Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=005469 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
O TRIUMPHO DA REVOLUÇÃO BRASILEIRA
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
35mm, BP, 500m, 16q

Data e local de produção
Ano: 1930
País: BR
Cidade: São Paulo
Estado: SP


Data e local de lançamento
Data: 1930.10.27
Local: São Paulo
Sala(s): Paratodos


Sinopse
A vitória da Revolução de 1930 em São Paulo. Populares nas ruas e avenidas da cidade: cenas na praça João Mendes e avenida São João. Na estação Sorocabana, a chegada do general Miguel Costa. O coronel Joviniano Brandão na recepção. A massa popular carrega o general Miguel Costa. A passagem do cortejo pela alameda Cleveland e rua Libero Badaró. A chegada ao Palácio dos Campos Elíseos. As boas-vindas do capitão Lourenço M. Lima a Miguel Costa. Cenas em Palácio com Getúlio Vargas, Simões Lopes e o filho de Flores da Cunha. Missa de ação de graças na Praça da Sé com a presença do general Isidoro Dias Lopes, do tenente Cabanas e do general João Francisco. O desfile das tropas pela cidade. A Polícia Militar do Paraná alojada no Parque da Água Branca.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Política; Revolução de 1930; São Paulo - SP; Cidade; Estação Ferroviária; Missa; Polícia; Imprensa; Ensino; Desfile
Descritores secundários
Praça João Mendes, São Paulo - SP; Avenida São João, São Paulo - SP; Correio Paulistano; Viaduto do Chá, São Paulo - SP; Estação Sorocabana, São Paulo - SP; Estação da Luz, São Paulo - SP; Alameda Cleveland, São Paulo - SP; Rua Libero Badaró, São Paulo - SP; Palácio dos Campos Elíseos, São Paulo - SP; Colégio Pedro II, São Paulo - SP; Praça da Sé, São Paulo - SP; Casas Pernambucanas, São Paulo - SP; Casa Pratt, São Paulo - SP; Parque da Água Branca, São Paulo - SP; PR; Cunha, Flores da
Termos geográficos
São Paulo - SP
Produção
Companhia(s) produtora(s): Medeiros Film

Identidades/elenco:
Costa, Miguel
Vargas, Getúlio
Brandão, Joviniano
Lima, Lourenço Moreira
Lopes, Simões
Lopes, Isidoro Dias
Cabanas, João
Francisco, João

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/Ficha Filmográfica
JCB/OESP
Observações:
CB/Ficha Filmográfica informa: "fita tirada 'especialmente' para a sala <Paratodos>".
CB/Transcrição de letreiros indica filme em duas partes. E informa que as marcas de borda da cópia são <Kodak> 1930, <Ferrania> Agfa, Zeiss Ikon e <Pathé Cinema France> 2630.
A mesma fonte informa que os intertítulos 01 a 04, 06, 08, 09, 11, 13, 16, 17, 24 e 25, 28 a 35, 42 e 43 têm molduras com a marca "<Medeiros Film> S. Paulo". Os outros têm moldura sem esta marca, sendo que na parte com tingimento em laranja (o intertíltulo 23 e o intervalo entre 36 e 41, únicos em película <Zeiss Ikon>) a moldura é encimada por uma representação do globo terrestre que mostra Europa, Ásia, África e Austrália. Apenas os intertítulos 22 e 44 (os únicos em película <Agfa>) não apresentam moldura. O tingimento em verde aparece apenas no plano que mostra a bandeira nacional, único em película <Pathé>).
Restaurado pela Cinemateca Brasileira no projeto <Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro> / <CEF> - <Caixa Econômica Federal>, 2007-2008.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS