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BRASIL PITORESCO : VIAGENS DE CORNÉLIO PIRES

Outras remetências de título:
O BRASIL PITORESCO
Categorias
/ Silencioso / Não ficção

Material original
35mm, BP, 16q

Data e local de produção
Ano: 1925
Início de filmagem: 1923
País: BR
Cidade: São Paulo
Estado: SP


Data e local de lançamento
Data: 1926.01.28
Local: São Paulo
Sala(s): República
Exibição especial: 1926.01.11
Local exibição especial: São Paulo
Sala(s): República


Circuito exibidor
Exibido em São Paulo a 01.02.1926 no Avenida; a 02.02 no São Pedro; a 03.02 no Triângulo; a 04.02 no Olímpia; a 05.02 no Paraíso; a 08.02 no São Paulo; a 09.02 no Central; a 10.02 no Espéria; a 12.02 no Marconi e Fênix.
Exibido em Santos, a 02.03.1926, no Selecto; a 04.03.1926, no Polytheama.
Exibido em Curitiba a 29.03.1927, no Mignon e no Popular.
Exibido em Recife, a 13 e 14.06.1927, no Royal.
Exibido no Rio de Janeiro, de 01.09.1928 a 06.10.1928, no Parisiense.
Exibido em Salvador, no Guarani, sem data específica.
Sinopse
Aspectos naturais dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Alagoas. Em São Paulo, o Monumento da Independência; em Santos, vista parcial do litoral, a Bolsa do Café, navios e pequenas embarcações próximos à orla marítima. No Rio de Janeiro, a Baía da Guanabara, o Pão de Açúcar e vista parcial do litoral fluminense. A chegada em Vitória. Na Bahia, o farol da Barra, o Forte de São Marcelo e a cidade de Trezentas Torres. No Recôncavo Baiano, veleiros circundam a costa marítima. A estrada de Santo Amaro e a "Igreja do Partido" com sua arte sacra. A cultura de cana-de-açúcar em Ilhéus. O Paço Municipal e a fazenda Boa Esperança, localizada na Zona do Cacau; lavradores colhem, descacam e espezinham o cacau. Frutas típicas da região: jaca, coco e laranja. Em Aracaju, capital sergipana, a pesca de camarões e mariscos.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Geografia; BR; Comportamento social; Trabalho; Alimentação; Cidade; Praia; Vegetação; Rio; Folclore; Agricultura; Pecuária; Indústria; Artesanato; Embarcação; Horticultura; Comércio
Descritores secundários
Identidade cultural; Caipira; Cigano; Bonde; Funicular; Canoa; Veleiro; Peixe; Camarão; Galo; Feira Livre; Fumo; Charuto; Boi; Cana-de-açúcar; Pássaro; Cacau; Monumento do Ipiranga, São Paulo - SP; Bolsa Oficial do Café; Baía da Guanabara, Rio de Janeiro - DF; Pão de Açúcar, Rio de Janeiro - DF; Farol da Barra, Salvador - BA; Forte de São Marcelo; Cais do Modelo, Salvador - BA; Feira de Água de Meninos; Rio Vermelho, Salvador - BA; Ponte Dom Pedro II, Cachoeira - BA; Escola Agrícola da Bahia; Usina Aliança, Santo Amaro - BA; Chácara Girão, Salvador - BA; Faculdade de Medicina, Salvador - BA
Termos geográficos
São Paulo - SP; Santos - SP; Rio de Janeiro - DF; Vitória - ES; Salvador - BA; Forte de São Marcelo, Salvador - BA; Rio Paraguaçu, Cachoeira - BA; SE; Aracaju - SE; AL; Recife - PE; Rio São Francisco; Cachoeira de Paulo Afonso - BA; Ilhéus - BA; Rio Negro - ES; Parque Duque de Caxias, Salvador - BA
Produção
Companhia(s) produtora(s): América Filmes; Indústria Cinematográfica Filmes Paulistas

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): Indústria Cinematográfica Filmes Paulistas; Pires, Cornélio

Direção
Direção: Pires, Cornélio

Fotografia
Operador: Palácios, José
Cinegrafista: Gatti, Flamínio de Campos

Identidades/elenco:
Pires, Cornélio

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Doc
CB/Ficha Filmográfica
JCB/OESP
SP-SS/VCSB/2011
Selecta, 13.07.1927
Site, Itaú Cultural Play, disponível em: https://www.itauculturalplay.com.br/, acesso em: 27.04.2022.
Site, Recanto Caipira, Cornélio Pires, disponível em:https://www.recantocaipira.com.br/duplas/cornelio_pires/cornelio_pires.html, acesso em:29.08.2023.
A Tribuna (SP), 01.03.1926, p.8, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_00/63928, acesso em: 30.08.2023.
A Tribuna (SP), 04.03.1926, p.11, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_00/63975, acesso em: 30.08.2023.
O Dia (PR), 29.03.1927, p.5, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/092932/9515, acesso em: 30.08.2023.
Jornal do Recife (PE), 12.06.1927, p.16, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/705110/100729, acesso em: 30.08.2023.
Cinearte (RJ), 18.04.1928, p.12, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/162531/5037, acesso em: 30.08.2023.
Correio da Manhã (RJ), 29.09.1928, p.16, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/089842_03/36695, acesso em: 30.08.2023.
A Manhã (RJ), 02.10.1928, p.5, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/116408/6175, acesso em: 30.08.2023.
O Paiz (RJ), 06.10.1928, p.14, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/178691_05/35764, acesso em: 30.08.2023.
Fontes consultadas:
FCB/FF
MGV/P, citando O Dia, 27.03.1927
MAM/78
ALSN/DFB-LM
Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 28.04.2022.
Observações:
CB/Ficha Filmográfica descreve apenas o material remanescente, correspondente ao itinerário de São Paulo a Aracaju. A mesma fonte informa que o filme apresentava originalmente 8 partes.
JCB/OESP informa que o filme foi produzido inicialmente pela <América Filme> e posteriormente pela <Filmes Paulistas>. A mesma fonte indica projeção experimental da obra a 25.10.1925, em <São Paulo>, no <Cine República>, em ocasião de conferência de <Pires, Cornélio>.
Recanto Caipira informa que o documentário foi feito "em colaboração com o cineasta <Gatti, Flamínio de Campos>". Indica também que apesar de <Araújo, Alceu Maynard> datar o filme de 1922, ele foi realizado em 1923, conforme <Veiga, Joffre Martins>. Em carta a <Duarte, Benedito Junqueira> esse autor "diz que a película foi 'rodada em janeiro de 1923, por Flamínio Campos Gatti e pelo próprio Cornélio Pires, focalizando aspectos de Santos, Rio, Bahia e outros Estados do Norte e Nordeste'.
SP-SS/VCSB/2011 atesta as informações contidas em Recanto Caipira e indica <Gatti, Flamínio Campos> como cinegrafista.
Restaurado pela Cinemateca Brasileira no projeto <Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro> / <CEF> - <Caixa Econômica Federal>, 2007-2008.
Esta obra foi processada no âmbito do Projeto <Nitratos da Cinemateca Brasileira - Preservação e Acesso> - <Pronac 212939>, 2021, patrocinado pelo <Instituto Cultural Vale> e <Shell do Brasil>.




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