Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=002705 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
VENEZA AMERICANA

Outras remetências de título:
OS ENCANTOS DA VENEZA AMERICANA
Categorias
Longa-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
35mm, BP, 68min, 1.864m, 16q, Tingimento e viragem

Data e local de produção
Ano: 1925
País: BR
Cidade: Recife
Estado: PE


Sinopse
Aspectos da cidade do Recife durante as obras de urbanização promovidas pelo governo de Sérgio Loreto: a construção da Avenida Boa Viagem, a inauguração do Cais do Porto e seus armazéns e as atividades dos guindastes Bardeur e Titan. As festividades da chegada do transatlântico Gelria ao Porto do Recife, seguida de homenagem de Sérgio Loreto ao comandante Kolkam. Solenidade em comemoração ao segundo aniversário do governo de Loreto e a exposição de 1924 em homenagem ao centenário da Confederação do Equador. No dia 15 de janeiro de 1925, a chegada do vice-presidente da República, Estácio Coimbra.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Cidade; Recife - PE; Urbanismo; Porto; Embarcação; Transporte coletivo; Transporte de carga; Ferrovia; Solenidade; Governo Estadual; Rodovia; Praia; Força pública; Corpo de bombeiros; Brinquedo; Exposição; Pecuária; Jogo
Descritores secundários
Obra Pública; Extrativismo; Societé de Construction du Port de Pernambuco; Ayuruoca - embarcação; Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro; Gelria - embarcação; Lloyd Real Holandês; Koninlijke Hollandsche Lloyd; Pedreira; Bardeur - guindaste; Titan - guindaste; Companhia Nacional de Navegação Costeira; Itapuca - embarcação; Alegrete - embarcação; Pernambuco Tramways and Power Company; The Great Western of Brazil Railway Company Ltd.; Roda-gigante; Big Eli Wheel Carrossel; Andes - embarcação; Confederação do Equador, 1, 1924
Termos geográficos
Recife - PE; Comporta - PE; Rio Capibaribe; Rio Beberibe; Ponte Giratória, Recife - PE; Istmo de Olinda - PE; Avenida Beira-Mar, Recife - PE; Avenida Ligação, Recife - PE; Ilha do Pina, Recife - PE; Avenida Alfredo Lisboa, Recife - PE; Ponte de Boa Vista, Recife - PE; Praça do Entrocamento, Recife - PE; Praia da Boa Viagem, Recife - PE; Avenida Boa Viagem, Recife - PE
Produção
Companhia(s) produtora(s): Pernambuco-Film
Produção: Cambieri, J.; Falangola, Ugo

Identidades/elenco:
Loreto, Sérgio
Sohsten, Júlio von
Faria, Francisco Thaumaturgo
Kolkman
Santo, Mário Castilhos do Espirito
Villela, José Alves
Carvalho, Astor Nina de
Machado, Carlos
Gomide, Liberato
Nunes, João
Lundgreen, Alberto
Chagas, João
Valverde, Miguel de Lima
Osório, Alfredo
Carneiro, Ernesto Pereira

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/Ficha Filmográfica
LRB/CPe
LCA/CP-1900-1930/2018
Cinearte
CB/Jornada 1
Fontes consultadas:
MAM/79
PCCF/RCP-AJS/2006
AF/CP-HC/2000
Site, Fundação Joaquim Nabuco, disponível em: www.fundaj.gov.br, acesso em: 09.06.2009.
Site, Associação de Moradores e Amigos de Boa Viagem, disponível em: www.amabv.hpg.ig.com.br, acesso em: 09.06.2009.
Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 28.04.2022.
Observações:
CB/Jornada 1 informa: "(...) combina partes de duas produções anteriores da <Pernambuco-Film>: <RECIFE NO CENTENÁRIO DA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR> e <PERNAMBUCO E SUA EXPOSIÇÃO EM 1924>. É provável que seja uma versão montada especialmente para ser exibida fora do Estado de Pernambuco, em particular no circuito carioca".
CB/Transcrição de letreiros informa que esta obra também utilizou imagens de <CAIS DO PORTO>, produzido pela <Pernambuco-Film>.
LCA/CP-1900-1930/2018 informa que em abril de 1925 "são realizadas duas sessões especiais, na Bahia e no Rio de Janeiro, e no mês seguinte o filme entra em cartaz no circuito carioca, sendo exibido no <Rialto> durante uma semana."
AE/ABBC informa que além das datas explicitadas no filme (20.10.1924 e 15.01.1925), 25.08.1924 também pode ser anotado como data de filmagem, uma vez que é nesse dia que o Gelria atraca em Recife.
Associação de Moradores e Amigos de Boa Viagem reproduz trecho de reportagem do Diário de Pernambuco, de 21 de outubro de 1924, informando que a recepção aos convidados em Boa Viagem se deu no <Cassino Boa Viagem, Recife - PE>
O poeta suíço <Cendrars, Blaise> no regresso à Europa de sua primeira viagem ao Brasil, em 1924, embarcou no Gelria, com escala em Recife, muito provavelmente na viagem enfocada por este filme.
Restaurado pela Cinemateca Brasileira no projeto <Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro> / <CEF> - <Caixa Econômica Federal>, 2007-2008.
Site Ancine não possui número de Certificado de Produto Brasileiro para esta obra.
Esta obra foi processada no âmbito do Projeto <Nitratos da Cinemateca Brasileira - Preservação e Acesso> - <Pronac 212939>, 2021, patrocinado pelo <Instituto Cultural Vale> e <Shell do Brasil>.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS