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A ESCRAVA ISAURA Categorias Longa-metragem / Silencioso / Ficção
Material original 35mm, BP, 16q
Data e local de produção Ano: 1929 País: BR Cidade: São Paulo Estado: SP
Data e local de lançamento Data: 1929.10.21 Local: São Paulo Sala(s): Odeon (Sala Vermelha)
Circuito exibidorExibido em São Paulo, em 1929: de 21 a 27.10, no Odeon (Sala Vermelha); de 29 a 30.10, no Colombo; de 30 a 31.10, no Astúrias; de 31.10 a 01.11, no Mafalda; de 04 a 05.11, no Roial; de 07 a 08.11, no Santo Antonio; de 11 a 12.11, no São José e no Moderno; a 13.11, no Glória; a 14.11, no Fênix; a 21.11, no América; a 24.11, no Fênix e no Orion e a 29.11, no Roma e Perdizes. Em 1930, exibido a 07.03, no São José; a 08.03, no Glória; a 02.04, no Roma e no Perdizes e a 19.04, no América. Em 1931, exibido a 14.07, no Fênix; de 05 a 06.08, no Cambuci e a 19.08 no Marconi. Exibido no Rio de Janeiro de 09 a 15.12.1929, no Capitólio. Exibido em Curitiba a 14.01.1930, no Avenida e no República.
Sinopse"Para não ferir o amor próprio de Malvina, ela calava a afronta que dia a dia lhe vinha fazendo o cruel Leôncio com propostas desonestas que eram como que um insulto à sua alma de virgem... mas a esposa, que conhecia o fraco de seu marido e que o surpreendera numa de suas tentativas, culpou a inocente..." (JCB/OESP)
GêneroDrama
Termos descritoresLiteratura Produção Companhia(s) produtora(s): Mundial Filme Produção: Isaac Saindenberg
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): Programa Serrador (São Paulo); Paramount (Rio)
Argumento/roteiro Roteiro: Marques Filho, Antonio
Estória: Baseado no romance <Escrava Isaura, A> de <Guimarães, Bernardo>
Direção Direção: Marques Filho, Antonio Assistência de direção: Almeida, Canuto Mendes de; Nacarato, Carmo; Riskalla, Farid Story-board: Severo, Ricardo
Fotografia Assistência de câmera: Nacarato, Carmo; Roussy, Augusto; Roussy, Alfredo Fotografia de cena: Rossi, Ludovico; Cerri, Alberto Operador: Rossi, Gilberto; Rossi, Ludovico
Dados adicionais de música Música de: Guaicurus, Marcelo
Locação: Mogi das Cruzes - SP Identidades/elenco: Betty, Elisa (Isaura) Alencar, Ronaldo de (Álvaro) Gentil, Ruth (Malvina) Montenegro, Celso (Leoncio) Dumas, Emilio (Miguel, pai de Isaura) Thomas, Iris (Henrique) Agnelo, Felício (Martinho) Bellucci, Amadeu (Belchior) Lucia, Maria (Rosa) Torres, Jaci (Juliana) Roussy, Alfredo (Brutus) Avelar, Carlos de (Dr. Geraldo) Gonçalves, Iolanda Ribeiro, Leão Vidal, Amadeu Williams, Isabel
Conteúdo examinado: N Fontes utilizadas: MRG/CCP JCB/OESP CS/FCB Cinearte AV/ICB AV/FF CEPA/CBCP, citando A República, 14.01.1930, e Diário da Tarde, 01.01.1930, Curitiba. Fontes consultadas: ACPJ/I MAM/78 Selecta EOQ/ASM JN/Manivela Cinearte, ano VI, n. 265, 25.03.1931, p. 7 Observações: "12 partes". Produção <Metrópole Filme>, segundo JCB/OESP, CS/FCB, JN/Manivela e CEPA/CBCP. MRG/CCP indica que houve um terceiro cinegrafista, já que os Rossi tiveram que atender a uma filmagem no interior e quando voltaram o filme já estava concluído. Cinearte, 20.03.1929, indica como operadores <Rossi, Gilberto>, <Rossi, Ludovico> e <Cerri, Alberto>, sendo talvez este último o "terceiro cinegrafista" a que se refere MRG/CCP. CS/FCB aponta que <Avelar, Carlos de> é o pseudônimo de <Batini, Tito>. Pedro Lima, por sua vez, diz que seria de <Batini, Aldo>. ACPJ/I inclui o roteiro de <Pamplona, Antonio>; cenografia de <Batini, Tito> e ao elenco acrescenta <Mayer, Rodolfo>, <Pamplona, Antonio>, <Nacarato, Carmo>, <Martins, João> e <Oliveira, Nelson>. Cinearte de 20.03.1929 informa que a atriz <Milo, Glória de> faria o papel de Isaura, informação não confirmada nos números seguintes da revista. Em seu número de 09.10.1929, a revista informa que o produtor não pretendia contratar nenhuma agência distribuidora, pois daria porcentagem diretamente aos exibidores. Críticas de Otávio Gabus Mendes e Pedro Lima em Cinearte, 06.11.1929 e 01.01.1930, respectivamente. Resumos do enredo em Cinearte, 04.09.1929, e A Scena Muda, 19.12.1929. A Scena Muda de 19.12.1929 e MRG/CCP indicam "participação" <Campos, Augusto>. Selecta de 17.07.1929, p. 16, solicita que o filme realizado em São Paulo fosse apresentado no Rio. Crítica positiva na mesma fonte, 18.12.1929, p. 14. CEPA/CBCP informa que em Curitiba as sessões tiveram música sincronizada pelo maestro <Ossfeld, Walter>. O filme foi reexibido na cidade em 1931 e 1933. MRG/CCP, citando Cinearte de 27.11.1929, aponta que o lançamento no Rio seria feito pela <Paramount>. A mesma revista, em 23.03.1932, anuncia reprise no <Avenida> de Porto Alegre; em 08.06.1932, reprise em Valença, Estado do Rio, e em 15.10.1933 reprise em Curitiba. Ilustrações: O Estado de São Paulo, 27.09 e 12.10.1929. Fotografias: Cinearte, 03.04, 15.05, 12.06, 10.06, 28.07, 07.08, 04.09, 11.09, 16.10, 06.11, 27.11, 04.12.1929; 15.01 e 18.6.1930. Selecta, 27.11.1929. JN/Manivela, p. 240. <Dumas, Emílio> é o nome artístico do ator <Cestari, Fortunato>.
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