Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=002755 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
CORAÇÕES EM SUPLÍCIO

Filme desaparecido  

Outras remetências de título:
CORAÇÃO EM SUPLÍCIO
Categorias
Longa-metragem / Silencioso / Ficção

Material original
35mm, BP, 16q

Data e local de produção
Ano: 1925
País: BR
Cidade: Guaranésia
Estado: MG


Data e local de lançamento
Data: 1926.01.07
Local: Guaranésia
Sala(s): Rio Branco


Circuito exibidor
Exibido no Rio de Janeiro, no Iris, sem indicação de data, segundo Selecta de 03.03.1926, p.14 e a 20.03.1926 no Rialto.
Exibido em Belo Horizonte a 05.05.1926, no América e de 10 a 13.09.1926, no Capitólio.
Exibido em Juiz de Fora, sem especificação de salas ou datas, segundo Cinearte, 11.09.1929.
Sinopse
Linda vivia em companhia de Martha, sua irmã, a quem sustentava e educava com seu trabalho de secretária do engenheiro Álvares, homem pouco escrupuloso e de péssimo caráter. O engenheiro chefiava uma turma que trabalhava na construção de uma estrada. Na mesma cidade morava Marcos, rapaz digno e honrado, que era protetor de Linda e sua irmã, a pedido da mãe delas na hora de sua morte. Marcos odiava as atitudes do engenheiro e aproveitou um dia em que Álvares foi à garagem onde trabalhava para dizer-lhe que seu procedimento com Linda estava errado. Álvares mostrou-se insolente com Marcos. Este resolveu alertar Linda, mas foi em vão. Um dia, Álvares levou Linda a uma casa de reputação duvidosa onde reinava Branca. Linda fora com um rico vestido, presente de Álvares. Marcos, avisado desse mau passo dado por Linda, dirige-se à casa de má fama onde luta com Álvares. Derrota Álvares em combate, porém vê desgostoso que Linda coloca-se contra sua atitude. Mais tarde, Álvares convida-a para sua casa de campo. Linda aceita. Sabendo do fato através dos operários que também estavam revoltados contra Álvares por este lhes ter negado aumento, Marcos, mais uma vez, resolve intervir em defesa da amada. De automóvel segue em perseguição ao par. Linda e Álvares chegam à casa. Neste momento, Linda percebe os intentos de Álvares. Na perseguição, Marcos tivera que parar devido a um problema com o automóvel em que estava. Consertado o automóvel, voltou à perseguição chegando rapidamente à casa do engenheiro, cortando caminho por um pasto. Bate à porta da casa e não é atendido. Dando volta à casa pula por uma janela justamente no momento fatal, quando Linda exausta já não conseguia lutar contra seu agressor. Marcos luta contra Álvares e este quebra uma garrafa em sua cabeça, fazendo-o perder os sentidos. Álvares foge. Marcos fica mentalmente perturbado por causa da garrafada e Linda, arrependida do seu procedimento, leva-o para morar consigo e lhe dispensa todos os cuidados. Deixa de trabalhar com Álvares, vivendo de costuras. A doença parecia não ter cura até que surge o Dr. Ribeiro que arma um plano de combate à loucura de Marcos. De combinação com Linda, o médico dirige-se à casa de Álvares. Lá é dia de pandega, achando-se todos à mesa, bebendo e comendo alegremente. Linda apresenta-se a Álvares e, de acordo com o plano do Dr. Ribeiro, Marcos é conduzido à presença dos dois neste exato momento. Marcos reconhece o odiado inimigo, atira-se sobre ele e se não fosse afastado pelos demais, Álvares não ficaria vivo. Deu-se então a cura. Marcos e Linda casam-se. (Resumo a partir do argumento publicado em "Minas Gerais", Suplemento Literário, 30.12.1978, In: MRG/MGEF).
Gênero
Drama romântico
Produção
Companhia(s) produtora(s): Masotti Filme
Produção: Masotti, Carlos; Masotti, Américo
Assistência de produção: Masotti, Maria T.

Argumento/roteiro
Argumento: Kerrigan, E. C.
Roteiro: Kerrigan, E. C.


Direção
Direção: Kerrigan, E. C.

Fotografia
Iluminação: Masotti, Carlos
Operador: Masotti, Américo

Direção de arte
Desenhos de letreiros de apresentação: Máximo, Fernando

Dados adicionais de direção de arte
Maquiagem: Masotti, Carlos

Identidades/elenco:
Loti, Lilian (Linda)
Rodrigues, Waldemar (Marcos)
Gouthier, William (Alvares)
Chermont, Miriam (Martha)
Chermont, Lídia (Criada)
Masotti, Carlos (Júlio)
Finzi, Rosetti (Branca)
Flavi, Eurico (Dr. Ribeiro)
Pardini, Jacomino (Empregado do médico)
Latorre, Fernando (Delegado)
Caravieri, Tonico
Ascoli, Miguel

Conteúdo examinado: N
Fontes utilizadas:
MRG/MGEF
RA/CG
Fontes consultadas:
CS/FCB
ACPJ/I
JCB/OESP
AV/ICB
MAM/78
Selecta
EOQ/ASM
Cinearte
Observações:
Fotografias: Selecta, 10.03 e 17.03.1926; A Scena Muda, n. 261, 25.03.1926.
Crítica de Pedro Lima em Selecta, 10.03.1926, p.17; 05.05 e 12.05.1926.
Resumo da estória em: Selecta, 17.03.1926; Cinearte, 17.03.1926 e A Scena Muda, 25.03.1926.
<Kerrigan, E. C.> e <Kerrigan, Eugênio Centenaro> são a mesma pessoa; segundo AV/ICB e Selecta de 17.03.1926, p.3, o ator <Gouthier, William> também é encontrado como <Gauthier, William> e pseudônimo de <Kerrigan, E. C.>.
MRG/MGEF traz "Chermont" como sobrenome das filhas de Carlos Masotti enquanto RA/CG indica "Clermont". Esta última fonte indica ainda <Silva, José> e <Máximo, Fernando> como colaboradores na produção.
ACPJ/I inclui na ficha técnica o produtor <Cintra, Fábio> e argumento de <Gauthier, William>.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS