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INCONFIDÊNCIA MINEIRA Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, BP, 24q
Data e local de produção Ano: 1938-1948 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: DF
Circuito exibidorExibido em São Paulo de 21 a 27.04.1948, no Ipiranga; de 21 a 25.04, no Paratodos; de 21 a 25.04, no Majestic e de 21 a 25.04, no Esmeralda.
SinopseReconstituição do episódio histórico da Inconfidência Mineira.
GêneroDrama
Termos descritoresHistória Descritores secundáriosAdaptação para cinema; Inconfidência Mineira Termos geográficosMinas Gerais Produção Companhia(s) produtora(s): Brasil Vita Filmes S.A. Produção: Santos, Carmen
Produção - Dados adicionais Gerente de produção: Rodrigues, J. Wast
Argumento/roteiro Argumento: Gerson, Brasil Roteiro: Santos, Carmen
Estória: Baseada nos <Autos da devassa> Direção Direção: Santos, Carmen
Fotografia Direção de fotografia: Brasil, Edgar; Santos, Ruy
Montagem Montagem: Macedo, Watson
Música Trilha musical: Braga, Francisco
Identidades/elenco: Mayer, Rodolfo (Tiradentes) Santos, Carmen (Bárbara Heliodora) Lupo, Roberto (Dr. Domingos Vital Barbosa) Louzada, Oswaldo (Alvarenga Peixoto) Porto, Paulo (Pe. Inácio Nogueira) Chaves, Augusto Raul (Silvério dos Reis) Melo, Bandeira de (Luiz Vaz de Toledo Piza) Souza, Álvaro de (Cap. Rezende Costa) Almeida, Fialho de (Gregório Pires) Ribeiro, Ataíde Domingues, Acácio Monteiro, Manuel Ridel Maria, Célia Rosa, Frederico (Visconde de Barbacena) Jorge, Leonardo (Tomás Antônio Gonzaga) Oliveira, Benjamin de (Escravo de Tiradentes) Drummond Filho (Paula Freire de Andrade) Caetano Junior (Taverneiro) Silveira, J. (Homem do povo) Laio, Antônio (Cel. Francisco Antunes Oliveira Lopes) Marzullo, Antônia (D. Inácia) Faissal, Floriano Rocha, Manoel Oliver, Nélson Dias, Pedro Leite, Luiza Barreto Duarte, Anselmo Locução: Mafra Filho(A voz do negro)
Conteúdo examinado: N Fontes utilizadas: A Scena Muda, 22.12.1942 FCB/FF CS/FF JIMS/OESP FSN/MCB ACPJ/I AV/ICB SA/EMP HBH/QCRCB Cinearte, 01.09.1936, 01.02.1938, 15.08.1938, 01.08.1939, 01.02.1939, 15.04.1939, 01.10.1939 Filme Cultura, n. 13 Fontes consultadas: JN/Imigrantes - Portugueses II HH/FEB A Scena Muda, 27.10.1936, p. 06, 21.01.1941 CEPA/CBCP Observações: HBH/QCRCB informa: "A decomposição de negativos e cópias não permite conhecer sua duração inicial". Indica ainda <Macedo, Watson> e <Santos, Carmen> como diretores de produção e inclui <Mauro, Humberto> como roteirista. JIMS/OESP informa que há uma crítica negativa no jornal <O Estado de S. Paulo>, 21.04.1948, enquanto que em 07.07.1948, <Faria, Otávio de> comenta as relações entre cinema e teatro, elogiando o trabalho de <Santos, Carmen> e <Mauro, Humberto>. No Estado de São Paulo de 21.04 e 25.04.1948 aparecem fotografias de <Mayer, Rodolfo> e <Santos, Carmen>. CS/FF informa fotografia de <Brasil, Edgar>; <Leão, Esther> em direção de diálogos e montagem de <Braga, Francisco>. Cinearte de 01.06.1939 afirma que as filmagens foram realizadas nos estúdios da <Brasil Vita Filmes> S.A. na Tijuca. Também acrescenta que <Rodrigues, Wast> realizou os desenhos de Vila Rica. FCB/FF inclui <Leão, Esther> como diretor de diálogo e som de <I.N.C.E.>. Acrescenta também que na revista <Carioca>, "(...) de fins de abril ou princípio de maio de 1948, na página da crônica (...)", <Ribas, Pery> escreveu uma crítica sobre o filme, embora sem assinar. Cita ainda, uma provável sessão no Plaza (Rio) a 22.04.1948. ACPJ/I informa assistência de direção de <Rocha, Manoel>; argumento de <Pongetti, Henrique>; música de <Santos, Rui>; cenário e montagem de <Macedo, Watson>; coreografia de <Monteiro, Manoel> e inclui no elenco: <Loureiro, Osvaldo>; <Alencastro, Alexandre>; <Brandão Filho>; <Doria, Jorge>; <Drummond, Vitor>; <Louzada, Armando>; <Melo, Graça>; <Restier Junior>; <Acacio, Roberto> e <Cabral, Sadi>. AV/ICB informa argumento de <Santos, Carmen>; fotografia de <Brasil, Edgar>. A Scena Muda de 22.12.1942 publica uma fotografia de <Mayer, Rodolfo>. FR-LFM/ECB cita <Macedo, Watson> em assistência de direção. Cinearte de 15.09.1939 inclui ao elenco <Dourado, Dilu> (Marília) e traz fotografias. Após o pedido de Carmen Santos por um auxílio estatal, o ministro da Educação <Capanema, Gustavo> confirma a colaboração de seu Ministério "(...) através do Instituto Nacional de Cinema Educativo [<INCE>, que] já vem prestando à missivista a cooperação necessária, tendo examinado e corrigido, com audiência do historiador <Taunay, Afonso de E.>, o cenário [leia-se roteiro] do film."
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