Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=006323 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
VICTORIA REGIA : HORTO BOTÂNICO DO MUSEU NACIONAL

Outras remetências de título:
VITÓRIA RÉGIA : HORTO BOTÂNICO DO MUSEU NACIONAL; VITÓRIA RÉGIA (I)
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
16mm, BP, 7min, 82m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1937
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Circuito exibidor
Exibido no Rio de Janeiro, no Salão do Palace Hotel em promoção da Associação dos Artistas Brasileiros e do INCE, a 06.05.1938.
Exibido em Veneza - IT em 1938 na VI Exposição Internacional Cinematográfica.
Sinopse
Na Quinta da Boa Vista, no Horto Botânico do Museu Nacional, é cultivada a Vitória Régia em cativeiro. Detalhes sobre sua etmologia indígena. Descrição de seu ciclo de vida, com destaque para a superfície de sua folha, seu caule e sua flor, esta última, decisiva para a fecundação. Com ilustração de desenho, vê-se o interior da planta. O mapa do Brasil ajuda a localizar as duas regiões onde se encontram a rara espécie (a Bacia do Amazonas e a Bacia do Paraguai). Ilustração de estufas européias que cultivam a planta. A abertura acelerada de sua bela flor.
Gênero
Filme educativo
Termos descritores
Vegetação; Ciência
Descritores secundários
Biologia; Vitória Régia; Botânica; Jardim Botânico; FecundaçãoSchomburck Horto Botânico do Museu Nacional, Rio de Janeiro - DF; Rio Berbice, Guiana Inglesa; Bacia do Amazonas - AM; Bacia do Paraguai - PY; Mururu; Mururé
Termos geográficos
Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro - DF
Produção
Companhia(s) produtora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo

Direção
Direção: Mauro, Humberto

Fotografia
Câmera: Mauro, Humberto

Montagem
Montagem: Mauro, Humberto

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CRRS/INCE
CEPA/CBCP, citando Diário da Tarde, 22.08.1938, Curitiba
AV/HM
Embrafilme/CMHM
JIMS/OESP
Cinearte, 15.06.1938
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Separata da "Revista do Serviço Público", ano VII, vol.1, n.3, DASP, março de 1944, pp. 18, 23 e 24.
Fontes consultadas:
ACPJ/CB (doc) v. I
ACPJ/CB (doc) v. III
INC/CESD
MAM/Retrospectiva Humberto Mauro
Observações:
A Vitória Regia já era conhecida pelos indígenas, que a batizaram de Mururu ou Mururé, quando foi descoberta pelo viajante Schomburck às margens do rio Berbice em 01.01.1837, na Guiana Inglesa. Seu nome ocidental é uma homenagem à rainha da Inglaterra.
Este filme exibe planos que foram utilizados em <VICTORIA REGIA>, também produção do INCE. Entretanto, apesar dos planos em comum e das semelhanças dos textos de locução, trata-se dois filmes diferentes, como confirmam as vozes dos locutores (um para cada filme) e as diferentes montagens.
JIMS/OESP não especifica se a exibição ocorrida em Veneza, em 1938, foi do filme silencioso <VICTORIA REGIA : HORTO BOTÂNICO DO MUSEU NACIONAL>; ou da versão sonora <VICTORIA REGIA>, ambos de 1937. Tembém indica <Reis, Pereira> como produtor.
CEPA/CBCP citando Diário da Tarde de 22.08.1938 informa: "Está reunida em Veneza uma convenção internacional de cinematografia com uma exposição e sala de exibição anexa. O Sr. Humberto Mauro, representante do Brasil, levou três filmes culturais, preparados pelo Instituto Nacional do Cinema, sendo um deles sobre a Vitória Régia. As novas 'cintas' foram muito apreciados (sic), causando sucesso...".
CB/Documentação Diversa, Separata da "Revista do Serviço Público", indica a apresentação do filme <VITÓRIA RÉGIA> na <Feira Internacional de Veneza, 1938>. E também indica a passagem deste título pelo Uruguai em 1938; Colombia e Dinamarca em 1939; Portugal em 1940; Estados Unidos em 1941; e México, Paraguai e Chile, sem informar a data.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS