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HEI DE VENCER Categorias Longa-metragem / Silencioso / Ficção
Material original 35mm, BP, 90min, 16q
Data e local de produção Ano: 1924 País: BR Cidade: Rio de Janeiro; São Paulo Estado: DF; SP
Data e local de lançamento Data: 1924.11.24 Local: Rio de Janeiro Sala(s): Parisiense
Circuito exibidorExibido em São Paulo de 31.10 a 04.11.1925, no Congresso.
Sinopse"O guarda-noturno Alberto, cuja maior ambição era ser repórter, tenta inocentar um amigo acusado de um crime. Com ajuda do amigo Ernesto investiga os acontecimentos ligados ao crime e é perseguido pelo verdadeiro criminoso. Jaime, o bandido, antes de morrer confessa o crime, após uma perseguição de avião em que se precipitou ao solo, com Ernesto em seu encalço. Ernesto passara de um avião para outro, usando uma escada de corda e conseguira manter-se preso às asas do avião, salvando-se." (LB/MMC).
GêneroDrama
Produção Companhia(s) produtora(s): Guanabara Filme; Pátria Filme Produção: Tibiriça, Antonio
Argumento/roteiro Argumento: Tibiriça, Antonio Roteiro: Barros, Luiz de
Direção Direção: Barros, Luiz de
Fotografia Operador: Botelho, Paulino; Barros, Luiz de
Montagem Montagem: Barros, Luiz de
Direção de arte Cenografia: Barros, Luiz de
Locação: Rio de Janeiro - DF; São Paulo - SP Identidades/elenco: Sorrentino, Antonio (Ernesto Guimarães) Araújo, Manoel F. de (Jaime Fonseca) Munken, Laura (Alice) Nery, Adolfo (Guilherme Luiz) Sulis, Paulo (Alberto Junqueira) Cunha, Célia (Amante de Jaime) Fabry, Perle (Gaby les Fleurs) Lys, Georgette de (Alda Moreira) Rine, Aldo Bresciani, Cesar Machado, Anésia Pinheiro Robba, João Gonçalves, Reynaldo
Conteúdo examinado: N Fontes utilizadas: LB/MMC JCB/OESP Selecta Cinearte Fontes consultadas: ACPJ/I CS/FCB AV/ICB Observações: 6 partes duplas. As fontes utilizadas se contradizem quanto à companhia produtora, sendo que LB/MMC se utiliza da Pátria Filme e JCB/OESP da Guanabara Filme. Provavelmente houve um acordo de co-produção entre as duas empresas, para as quais Tibiriçá financiou e Luis de Barros executou todas as etapas necessárias para a realização da fita. Locações realizadas no Rio de Janeiro como a "carga de cavalaria da Polícia Militar do Rio de Janeiro sobre o covil dos bandidos" e em São Paulo como no caso das acrobacias em avião. Fotografias: Selecta, 08.11.1924, p. 24-5 e Cinearte, 01.09.1936. Cine-romance publicado em Selecta, 08.11.1924. Comentários sobre a fita em: Selecta, 22.11.1924, p. 12-3 e Cinearte, 15.05.1929 e 23.04.1930. Pedro Lima indica que <Tibiriça, Antonio> foi o financiador da fita com a <Guanabara Filme>, tendo ficado com o negativo. Com letreiros em espanhol e a refilmagem pelo câmera <Del Picchia, José> da cena da passagem do trem da Central para o avião de Robba, a fita foi negociada para o mercado sul-americano com o distribuidor uruguaio <Natalini, Roberto>. No Brasil, a distribuição esteve a cargo da <Empresa Rosito>. As fontes consultadas afirmam que a fita é carioca. O ator Paulo Sulis, que também assina o argumento segundo ACPJ/I, é o pseudônimo de <Tibiriçá, Antonio>. CS/FCB acrescenta ao elenco <Silva, Lodia>; <Kremp, Harry> e <Grentner, Luis>. ACPJ/I afirma que o operador foi <Rossi, Ludovico>. Cinearte de 31.03.1926 informa que o filme foi exibido em Porto Alegre, sem maiores especificações de salas ou datas; o número de 09.03.1927 indica exibições no Uruguai e Argentina; a mesma fonte nos números de 12.05 e 16.06.1926 anuncia exibições do filme em Porto Alegre, no Guarani e em Pelotas, no Rio Grande.
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