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O SAMBA DA VIDA Outras remetências de título: FREDERICO SEGUNDO Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, BP, 105min, 3.080m, 24q, 1:1'37
Data e local de produção Ano: 1937 Início de filmagem: 1937.02.26 Final de filmagem: 1937.08.10 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: DF
CertificadosCensurado a 14.10.1937.Trailer censurado a 13.10.1937, 80mCertificado de Produto Brasileiro: B0400093800000 de 03.06.2004. Data e local de lançamento Data: 1937.10.25 Local: Rio de Janeiro Sala(s): Alhambra
Circuito exibidorRio de Janeiro, no Alhambra, segundo Cinearte de 15.11.1937. Portugal, sem especificação de salas e datas, segundo Cinearte de 15.10.1940. Exibido em São Paulo de 03 a 09.01.1938, no Broadway; de 19 a 23.01, no Coliseu; de 24 a 26.01, no Capitólio; de 03 a 06.02, no Glória; de 07 a 13.02, no Brás-Politeama; de 10 a 13.02, no Lux; de 17 a 20.02, no São Pedro; de 21 a 23.02, no São Caetano; de 28.02. a 02.03, no Astúrias; a 28.07, no São José e no Moderno; de 29 a 30.07.1938, no São José e de 26.02.1940 a 28.02.1940, no Rialto. Exibido no Coliseu dos Recreios em Lisboa, segundo LB/MMC. Lançado em Curitiba a 25.08.1938, no Avenida, segundo CEPA/CBCP.
SinopseUm ladrão vulgar e dois cúmplices invadem um palacete cujos proprietários viajaram para Buenos Aires. Instalam-se no local com toda a família, até que os verdadeiros donos regressam. O filho natural do proprietário salva a situação do ladrão quando este ameaça revelar uns documentos comprometedores. "Palacete desabitado é invadido por ladrões e suas respectivas famílias. De posse de documentos comprometedores, chantageiam o proprietário e dificultam a desocupação do imóvel. As filhas do proprietário se comprometem em casamento com os gatunos e assim fica solucionada a situação de todos." (ALSN/DFB-LM)
GêneroDrama
Termos descritoresTeatro Descritores secundáriosAdaptação para cinema Produção Companhia(s) produtora(s): Cinédia Estúdios Cinematográficos Ltda. Produção: Gonzaga, Adhemar
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): D.F.B. - Distribuidora de Filmes Brasileiros; Sonoro Filmes - Portugal
Argumento/roteiro Argumento: Barros, Luiz de; Andrade, Gilberto de Roteiro: Barros, Luiz de
Estória: Baseada na peça teatral <Frederico Segundo> de <Silva, Eurico>
Direção Direção: Barros, Luiz de
Fotografia Direção de fotografia: Brasil, Edgar Câmera: Brasil, Edgar
Som Direção de som: Castro, Afrodisio Pereira de
Montagem Montagem: Barros, Luiz de
Direção de arte Figurinos: Collomb, Hipolito Cenografia: Collomb, Hipolito
Dados adicionais de direção de arte Maquiagem: Assis, Diva de Penteados: Assis, A.
Música Música de: Capiba; Rondon; Silva, Walfrido; Henrique, Waldemar; Silva, Sinval; Henriques, Mara
Canção Título: Maracatu; Autor da canção: Capiba; Intérprete: Henriques, Mara;
Título: Eu peço samba; Intérprete: Helena, Heloisa;
Título: Samba da vida; Autor da canção: Silva, Walfrido; Intérprete: Helena, Heloisa;
Título: Luar do morro; Autor da canção: Silva, Walfrido e Silva, Sinval; Intérprete: Amaral, Odete;
Título: Ter a vida transformada em sonho; Intérprete: Amaro, Maria
Título: Numa roda de samba Autor da canção: Helena, Heloísa
Identidades/elenco: Costa, Jayme (Pedro Paulo, filósofo) Helena, Heloisa (Helena) Brito, Orlando (Carlos, diretor do estúdio) Teixeira, Manoelino (João) Pinto Filho (Cel. Magalhães) Mayer, Rodolfo (Rodolfo, sobrinho do Cel. Magalhães) Maia, Edmundo (Cel. Frederico II) Ferreira, Ítala (Martiniana Ludovico, mulher de Pedro Paulo) Almeida, Belmira de (Matilde) Amaro, Maria (Geni) Rocha, Manoel (Detetive Rodrigo Fonseca e Russo) Porto, Wilson (Frederico Pinhões, filho do Cel. Frederico) Soares, José (Diretor de cena) Duarte, Bandeira (Assistente do diretor de cena) Villar, Ivan (Terceiro ladrão) Pinto, Walter (Freqüentador do cabaré ao lado do Russo) Tirado, Ortiz (De fraque em canções mexicanas) Carvalho, Santos (No cabaré com Betty Spell) Ruel, Carlos Vieira, Yara Glorifield Girls (No cassino Atlântico) Tostes, Cirene Reis, Lourival Bacurau, Zé Rodrigues, Altair Rodrigues, Zilda Rodrigues, Elza Lomar, Vilma Almeida, Eliette de Franca, Maria Maia, Lea (No cabaré) Serrano, Paulo Volusia, Eros Marival, Lu Stachino, Eva (De cartola e bengala) Duarte, Antônio Galhardo, Carlos Amaral, Ruth Carvalho, Ordélia Henriques, Augusto Camargo, Alzirinha Pereira, Mara Costa Tibiriça, Cida Roxane Deus, João de Klass, Marcel Barbosa Jr. Fernandes, Jorge Vidal, Barros Barbosa, Carlos Teixeira, Manoelino Amaral, Odete Spell, Betty Barkisinska, Eva Aracaty
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros-Cat CENS/DOU AG/50 CIN JCB/Chan JIMS/OESP LB/MMC Cinearte AV/ICB A Scena Muda, 16.03.1937, 19.10.1937 SVC/FBP LP/FBP CEPA/CBCP citando O Dia, 25.08.1938; Diário da Tarde, 03.09.1938 e Gazeta do Povo, 24.08.1939, Curitiba CENS/I ALSN/DFB-LM Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 31.01.18. Fontes consultadas: ACPJ/I CS/FCB JRT/MPTC ACPJ/75 ACPJ/CB: 1906-1968 MAM/Retrospectiva Adhemar Gonzaga JN/Imigrantes - Alemães I CENS/DOU Observações: O mais popular e o mais apreciado filme de Luiz de Barros, destacando-se a movimentação de câmera, sua característica. Entre outros fatos marcantes: a cenografia Art Decô de Hippolito Collomb, que fez montagens ricas e audaciosas nos Estúdios Cinédia; A estréia da primeira máquina profissional de revelação automática, fabricada e importada da Debrie da França, utilizada nas últimas seqüências do filme - tendo sido o primeiro teste da Multiplex com o filme "Alegria", inacabado; E a dedicação de Capiba, que dirigiu pessoalmente a gravação e a orquestração do número "Maracatu", de sua autoria. (extraído do material examinado) JCB/Chan informa que o filme possui 11 partes e indica, com dúvidas, a participação no filme de <Alves, Francisco> e <Amorim, Maria>. Fotografia: Cinearte, 15.03.1937, 01.04, 01.05, 15.05, 01.06, 01.07, 15.07, 01.08, 15.08, 01.09.1937, 15.07.1938; A Scena Muda, 16.03.1937, p. 21; 10.08.1937, p. 05; 19.10.1937 e AG/50 CIN, p. 82. AG/50 CIN afirma que <Colomb, Hipolit> foi o diretor artístico mas JCB/Chan, LB/MMC e outras fontes consultadas o indicam como cenógrafo, JIMS/OESP e Cinearte o indicam como montador e LB/MMC grafa o seu nome como <Colomb, Hipólito>. Chama <Carvalho, Cordélia> de <Carvalho, Ordélia>; informa que o número de <Amorim, Maria>, "Ter a vida transformada em sonho", foi dirigido por <Gonzaga, Adhemar> e informa também que o filme teve como complemento na estréia, o curta-metragem da Cinédia, <MANOBRAS MILITARES EM GERICINÓ> e que <Carvalho, Santos> que aparece na cena do cabaré ao lado de <Spell, Betty> era um ator português em visita ao Brasil e a atriz vinha do cinema francês. Por fim, a mesma fonte apresenta críticas sobre o filme. ACPJ/I fornece a seguinte ficha técnica: cenografia de <Teixeira, Guilherme>; música de <Whaly, Charles> e no elenco acrescenta <Santoro, Fada>. JIMS/OESP de 01.06.1937, informa que no encerramento do "Mês do Cinema Brasileiro", <Gonzaga, Adhemar> ofereceu um almoço na Cinédia onde apresentou os cenários do filme a seus convidados. LB/MMC considera o ator <Bacurau, Zé> como personagem de <Reis, Lourival>, o que contradiz AG/50 CIN. A Scena Muda de 10.08.1937 informa argumento e roteiro de <Silva, Eurico>. A mesma, em 16.03.1937, apresenta a montagem de <Colomb, Hipólito> e supervisão de <Gonzaga, Adhemar>. Em seu número de 19.10.1937, p. 11-2, apresenta cine romance. CS/FCB chama a instrumentista <Barkisinka, Isa> de <Barcinska, Eva>, assim como Cinearte de 01.09.1937. Existe uma ficha para o trailer feita por JIMS e datada de 18.02.1988. O material examinado possui 2.810 metros e 99 minutos de duração. Letreiros finais apresentam o logotipo da Cinédia e "50 anos de cinema 1930 - 1980)". ALSN/DFB-LM indica cenografia de <Teixeira, Guilherme>, pseudônimo de <Barros, Luiz de>; Assim como montagem de <Whally, Charles>, provalvelmente mais um pseudônimo do diretor. Indica, também, música de <Henrique, Waldemar>.
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