Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=006635 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
FISIOLOGIA GERAL

Outras remetências de título:
FISIOLOGIA GERAL - PROF. MIGUEL OSORIO - INST. MANGUINHOS - RIO
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
16mm, BP, 7min, 83m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1938
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Sinopse
As experiências do prof. Miguel Osório de Almeida sobre a reação motora das pernas de rãs, a partir do isolamento da coluna vertebral contendo a medula e do trem posterior. As pernas do animal (o trem posterior) penduradas num suporte e ligadas pelos músculos à medula sem o restante do corpo. As pernas se contraem ao serem tocadas pelos dedos de uma mão humana e ao ter uma das patas imersa em substância líquida. Em outro experimento, pequenas placas são colocadas sobre o trem posterior e as pernas não se movem; ao serem colocadas sobre a medula as pernas se contraem. As pernas tremem e se esticam no contato com uma substância gasosa que é despejada em anteparo próximo a elas, a mesma ação reflexa se observa quando uma substância líquida é despejada diretamente na medula. Presa por um fio amarrado em sua boca, uma rã viva entrelaça as pernas com o girar do fio pelos dedos da mão humana, o mesmo acontecendo ao trem posterior quando a mão gira a medula ligada a ele pelos músculos do animal seccionado. Detalhes dos recipientes e tubulações para o "banho de Ringer", em que é mergulhada a medula para seu resfriamento, causando tremores e esticamentos nas pernas do animal.
Gênero
Filme educativo
Termos descritores
Ciência; Animal
Descritores secundários
Medicina; Fisiologia; Rã; Almeida, Miguel Osório de; Instituto Manguinhos, Rio de Janeiro - DF; Instituto Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro - DF; Ringer, Sidney; Epilepsia
Termos geográficos
Rio de Janeiro - DF
Produção
Companhia(s) produtora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Direção
Direção: Mauro, Humberto
Co-direção: Almeida, Miguel Osório de

Fotografia
Direção de fotografia: Mauro, Humberto

Montagem
Montagem: Mauro, Humberto

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/Ficha Filmográfica
Embrafilme/CMHM
CRRS/INCE
Site, SciELO - Scientific Electronic Library Online: PACHECO, Genésio; COSTA, Gobert Araújo; MOUSSATCHÉ, Isaac; MELO, Milton Thiago de REIRA. Alterações fisiológicas do sistema nervoso central de rãs pelas toxinas de cl. perfringens, cl. oedematiens, cl. septicum. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz n.45, ano 3, Rio de Janeiro - DF, 1947; disponível em: http://www.scielo.br/pdf/mioc/v45n3/tomo45(f3)_609-617.pdfhttp://www.scielo.br/pdf/mioc/v45n3/tomo45(f3)_609-617; acessado em 13/01/2010.
Fontes consultadas:
AV/HM
ACPJ/CB (doc) v. I
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Separata da "Revista do Serviço Público", ano VII, vol.1, n.3, DASP, março de 1944, p. 23
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Catálogo de filmes de 16mm silenciosos e sonoros para distribuição pelo Serviço de Empréstimos do INCE, p. 31
MAM/Retrospectiva Humberto Mauro
Observações:
CRRS/INCE observa que nos "Livros de Tombo do INCE, o <Instituto Osvaldo Cruz> está anotado no campo 'Procedência' e <Almeida, Miguel Osório de> no campo de 'Direção'".
A mesma fonte apresenta a seguinte sinopse: "Preparação da medula isolada. Trem posterior da rã. Ataque convulsivo produzido pelo resfriamento brusco da medula. Traçado do ataque epilético. Resfriamento pelo cloreto de etila. Preparação mesencefélica e reflexos labirínticos".
AV/HM indica 24.12.1938 como provável data de estréia do filme, ou do registro no arquivo do INCE que era "geralmente efetuado imediatamente após a conclusão do filme".
CB/Documentação Diversa, Separata da "Revista do Serviço Público", indica a passagem do filme <FISIOLOGIA> na <Feira Mundial de Nova Iorque - US> em 1939. Além de mencionar a passagem do filme <FISIOLOGIA GERAL> também nos Estados Unidos através da iniciativa de <Almeida, Miguel Osório de>.
CB/Documentação Diversa, Catálogo de filmes de 16mm, indica filme silencioso com cerca de 9 minutos e produzido pelo INCE.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS