERMIA>, entre outros produzidos pelo INCE.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS