|
CINEMA DE LÁGRIMAS Categorias Co-produção / Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, COR, 95min, 2.607m, 24q, Eastmancolor
Data e local de produção Ano: 1995 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: RJ
Data e local de lançamento Data: 1995.10.27 Local: São Paulo Sala(s): Banco Nacional
SinopseRodrigo é um bem sucedido ator e diretor que, após o fracasso de sua última produção, resolve solucionar um sonho que o atormenta a vida inteira, a memória da mãe que se suicidou após assistir a um filme quando Rodrigo tinha apenas quatro anos. Convencido que o suicídio está relacionado ao filme, ele parte em sua procura com apenas uma informação sobre o filme: um melodrama mexicano feito nos anos 30 ou 40. Rodrigo, dramaturgo e ator residente no Rio de Janeiro, tem sonhado e lembrado muito de sua mãe ultimamente. Ives, um jovem pesquisador de cinema, aborda Rodrigo pedindo-lhe uma entrevista e deixa seu currículo. Rodrigo convida o rapaz para ajudá-lo em um trabalho. Rodrigo quer assistir filmes antigos, melodramas argentinos e mexicanos que sua mãe, suas tias e as amigas gostavam. Na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro, conversam com Cosme, que lhes propõe uma visita à filmoteca da Universidade Autônoma do México. Rodrigo e Ives vão para o México e iniciam as sessões de cinema. Depois de um longo dia de sessão, Rodrigo convida Ives para jantar, mas ele não aceita e vai embora apressadamente. No outro dia, Ives chega bem atrasado e, ao fim da sessão, pede a Rodrigo o pagamento da diária do dia seguinte adiantada. Rodrigo, irritado, diz que ele pode voltar para o Rio de Janeiro. Ives se entristece e Rodrigo acaba desculpando-se. Ives vai embora com pressa, e sem falar nada. No dia seguinte, Rodrigo tenta conversar com Ives, mas ele não aceita. Durante a sessão, Rodrigo lhe explica a verdadeira razão da pesquisa. Ele quer achar o filme que sua mãe assistira na noite em que ela morreu. Rodrigo tenta aproximar-se, mas Ives o evita. No dia seguinte, Ives chega atrasado e desanimado. Rodrigo o questiona sobre o que está acontecendo, mas Ives vai embora chateado. No Rio de Janeiro, Cosme entrega a Rodrigo uma fita de video e uma carta que Ives deixara. Rodrigo lê a carta e descobre que Ives está em um hospital entre os doentes terminais. Esconde-se da polícia e de traficantes, e arrepende-se de não ter ficado no México, pois quase entrara nos Estados Unidos. Rodrigo assiste a fita com o filme que tanto procurava e emociona-se. Indo embora, vê um homem parecido com Ives entrando na sala de cinema e resolve entrar também. Rodrigo senta-se para assistir o filme e confunde um desconhecido com Ives. Rodrigo, abalado, continua assistindo o filme, e próximo de seu término, muda de expressão, de humor, ficando alegre e sorridente.
GêneroDrama
Termos descritoresLiteratura Descritores secundáriosAdaptação para cinema Produção Companhia(s) produtora(s): Metavídeo; British Film Institute Produção: Feith, Roberto; Imperiale, Laura; Clancy, Alejandro; Lovera, Nene Direção de produção: Carvalho, Aroldo Produção executiva: Kauffmann, Hilton; Cabe, Colin Mac; Last, Bob Assistência de produção: Sigmaringa, Ana Paula; Lisboa, Marcelo; Montes, Martin
Produção - Dados adicionais Secretaria de produção: Motorista: Ricardo; Carlão; João; Arnaldo; Acevedo, Issac; Montes, Rodolfo
Argumento/roteiro Argumento: Santos, Nelson Pereira dos Roteiro: Santos, Nelson Pereira dos; Oroz, Silvia
Estória: Baseada no livro <Melodrama: o cinema de lágrimas da América Latina> de <Oroz, Silvia>
Direção Direção: Santos, Nelson Pereira dos Assistência de direção: Sverner, Dora Coreografia: Bessa, Márcia
Fotografia Direção de fotografia: Carvalho, Walter Assistência de câmera: Brasil, Marcelo; Viana, Pierre; Gandelmann, Luis; Hernandez, Aristeo Fotografia de cena: Pereira, Vantoen Trucagens: Movedoll
Dados adicionais de fotografia Operador de VT: Broitman, Ioussef Eletricista: Brun, Paulo; Finizola, Widmilson; Silva Neto, José Carlos da Maquinista: Paquetá, Paulo
Som Direção de som: Dagoberto, Juarez Som direto: Sandoval, Miguel Mixagem: D'Orey, Luis Guilherme
Dados adicionais de som Assistente de som: Costa, Paulo Gastaldi da
Montagem Montagem: Correa, Luelane Assistente de montagem: Castro, Luis Guimarães de; Casaçon, Gustavo; Migliorim, Cesar; Bessa, Márcia Montagem de som: Cox, Carlos
Direção de arte Direção de arte: Gontijo, Silvana Assistência de direção de arte: Mello, Ana Luíza Figurinos: Gotijo, Silvana Cenografia: Gotijo, Silvana Letreiros: V&B Computação Gráfica; Peixoto, Irene
Dados adicionais de direção de arte Assistencia de cenografia: Perussolo, Jussara; Uderman, Liana Contra-regra/acessórios de cenografia: Pinheiro, Sebastião de Oliveira; Lopes, Carlos Montagem de cenário: Samuel; Marco Maquiagem: Freitas, Maria Aparecida; Bia Assistência de figurino: Guimarães, Luciana
Música Trilha musical: Jobim, Paulo
Dados adicionais de música Instrumentista: Morelenbaum, Jacques - cello; Abreu, Zito e Tarcha, Carlos Eduardo - percussão
Título da música: Cinema Novo Intérprete(s): Veloso, Caetano e Gil, Gilberto
Identidades/elenco: Cortez, Raul (Rodrigo) Barros, André (Yves) Participação especial: Torloni, Christiane (Mãe) Tannus, Patrick (Rodrigo, criança) Alves Netto, Cosme (Diretor da cinemateca) Oroz, Silvia (Conferencista) Trujillo, Ivan(Conferencista)
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros-Cat Press-release Folha de S. Paulo, 07.01.1995 e 27.10.1995 Catálogo Riofilme Riofilme/site Observações: O filme contém fragmentos de vários melodramas latino-americanos, alguns deles dirigidos por <Fernández, Emilio>; <Gavalón, Roberto> e <Buñuel, Luís>. O filme é a versão longa do episódio que o diretor fez para a série <Século no Cinema, O> do <British Film Institute>. Os letreitos do filme informam que os produtores executivos Colin Mac e Bob Last são pelo <British Film Institute>. Para o livro de Sílvia Oroz, grafa a data de 1992. <Imperiale, Laura>; <Clancy, Alejandro>; <Montes, Martin>; <Acevedo, Issac>; <Montes, Rodolfo>; <Hernandez, Aristeo> e <Sandoval, Miguel> são profissionais do México e <Lovera, Nene>, da Argentina.
|