|
O ÚLTIMO ÊXTASE Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, COR, 81min, 2.235m, 24q, Eastmancolor
Data e local de produção Ano: 1973 País: BR Cidade: São Paulo Estado: SP
CertificadosCensura Federal 75940 de 13.09.1973, censurado para menores de 18 anos, 10 cópias, 2.765m.Censura Federal 75941 de 13.11.1973, proibido para menores de 18 anos, 13 cópias, 120m (trailer).Certificado do Instituto Nacional de Cinema 080 de 28.08.1973. SinopseUm adolescente revoltado combina com um amigo e respectivas namoradas um fim de semana bucólico em um local carregado de recordações de sua infância. No "camping", entre lembranças de bons momentos, surgem porém desavenças entre os componentes do grupo. A chegada de um casal mais velho ameaça ainda mais seu desejo de encontrar paz com a natureza. Ele parte abandonando o grupo afeito ao consumismo moderno. "Marcelo, um adolescente de 18 anos, insatisfeito, inquieto e revoltado, combina com um amigo e respectivas namoradas um fim de semana fora da cidade e longe de seus familiares. O local escolhido é, para Marcelo, uma intensa fonte de recordações da infância, motivo principal de sua decisão de organizar o 'camping'. Embora lhe venham à lembrança todos os bons momentos que viveu quando menino, a aventura é constantemente perturbada: pela chuva forte, pelas desavenças entre os componentes do grupo. Um casal de adultos que também acampa no local faz companhia a eles e Marcelo vê cada vez mais distante a possibilidade de alcançar a paz tão almeijada." (Guia de Filmes, 47)
GêneroDrama
Termos descritoresSexo; Juventude PrêmiosMelhor Filme, Melhor Fotografia, para Meliande, Antonio e Troféu Pelé de Ouro no Festival de Cinema de Santos, 2, 1973, SP.. Melhor Diretor, Melhor Argumento e Melhor Roteiro, para Khouri, Walter Hugo no Prêmio Governador do Estado de São Paulo, 1973, SP.
Produção Companhia(s) produtora(s): Servicine - Serviços Gerais de Cinema Ltda. Produção: Palácios, Alfredo; Galante, Antônio Polo
Produção - Dados adicionais Financimento/patrocínio: Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.; W.H.K. - Cinema S.C. Secretaria de produção: Gerente de produção: Jakoska, Tony
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): TB - Transbrasil Filmes Ltda.; U.C.B. - União Cinematográfica Brasileira S.A.
Argumento/roteiro Argumento: Khouri, Walter Hugo Roteiro: Khouri, Walter Hugo
Direção Direção: Khouri, Walter Hugo Assistência de direção: Ávila, Heron D'; Miguel, Mauricio Continuidade: Franco, Ana Lucia Rocha
Fotografia Direção de fotografia: Meliande, Antonio Câmera: Khouri, Rupert Assistência de câmera: Reis, Miro
Dados adicionais de fotografia Chefe eletricista: Camargo, Horacio
Som Técnico de som: Caballar, Julio; Martins, Sergio
Montagem Montagem: Renoldi, Sylvio Assistente de montagem: Terneny, Martha
Dados adicionais de direção de arte Maquiagem: Pisani, Jorge Penteados: Gigliotti, Cecilio
Música Trilha musical: Duprat, Rogério
Identidades/elenco: Lemmertz, Lilian (Mulher mais velha) Picchi, Luigi (Homem) Castro, Ewerton de (Amigo de Marcelo) Bouvier, Dorothée-Marie (Namorada do amigo) Valério, Angela (Lucy) Khouri, Wilfred (Marcelo)
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: Material examinado CB/Ficha Catalográfica CENS/II Press-release (As Filhas do Fogo) Fontes consultadas: Guia de Filmes, 47 Brasil Cinema, 1973 ACPJ/I Observações: A maquiagem de <Lemmertz, Lilian> foi realizada por <Pisani, Jorge>. <Khouri, Rupert> é um pseudônimo de <Khouri, Walter Hugo>. O filme foi parcialmente financiado pela <Embrafilme> e pela <W.H.K.>. ACPJ/I informa que a represa do <Guarapiranga> serviu de locação. CENS/II informa que o filme recebeu cortes na 2ª parte, "a cena de sexo entre o casal moreno, quando há o desvirginamento da jovem, a partir do momento em que a barraca é fechada até o momento em que o outro casal é mostrado fora da barraca. OBS: Cortar a cena constante na 2ª parte, também no trailer. Na 4ª parte da película, a cena de sexo entre o rapaz louro e a mulher do dono do trailer, no meio das árvores. O corte deverá ser iniciado no instante em que o rapaz moreno sai da barraca, até o momento em que o rapaz louro aparece vestindo a camisa próximo ao rapaz moreno, que assistia ao ato."
|