Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=006972 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
MÉTODO OPERATÓRIO DO DR. GUDIN II

Outras remetências de título:
MÉTODO OPERATÓRIO DE ASSEPSIA INTEGRAL; MÉTODO OPERATÓRIO DO PROF. GUDIN
Categorias
Curta-metragem / Sonoro / Não ficção

Material original
16mm, BP, 18min06seg, 199,1m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1938
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Sinopse
Intervenção cirúrgica com aplicação de esterilização total, conforme método elaborado pelo professor Maurício Gudin. Em sala isolada, a assepsia e esterilização química de materiais, instrumentos cirúrgicos, luvas e roupas. Médico prepara-se para a cirurgia: lavagem das mãos e braços com água e sabão esterilizados. Paciente adentra à sala cirúrgica e é submetido à operação no estômago, a partir do método asséptico de M. Gudin. Cirurgia detalhada do estômago. Fotografia de sala cirúrgica do Hospital Beneficência Portuguesa e desenhos do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.
Gênero
Filme científico
Termos descritores
Medicina; Hospital; Ciência
Descritores secundários
Gudin, Mauricio; Assepsia; Estômago; Cirurgia; Esterilização; Hospital Beneficência Portuguesa; Instituto Oswaldo Cruz; Pasteur, Louis; Marion, Georges; Bailey, Percival
Termos geográficos
Rio de Janeiro - RJ
Produção
Companhia(s) produtora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Direção
Direção: Mauro, Humberto

Fotografia
Direção de fotografia: Mauro, Humberto

Som
Técnico de som: Ribeiro, Manoel P.

Identidades/elenco:
Gudin, Maurício

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de Letreiros-Doc
CRRS/INCE
CEPA/CBCP citando O Dia, 14.09.1938, Curitiba
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Catálogo de filmes de 16mm silenciosos e sonoros para distribuição pelo Serviço de Empréstimos do INCE, p. 31
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Separata da "Revista do Serviço Público", ano VII, vol.1, n.3, DASP, março de 1944, p. 23
Fontes consultadas:
ACPJ/CB (doc) v. I
ACPJ/CB (doc) v. III
MAM/Retrospectiva Humberto Mauro
Observações:
CB/Documentação Diversa, Catálogo de filmes de 16mm, indica o título <MÉTODO OPERATÓRIO DO PROF. GUDIN>, sonoro, com cerca de 34 minutos e produzido pelo INCE. A mesma fonte menciona a existência do filme <MÉTODO OPERATÓRIO DO PROF. MAURICIO GUDIN>, também produzido pelo INCE, com cerca de 15 minutos e com versões sonoras em português e francês.
CB/Documentação Diversa, Separata da "Revista do Serviço Público", indica a exibição na <Feira Mundial de Nova Iorque - US> em 1939. Também menciona que o professor <Gudin, Maurício> levou para <Buenos Aires - AR> filmes editados pelo INCE sobre assuntos científicos e trabalhos de sua autoria.
A mesma fonte informa que numa permuta de filmes com a embaixada do Japão, em 18 de janeiro de 1940, foi fornecido o filme referente à técnica operatória Dr. <Gudin, Maurício>.
MAM/Retrospectiva Humberto Mauro não faz nenhuma referência ao outro filme intitulado <MÉTODO OPERATÓRIO DO DOUTOR GUDIN- I>, de 1937. No entanto, em 1938 traz o título <MÉTODO OPERATÓRIO DO PROFESSOR MAURÍCIO GUDIN>.
CEPA/CBCP indica: "exibido no Rio de Janeiro, em setembro"; deve ser este de 1938 e não o de 1937, embora a fonte não explicite.
CRRS/INCE observa: "Metragem original registrada: 233m. Metragem do material existente: 190m". Acrescenta: "Registro no Livro de Tombo (0178) a 01.10.1938: Edição sonora, reunindo os filmes n§s. 1612-119, 1602-111, 1602-112 e 1602-113 (ou seja, <MÉTODO OPERATÓRIO DO DOUTOR GUDIN - I>, <APENDICITE>, <HÉRNIA INGUINAL> e <EXTIRPAÇÃO DO ESTÔMAGO>). Registro (0267) a 25.04.1939: "Redução do filme n§ 1612-178, com texto em inglês" (redução aqui usada talvez como diminuição). Os materiais existentes foram colocados sob esta entrada, tendo em vista serem uma versão em inglês. No rótulo de uma lata original constavam os seguintes dados: "Cópia 1 - 233m - 25.04.1939 (versão francesa). Título no filme: "<TOTAL STERELIZATION AS A BASIS OF INTEGRAL ASSEPTIA AND PASTEURIAN CICATRIZATION BY PROF. M. GUDIN>; seguem-se cenas e intertítulos em inglês, sem nenhum crédito para equipe técnica. Embora acreditemos que todas as filmagens das partes que compõem este título tenham sido feitas em 1937, decidimos fixar 1938 como data de produção por ser esta a da sua edição sonora."




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS