Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=007256 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
JORNAL DO INCE. N.1

Outras remetências de título:
JORNAL N.01
Categorias
Cinejornal / Silencioso / Não ficção

Material original
16mm, BP, 91m

Data e local de produção
Ano: 1939
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Sinopse
"Cine Jornal Brasileiro - Heróis da Pátria - Rio: Inaugura-se, na Praia Vermelha, o monumento aos heróis de Laguna e dourados - DNP". Soldados perfilados durante a solenidade e detalhes do monumento.
"Aspectos da Tunísia - Visita do Primeiro Ministro da França sr. Daladier - 1938 - Fox". A recepção oficial de Édouard Daladier por autoridades locais. O premier francês, acompanhado por demais autoridades, desfila em carro aberto pelas ruas do país. O desembarque em estação ferroviária e o registro do exército tunisiano. No deserto, o desfile das tropas com tanques de guerra e exercícios aéreos. Populares com trajes típicos assistem ao desfile.
"Junho 1937 - lançamento da Pedra fundamental do edifício do Ministério da Educação e Saúde - INCE". Na cidade do Rio de Janeiro, autoridades civis e militares participam da solenidade. O discurso de Edgar Roquette-Pinto e a colocação da pedra fundamental.
"27 Novembro 1937. Visita do Presidente Roosevelt ao Brasil - INCE". No porto da capital da República, populares e autoridades civis e militares presentes ao desembarque do presidente norte-americano Franklin Roosevelt. Os presidentes do Brasil e dos EUA desfilam em carro aberto com escolta oficial.
Termos descritores
Monumento; Política; Diplomacia - FR; Diplomacia - US; Governo Federal; Exército; Marinha; Aeronáutica; Armamento; Desfile; Solenidade
Descritores secundários
Cine Jornal Brasileiro; DNP - Departamento Nacional de Propaganda; Praia Vermelha, Rio de Janeiro - DF; Guerra do Paraguai; Ministério da Educação e Sáude; Twentieth Century Fox; Estação ferroviária; Deserto; Tanque de guerra; Porto do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - DF; Embarcação
Termos geográficos
Praia Vermelha, Rio de Janeiro - DF; TN; Rio de Janeiro - DF; Porto do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - DF
Produção
Companhia(s) produtora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Argumento/roteiro
Autoria do texto de locução: Araújo, Roberto Assumpção de


Direção
Direção: Mauro, Humberto

Identidades/elenco:
Daladier, Édouard
Capanema, Gustavo
Roquette-Pinto, Edgard
Andrade, Carlos Drummond de
Vargas, Getúlio
Roosevelt, Franklin D.

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/Ficha Filmográfica
CRRS/INCE
Embrafilme/CMHM
Observações:
CB/Transcrição de letreiros informa que a primeira reportagem é do <CINE JORNAL BRASILEIRO. V.1, N.016>. E que as duas últimas reportagens são excertos de filmes produzidos pelo Ince.
A mesma fonte apresenta nos letreiros iniciais "Jornal N. 1", "Documentos do Instituto Nacional de Cinema Educativo - INCE / <Departamento Nacional de Propaganda> - <DNP> e da <20th Century Fox>".
CRRS/INCE indica: "Registro do Livro de Tombo (0346, a 15.11.1939) de negativo e uma cópia em 16mm com 91m". E apresenta a seguinte observação: "provavelmente texto para ser lido durante a projeção do filme". A mesa fonte não confirma a informação de direção.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS