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BARRO HUMANO Outras remetências de título: LOS VENENOS SEXUALES Categorias Longa-metragem / Silencioso / Ficção
Material original 35mm, BP, 16q
Data e local de produção Ano: 1929 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: DF
CertificadosCertificado de Produto Brasileiro: B1001153600000 de 08.02.2010. Data e local de lançamento Data: 1929.06.16 Local: Rio de Janeiro Sala(s): Império
Circuito exibidorExibido em São Paulo de 15 a 18.07.1929, no Paramount; de 30 a 31.07, no Mafalda; de 31.07 a 01.08, no Colombo; a 01.08 e 04.08, no Astúrias; a 07, 08 e 10.08, no Capitólio; a 08 e 11.08, no Santo Antonio; a 14.08, no Santa Helena; de 14 a 15.08, no Olímpia e no São Pedro; de 16 a 17.08, no Avenida; a 18.08, no Cambuci e no Espéria; de 19 a 20.08, no São Paulo; a 20.08, no Avenida, no Paraíso e no Colombinho; de 20 a 21.08, no Central; de 21 a 22.08, no Espéria e no Marconi; a 23.08, no Moderno; a 24.08, no São José; a 25.08, no Paulistano; a 01.09, no Fênix e a 10.09.1929 no América. Exibido em Curitiba a 14.12.1929, no Glória e no América. Exibido a 04.04.1931, no Jardim Passos Manuel, Porto. Exibido em Salvador no Guarani, sem indicação de data. Anunciado para o Capitólio do Rio de Janeiro, sem indicação de data, e para o Ópera, de Buenos Aires, na 1a. quinzena de dezembro, 1929. Exibido em Belo Horizonte, Maceió, Recife, Cataguases, Pelotas e Santos, sem indicação de salas ou datas.
Sinopse"Vera era arrimo de família. Perdera seu pai, sustentando mãe e irmã. Através de um anúncio de jornal arrumou emprego num escritório comercial no centro da cidade. A beleza de Vera chamava a atenção de todos, mas a situação de penúria a fazia muito infeliz. Ao contrário de Vera, Mario Bueno tinha todos os requisitos para ser o homem mais feliz do mundo. Mario era belo, riquíssimo e requisitado pelas mulheres. Numa tarde, Mario e Vera encontraram-se no centro do Rio de Janeiro. O salto quebrado do sapato de Vera foi motivo suficiente para que o galanteador se oferecesse para levar a moça até a sua casa. O encontro fortuito fez com que Vera se apaixonasse por Mario. Ela confidenciou seu amor por Mario à vizinha Gilda, que por sua vez também abriu o coração à amiga, contando seus amores e o martírio que era viver com sua mãe, D. Zeferina, que não permitia a sua participação nos atrativos da vida moderna como o jazz e o charleston. Os sentimentos de Mario para com Vera eram diversos dos que tivera antes com outras mulheres; chegou a falar de Vera à pobre Diva, sua irmãzinha de criação, que o amava secretamente. Mario e Vera voltaram a se ver, auxiliados pelas artimanhas de Gilda e um dia... Sós! As juras de amor. A confiança ilimitada no ente amado. O pecado original! Mario vivia agora atribulado. Nem mesmo os encantos de Helena, bela mulher que conhecera num baile à fantasia, lhe restituíam o sossego. Através de D. Zeferina, Mario fica sabendo que Vera fugira da cidade, levando sua mãe e irmã. D. Zeferina tornara-se uma mulher mais amargurada do que era antes quando constatou que sua filha Gilda perdera-se na vida. Mario, desconsolado, começou a frequentar cabarés para esquecer-se de Vera. Num desses encontrou-se com Gilda, que lhe desmentiu a informação que sua mãe lhe dera. Vera morava na mesma casa, não tendo abandonado o Rio. Mario correu para Vera. Esta quis resistir-lhe ainda... mas seus beijos desfizeram em beijos suas antigas recusas". (Resumo da estória publicada in A Scena Muda, 20.06.1929 e Cinearte, 05.06.1929)
GêneroDrama
Produção Companhia(s) produtora(s): Benedetti Filme Produção: Benedetti, Paulo Direção de produção: Lima, Pedro; Rocha, Álvaro
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): Paramount; Companhia Cinematográfica Portugal (Portugal)
Argumento/roteiro Argumento: Gonzaga, Adhemar Roteiro: Vanderley, Paulo; Gonzaga, Adhemar
Direção Direção: Gonzaga, Adhemar
Fotografia Direção de fotografia: Benedetti, Paulo Iluminação: Leonello, C.
Dados adicionais de fotografia Chefe eletricista: Rocha, Álvaro
Direção de arte Cenografia: Vanderley, Paulo; Gonzaga, Adhemar Letreiros: Moreira, Álvaro; Ponce, Generoso
Música Música original: Lazzoli, Alberto
Canção Título: Maio;
Título: Tango
Identidades/elenco: Morena, Gracia (Vera) Rosa, Lelita (Gilda) Schnoor, Eva (Helena) Nil, Eva (Diva) Modesto, Carlos (Mário) Torá, Martha (Emília, a mãe) Valle, Luiza (D. Zeferina ou D. Chincha) Mar, Oli (Juquinha) Renée, Lia (Lia, a menininha) Violeta, Carmem (Dançarina de tango) Cavalieri, Gina (Companheira de Helena no baile) Araújo, Manoel F. de (Homem grisalho no cabaret) Barros, Esperança de (Criada) Silva, Teófilo Luciano da (Noivo) Pedreira, Brutus (Personagem no baile de cabeleira loura) Gonzaga, Adhemar Lima, Pedro Schnoor, Raul Nacif, Salim Fuad Strada, Ivone Mar, Estela Barreto Filho, Sergio Soroa, Francisco Brasil, Edgar Dores, Maria das Soares, Ligia Macedo Edwards, Margaret Agra, Lourival Rey, Taciana Rosário, Alfredo Morano, Paulo Correia, Maria da Conceição Mauro, Haroldo Viena, Polly de Roberto, Luis Guimarães, João Mauro, Reynaldo Melo, Bias Silva
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: Material examinado (fragmento) AG/50 CIN JCB/OESP Cinearte LP/FBP SVC/FBP EOQ/ASM, 20.06.1929, 01.07.1931, 01.03.1932 e 19.04.1932. SPM/NHL, in Folhetim, 08.10.1988. Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 06.02.2018. Fontes consultadas: ACPJ/I MGV/P citando O Dia, 10.12.1929, p. 8. MRG/PB AV/ICB Selecta HH/FEB CS/FCB MAM/78 FSN/MCB MAM/Retrospectiva Adhemar Gonzaga JN/Manivela ACPJ/CB: 1906-1929 CEPA/CBCP citando A República de 27.05.1930 e O Dia de 08.08 e 09.08.1930, Curitiba. Observações: "7 ou 8 partes". AG/50 CIN indica filmagens entre 20.11.1927 e 16.01.1928. Cinearte de 23.11.1927 e Selecta de 14.12.1927, informam que a produção seria da <C.N.E. - Circuito Nacional dos Exibidores>. AG/50 CIN informa que a companhia produtora foi a <Cinearte> juntamente com a <Benedetti Filme>. JCB/OESP indica somente <Benedetti Filme>, confirmado por Cinearte de 28.11.1927. Cinearte de 21.03.1928, informa que <Mauro, Humberto> teria dirigido algumas cenas "por cortesia" da <Benedetti Filme>. Houve uma exibição especial no estúdio de <Benedetti, Paulo>, segundo Cinearte de 15.05.1929. CS/FCB, AV/ICB, MRG/PB e ACPJ/I acrescentam ao elenco <Soroa, Sergio>; <Maraino, Iria>; <Villar, Ivan>; <Antunes, João>; <Doria, Milton>; <Mauro, Humberto> e <Benedetti, Paulo>. JN/Manivela informa que <Lima, Pedro> era assistente de direção e que o nome de <Morano, Paulo> era <Barreto, Francisco>. Cinearte de 30.01.1929, inclui no elenco <Schnoor, Sylvio>, que fez uma "ponta". Em 23.01.1929, a mesma fonte informa que <Mauro, Reinaldo> seria o pseudônimo de <Modesto, Carlos>. MAM/Retrospectiva Adhemar Gonzaga acrescenta ao elenco <Rocha, Álvaro>. <Rey, Taciana> seria o pseudônimo de <Bernardes, Yolanda>, segundo Folhetim de 08.10.1988. AG/50 CIN: "foi o primeiro e único filme sob a direção de Adhemar Gonzaga, antes da <Cinédia>, e além das boas críticas que recebeu foi o maior sucesso de bilheteria do cinema brasileiro até 1929". Diz ainda AG/50 CIN que "foi o filme brasileiro mais votado do ano, em concurso promovido pelo <Jornal do Brasil> e foi também exibido no <Chile>, <Uruguai>, <Argentina> (onde recebeu o título de Los venenos sexuales) e <Portugal>". Informa também que "o Maestro <Lazzoli, Alberto> arranjou uma partitura especial para cada artista, e para <Morena, Gracia> foi uma valsa, ' <Maio> ' (...) a Editora <Bevilaqua Lamen> editou uma música, ' <Tango> ', de <Alim>, com versos de <Babo, Lamartine>." Segundo carta de <Medina, José> a <Lima, Pedro>, publicada em Cinearte de 14.12.1927, "neste filme pela primeira vez entre nós se filmou com música". Crítica de <Mariano, Olegário> em Cinearte de26.06.1929. Censurado a 12.11.1930 em Lisboa, Portugal. Fotografias: Selecta 14.12, 21.12, 28.12.1927 e 02.05.1928. Cinearte 15.02, 22 e 28.03, 15.08, 26.09, 24.10, 31.10, 21.11, 28.11.1928; 02.01, 16.01, 23.01, 06.02, 13.02, 10.04, 17.04, 24.04, 07.05, 22.05, 05.06.1929; Álbum de 1929; 30.04.1930, 16.07.1930; 11.05.1932; 08.04.1933; 01.04.1937; 01.07.1939. A Scena Muda, 29.06.1929. JN/Manivela, p. 202-3 e 208-9. AG/50 CIN, p. 49-50.
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