Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=002446 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
Fotos
CANÇÃO DA PRIMAVERA

Outras remetências de título:
A PRIMAVERA DA VIDA
Categorias
Longa-metragem / Silencioso / Ficção

Material original
35mm, BP, 16q

Data e local de produção
Ano: 1923
País: BR
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG


Data e local de lançamento
Exibição especial: 1923.07.12
Local exibição especial: Belo Horizonte
Sala(s): Pathé


Circuito exibidor
Exibido em Belo Horizonte a 11.03.1926, no Capitólio.
Sinopse
Quando da morte de seu pai, Luiz Roldão jurou unir pelo casamento a família de Bento (melhor amigo de seu pai) e a sua. A família de Luiz Roldão, um fazendeiro severo, mas bom: a mulher Brites (sempre às voltas com os criados), a filha Lili, o filho Jorge, a afilhada Lina (neta do velho Luiz), a irmã Salustiana. Para satisfazer a promessa feita, Jorge está, embora contra a sua vontade, noivo de Rosita, filha do compadre Bento. Salustiana namora com o barbeiro Juca, o que provoca a ira de Roldão. Entre Lili e Carlos (irmão de Rosita e, portanto, filho de Bento) há uma grande amizade. Lina e Jorge estão apaixonados.
Sabendo da promessa do passado e sendo impossível este amor, Lina quer sair da casa do padrinho com seu avô Luiz. Ela conta tudo ao padre Belisário (amigo da família de Roldão) e este concorda que ela deve partir. Lina e o avô Luiz partem para o pequeno sítio onde ela nasceu e lá trabalham a terra. Lina, acostumada à vida confortável na fazenda, definha.
Carlos, que é médico, leva Lili a visitar a amiga e os dois anunciam que estão noivos. Roldão também vai visitá-la querendo saber os motivos de sua saída da fazenda e lá encontra o padre e, mais tarde, também Jorge que conta de seu amor por Lina. Roldão se enfurece e vai embora. Salustiana e Juca continuam a namorar.
Jorge vai ao sítio e apesar do avô Luiz tentar impedir, ele encontra-se com Lina. Ela tenta fazê-lo ir-se e ele, desesperado, conclui que Carlos (que a visita sempre) a ama e é correspondido. Lina desmaia, o avô ampara-a e o grupo se aproxima, exceto Jorge que já se foi.
Na fazenda, Juca faz uma serenata a Salustiana e é enxotado por dois empregados. Com a doença agravada, Carlos quer que Lina volte à fazenda. Jorge confessa seu amor por Lina à mãe. Lina chega à fazenda e lá convalesce. Jorge conta a Lina que Carlos se casará com Lili, cumprindo assim a promessa que Roldão fizera ao pai. Roldão, entretanto, ainda resiste ao romance entre os dois. Lina, Jorge e o avô Luiz decidem voltar para o sítio. Enquanto isso, o padre repreende Roldão severamente e este, afinal, consente no namoro. Todos se reconciliam e Roldão concorda até com o namoro entre Salustiana e Juca. Manduca, o tocador de viola e cantador, se junta ao grupo. Epílogo: o casamento de Jorge e Lina.
Gênero
Drama romântico; Drama rural
Termos descritores
Teatro
Descritores secundários
Adaptação para cinema
Produção
Companhia(s) produtora(s): Bonfioli Filme
Produção: Bonfioli, Igino; Costa, Odilardo

Argumento/roteiro
Roteiro: Matos, Anibal

Estória: Baseada na comédia teatral <Canção da primavera> de <Matos, Anibal>

Direção
Direção: Cyprien, Ségur; Bonfioli, Igino

Fotografia
Operador: Bonfioli, Igino

Direção de arte
Cenografia: Bonfioli, Igino; Matos, Anibal

Locação: Belo Horizonte - MG, numa chácara do bairro Floresta.; Rua Espírito Santo, Belo Horizonte - MG, no interior da casa de Igino Bonfioli
Identidades/elenco:
Viana, Ari de Castro (Luiz Roldão)
Colombo, Osiris (padre Belisário)
Barreto, Lucinda (Brites)
Aleixo, Iracema (Lina)
Andrade, Naná (Lili)
Gomes, Nina (Salustiana)
Dotti, Clementino (Dr. Carlos)
Costa, Odilardo (Jorge)
Gomes, Alberto (Juca, o barbeiro)

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
Material examinado
CB/Descrição plano a plano
CA/AF
Fontes consultadas:
MRG/MGEF, citando Diário de Minas, 12.07.1923
AG-PESG/70 CB
CS/FCB
ACPJ/I
Minas Gerais, 30.12.1978, Suplemento Literário, p. 7
Cinearte, 28.12.1927; 22.01.1930
ALSN/DFB-LM
Observações:
Metragem do material examinado: 1.950m.
AG-PESG/70 CB acrescenta ao elenco o velho <Tacchi>.
No seu depoimento (Minas Gerais, Suplemento Literário, 30.12.1978) Clementino Dotti informa que <Tacchi, Luis>; <Delfino, Aldo> e <Faria, Artorino> participaram da figuração da fita.
ACPJ/I informa que o operador foi <Segur, Cyprien> e no elenco acrescenta: <Tacchi, Nana>; <Viana, Ari> e <Cardoso, Osiris>.
Todos os atores participaram do Teatro Pequeno, segundo MRG/MGEF, ou do Grupo de Teatro Amador Silvestre Moreira, segundo Minas Gerais, Suplemento Literário.
A fonte ALSN/DFB-LM indica: colorido com 88min de duração; "talvez a primeira experiência de cores no cinema brasileiro".
CA/AF informa: primeiro filme de ficção realizado em Belo Horizonte, o filme foi restaurado pelo <Departamento de Cinema da Escola de Belas Artes> da <UFMG> e exibido pelo <CEC> - <Centro de Estudos Cinematográficos> de Belo Horizonte a 29.081987, na sala Humberto Mauro.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS